sábado, 13 de junho de 2020

Devocionais para o período de 14 a 20 de junho de 2020


Domingo 14 de Junho 2020 - Gênese 6:13  - Qual é o seu/nosso limite? (PDF)
“Deus disse a Noé: - Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência."(Gênese 6:13). Foi necessário a mudança do todo, a punição, pois a maldade, a corrupção havia tomado conta e o esquecimento do caminho de Deus. Diante disso, vamos trazer para a nossa realidade, estamos e buscamos o caminho de Deus, da luz? Sempre há tempo, mude agora, inicie por si mesmo, entendendo os limites de cada um de nós.
========= 
Segunda-feira, 15 de junho de 2020 - Josué 1:8-9 - Não desanime (PDF)
“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso!  Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o Seu Deus, estará com você por onde você andar.” 
O ser humano tem uma tendência a desanimar diante das provações, dificuldades. Situações inesperadas nos deixam com medo e esse medo nos paralisa fazendo-nos muitas vezes a desanimar, desistir ou pensar que não iremos conseguir superar tal dificuldade. Isso acontece porque colocamos nossa capacidade acima do poder de Deus e é claro que dessa maneira não iremos conseguir mesmo pois somos limitados e nossa sabedoria é pequena demais se comparada a do nosso Senhor! Então o que fazer? O versículo acima nos dá a ordem, a direção, nos mostra de uma forma objetiva que se confiarmos em Deus da maneira certa conseguiremos vencer qualquer situação por mais difícil que ela seja. Nunca esqueçamos de agradecer os cuidados que Ele tem conosco, isso mantém nossa mente e alma ligada a Ele e nos permite vê-lo em tudo ao nosso redor. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Josué 1:8.
===================
Terça-feira 16 de junho de 2020 - 1 Samuel 3;8 - O Senhor te chama pelo nome  (PDF)
"Pela terceira vez, o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Heli: “Eis-me aqui, tu me chamaste”. Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino."
Quantas vezes já também o Senhor não o chamou, e nós insistimos em não responder, ou nem damos atenção, não reconhecemos o chamado de Deus para nossa vidas, talvez porque nos ocupamos demais com outras coisas que deixamos os planos de Deus para nós, de lado, mas Ele não desiste de ninguém, apesar de sermos muitos, e únicos, Deus conhece a cada um, obras perfeitas aos olhos d’Ele, e tem um propósito a cada um de nós, uma missão, um chamado diferente, claro que cabe a nós dizer o sim, ou o não se quisermos seguir por outros caminhos, mas feliz aquele que diz o seu sim, que aceita o seu chamado e como Samuel responde ao Senhor; “Falai, que vosso servo escuta”. Qual chamado Deus tem para ti? Confia n’Ele e deixe-o que lhe conduza pois se Ele o chamou, irá capacitá-lo e seguirá a teu lado em todos os momentos.
================= 
Quarta-feira, 17 de junho de 2020 - Mateus 7:17,18 - Qual fruto você produz? (PDF) 
Você já pensou em quais frutos você tem  para Deus? Se as suas ações se encaminham para frutos bons ou frutos ruins? Jesus deixou muito claro para nós que devemos amar a todos sem exceção e que nossa atitudes devem buscar sempre o bem estar da comunidade, muitas vezes quando paramos e olhamos ao nosso redor perceberemos que estamos convivendo muitas vezes em lugares que não nos alimentam de forma boa, e isto pode ocorrer quando não pensamos em nossas atitudes, somos levados pelas situações. Mas Deus nos dá a chance de sermos diferentes e assim possamos atingir pessoas de maneiras positivas, em Mateus 7: 17-18 vemos: “Da mesma forma, a árvore boa produz frutos bons, e a árvore ruim produz frutos ruins. A árvore boa não pode produzir frutos ruins, e a árvore ruim não pode produzir frutos bons”, que todos os dias de nossa vida busquemos ser uma boa árvore onde estivermos plantados. 
========= 
Quinta-feira, 18 de junho de 2020 - Salmos 60:11-12 - Deus é certeza de vitória (PDF)
“Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro humano. Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo pisará os nossos adversários” Salmos 60:11-12. 
Davi escreveu o Salmo 60 quando estava em guerra, passando por diversas dificuldades, mas não foi abandonado por Deus em momento algum. Assim acontece em nossas vidas. Muitas vezes estamos passando por momentos difíceis, com medo, mas não podemos esquecer que Deus nunca irá desamparar aqueles acreditam e confiam na sua palavra e suas promessas. Estar com Deus é certeza de vitória. Nossa esperança precisa estar depositada nele, e ele nos conduzirá nos caminhos da salvação.
========= 
Sexta-feira, 19 de junho de 2020 - Mateus 6:34 - Viva o presente (PDF)
 Em Mateus 6:34 esta escrito: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Nesse sentido, podemos refletir que uma pessoa que tem fé, também tem a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas. Muitas vezes ficamos ansiosos e preocupados com o futuro, com nossos objetivos e sonhos. Porém, devemos entender que o dia de hoje é o nosso maior presente e que portanto, não devemos ficar nos preocupando com o dia de amanhã, mas devemos sim viver o dia dia hoje intensamente, cuidar das nossas ações e palavras e confiar que Deus está cuidando de todas as coisas. 
============
Sábado, 20 de Junho de 2020  -  Lucas 8: 16- 18 - Somos a luz do mundo (PDF)
“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com um vaso ou para pô-la debaixo de uma cama; antes coloca-a sobre uma luminária para que os que entram vejam a luz. Pois não há nada secreto que um dia não apareça, nada oculto que não deva ser conhecido e vir a plena luz”.
Não há nada em nossas vidas que possamos esconder de Deus, somos transparentes perante Ele, e assim devemos ser uns com os outros, sinceros e humildes de coração. A nossa luz não pode e não deve ficar oculta, que a nossa luz seja para iluminar que está ao nosso redor, sejamos a luz do mundo através de nossas ações, buscando a palavra do Senhor em todos os momentos.

domingo, 7 de junho de 2020

Devocionais para o peridodo de 7 a 13 de junho de 2020


Domingo, 07 de junho de 2020 - Marcos 16:15 - Anuncie a Boa Nova! (PDF) 

Quem é cristão recebe algumas atribuições. Uma delas é pregar o evangelho. Essa palavra significa "boa nova". A boa nova pode ser expressa de várias maneiras, mas deve envolver o anúncio de que Jesus se sacrificou por nós, e que agora todos nós temos esperança de salvação. No livro de Apocalipse (que significa "Revelação") está escrito que Jesus pediu que João escrevesse sobre tudo o que ele já tinha visto, o que estava acontecendo e até mesmo sobre o que haveria de acontecer, para divulgar a todas as igrejas daquela época. Jesus já tinha dado essa missão no livro de Marcos, capítulo 16, versículo 15: "[...] vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas". Quando Jesus veio e ensinou, quando ele se sacrificou, não estava pensando em uma pessoa específica, ou em um grupo pequeno. Ele queria salvar toda a humanidade! Mas naquela época não era possível alcançar toda a humanidade e, mesmo que fosse, seria necessário deixar a mensagem para quem viesse depois, como é o nosso caso. Por isso Jesus instituiu a estratégia de ter multiplicadores dos seus ensinamentos. Você tem conversado com as outras pessoas sobre Jesus?

=============
Segunda-feira 8 de junho de 2020 - Salmos 29:11- A voz de Deus na tempestade (PDF) 

“Ouve-se a voz do Senhor, sobre as águas; troveja o Deus da Glória; o Senhor está sobre as muitas águas.” Salmos 29:3. Se pararmos para contemplar a natureza e tudo o que nela há, veremos uma parte da grandeza de Deus. Sua glória é manifestada em cada imagem que nossos olhos conseguem contemplar, em cada sensação que sentimos quando estamos em contato com ela. Sua grandeza e misericórdia é renovada dia após dia. Podemos aprender a senti-Lo observando essa misteriosa e grandiosa obra de arte que é a natureza. Deus Ele reina sobre tudo e todos e Sua palavra deixa muito claro que os que buscam se refugiar nEle encontram segurança, os que fazem de Deus sua morada sentem-se seguros ante a qualquer situação. No fim desse salmos encontramos a seguinte mensagem: “O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa com paz o seu povo.” Salmos 29:11  Vamos buscá-lo em cada segundo do nosso dia e assim encontraremos a paz que tanto almejamos.
============= 
Terça- feira 9 de junho de 2020 - 1Cor 12:3 - Busque sempre a presença do Espírito Santo (PDF)
“Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.” 1Cor 12:3. O Espírito Santo é como um sopro divino que recai sobre nós, é como um guia e luz ao nosso caminhar, na vida serão inúmeras as tentações e as vozes do mundo que virão para tentar nos tirar deste caminho, fato é que a luz do Espírito Santo ainda estará lá para caminhar ao nosso lado, este Espírito é o próprio Deus, que fala ao nosso coração a todo tempo, e aquele que é agraciado a ouvir a voz de Deus em teu coração este age pelo Espírito, este segue verdadeiramente a Cristo e reconhece quem é o teu Deus, não são como as obras do mundo que não agem pelo Espírito, mas sim pelos desejos do homem que não conhece, e não segue a Deus, busque viver na presença deste santo Espírito, e certamente viverá como um verdadeiro cristão.
================= 
Quarta-feira, 10 de junho de 2020 - Salmos 29: 10,11 - Poder de Deus (PDF)
O poder de Deus é infinito, conduz seu povo por onde andar. Ele nos guarda, e quando somos provamos criamos mais intimidade com o Pai, pois é o momento que estamos vulneráveis e que devemos confiar plenamente na sua palavra. Pois está escrito em Salmos 29:10,11: “O Senhor comanda as águas da inundação, O Senhor governa como Rei para sempre. O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor os abençoa com paz.”
================  

Quinta-feira, 11 de junho - Romanos 15:7 - Aceitação (PDF)

Uma das lições mais difíceis que precisamos aprender durante nossa vida é a aceitação, aceitação de nós mesmo, aceitação do outro, aceitação do próprio Jesus Cristo em nossas vidas. Jesus nos aceita em todo momento, mesmo com nossas iniquidades, nos aceita da forma que nos encontramos todos os dias. A vida  nos traz milhares de desafios que nos preparam para muitas coisas, e nesta preparação as vezes nos tornamos mais fortes e mais persistentes. Quando tomamos consciência de todas as experiências que passamos, saberemos o real sentido delas. Aceitar a Cristo é dar oportunidade de um novo recomeço e um novo sentido para continuarmos a viver. Em Romanos 15:7 diz: “ Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês”.

===========
Sexta feira, 12 de junho de 2020 – Salmos 116:1-2 – A misericórdia de Deus (PDF)
Em Salmos 116: 1-2 está escrito: “Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver.” Nesse sentido, podemos refletir sobre a Misericórdia de Deus na nossa vida. Muitas das vezes, quando estamos passando por uma situação difícil, pensamos que Deus nos abandonou e que estamos sozinhos, porém, o que acontece é o contrário disso. Deus não nos promete uma vida só de felicidade, pois para tudo na vida há um tempo e há um tempo de chorar e um tempo de sorrir. O que devemos sempre lembrar é que Deus está conosco em todos os tempos, de coração aberto e ouvindo atento, para ouvir todas nossas súplicas, pois ele é misericordioso. 
========== 
Sábado, 13 de Junho de 2020 – Marcos 7: 14-15 - Buscai um coração puro (PDF)
“A seguir, chamando novamente a multidão dizia-lhes ‘ Escutai-me todos e compreendei. Não há nada exterior ao homem que penetrando nele o possa tornar impuro, mas o que sai do homem, eis o que torna o homem impuro’”. Marcos 7:14-15
Nessa passagem nos mostra os rituais dos fariseus de se purificar “por fora”, e o quanto eles valorizavam isso. Porém Jesus nos mostra o quanto é importante a purificação do nosso interior, pois é dele que sairá os nossos atos, e nossos pensamentos, se permitirmos entrar pensamento maus, nossos pensamentos serão maus. Que possamos permitir então que nossos corações e pensamentos sejam puros, para que as nossas ações para o próximo sejam boas.