sábado, 9 de junho de 2018

Devocionais para o período de 10 a 16 de Junho de 2018

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo 10 de junho de 2018 - A maldade humana e a bondade de Deus - Salmos 36:07 (PDF)
Tendo como base este capítulo de salmos, nosso coração deveria ser levado a não praticar mais o pecado, e sim, buscar a salvação na bondade de Deus. Podemos ver um exemplo no versículo 3 e 4 quando relata que "A conversa dele é má e cheia de mentiras; ele não tem juízo e não quer fazer o bem. Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Ele anda por caminhos que não são bons e nunca rejeita as coisas más", aqui está uma raiz de um coração que vem cheio de maldades, é errado praticar o mal, porém, é pior ainda pensar nele, e fazê-lo planejado e precipitadamente. Se voluntariamente desprezamos a atitude de meditar na palavra de Deus, nas horas que estamos livres ou não ficarmos ligados com Deus, o mal imediatamente ocupará a nossa mente com imaginações pecaminosas, e um pecador que está endurecido defende o que faz, como se fosse capaz de justifica-se perante ao próprio Deus. Já as pessoas que dedicam a sua vida agradando a Deus, estão contentes com o que tem, pois confiam e acreditam Nele. Devemos conhecer, amar e servir legitimamente ao Senhor, e então, nenhum inimigo, seja na terra ou no inferno, será capaz de nos separar do amor de Deus, e assim vamos poder dizer ao nosso Deus "Como é precioso o teu amor! Na sombra das tuas asas, encontramos proteção" (Salmos 36:07).
==========================================================
Segunda-feira, 11 de junho de 2018- Adoração- Colossenses 3:23 (PDF)
Precisamos nos esforçar para agradar a Deus acima de todas as coisas. Que esse objetivo seja a coisa mais importante nos nossos dias. Cada dia nos é apresentado uma ou várias escolhas. Normalmente ignoramos muitas dessas decisões e, assim, agimos no piloto automático. Sem um foco para guiarmos, acabamos nos perdendo no caminho. Por isso é fundamental permanecermos em comunicação com Deus, vivendo em consciência grata de Sua presença. “Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, não para os homens” Colossenses 3:23.
Texto extraído do livro: Jesus está ao seu lado.
==========================================================
Terça-feira, 12 de junho de 2018 - Deus de justiça - Amós 5:24 (PDF)
Deus exige justiça e não sacrifícios. O sacrifício era a maneira que o povo Judeu recebia o perdão de Deus pelos pecados cometidos. Foi a maneira que Deus encontrou para nos dar uma nova chance e nos aproximar d’Ele através de Jesus. Se paramos para pensar esse ato não agrada a Deus pois se há sacrifício é porque houve pecado contra Ele, e isso O entristece. Imaginemos nós sempre desculpando as falhas de alguém muito querido; vai chegar um momento que isso vai nos deixar bem irritados, magoados, tristes, não é?! Imagina Deus!  Ele durante todo o tempo busca estar conosco como um pai que busca estar presente na vida do filho; porém muitas vezes ou quase sempre como filhos rebeldes acabamos nos afastando da presença dEle abrindo espaço para o inimigo tentar-nos, aumentando as chances de pecarmos contra as vontades de Deus para nós. E isso só nos traz sofrimento, decepções. No livro de Amós está escrito: “O Senhor diz ao seu povo [...], quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr” (v.5:24). Se buscarmos sermos justos Ele vai nos guiar pelos caminhos certos, se entregamos tudo a Ele, Ele proverá todas as coisas, porém isso é uma iniciativa nossa segui-lo ou deixa-lo. Qual você escolhe?
==========================================================
Quarta-feira, 13 de junho de 2018 – A presença de Deus transmite... - Gálatas 5:22-23 (PDF)
Deus cria algo novo em você: um espírito cheio de alegria, que transborda para a vida das outras pessoas. Não se deve confundir essa alegria com a sua própria. Ao contrário, apenas observe enquanto o espírito de Deus flui através de você para abençoar os outros. Permita-se ser transformado. Sua função é viver perto de Deus, aberto a tudo que ele está realizando em você. Não tente controlar, simplesmente mantenha o foco, enquanto Deus caminha ao seu lado. Aproveite a presença de Deus, pois ela transmite amor, alegria e paz. Assim como diz em Gálatas 5:22-23: "Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei".
Texto extraído do livro: Jesus está ao seu lado.
==========================================================
Quinta-feira, 14 de junho de 2018 - Obedecer ou Desobedecer? - João 14:15 (PDF)
A obediência gera honra e bênçãos em nossas vidas e a desobediência gera deserto. Temos um ego que ás vezes nos atrapalham, porque queremos as coisas do nosso jeito sem ao menos consultar ao nosso Senhor. E quando a resposta negativa vem, não entendemos o motivo, porém, mas para frente sabemos que tudo isso é fruto da desobediência que nós mesmo plantamos. Temos somente duas opções, ou escolher obedecer ou desobedecer, qual é a perfeita escolha? Aquela que te traz mais para perto de Deus! Em João 14:15 diz: "Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos”.
==========================================================
Sexta-feira, 15 de junho de 2018 - Escolhas e Consequências - Mateus 25:44:45 (PDF)
Na época de Jesus, algumas pessoas tinham contato direto com Deus. Não que agora as pessoas não tenham, mas antigamente era possível ouvir diretamente a resposta de Deus. Por que hoje em dia, não é assim? Talvez Deus tenha transmitido tudo o que era necessário, seja pelas palavras dos profetas, do próprio Jesus ou dos seus discípulos e apóstolos. Hoje a humanidade precisa tanto da palavra de Deus quanto antigamente, ou talvez até mais. Mas se nós não obedecemos nem o básico, o que foi dito dois mil anos atrás, como vamos assimilar novos conselhos? Neste momento, não podemos usar o termo "a humanidade", porque dá a impressão que é um ser com existência própria, que faz escolhas e que não fazemos parte disso. Cada escolha que fazemos escreve uma parte do nosso destino coletivo. Muitas pessoas participam de campanhas que arrecadam milhões para programas de TV que degradam o ser humano, mas não colaboram com campanhas para acabar com a fome, a sede e as doenças do próximo. As coisas que estamos passando são consequência das nossas escolhas. Deus não precisa de nós; nós é que precisamos dele. Então, a maneira de agradar a Deus é servir o próximo. Por isso está na Bíblia: "... ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?' Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’" Mateus 25:44:45.
==========================================================
Sábado, 16 de junho de 2018 - O Deus Todo-Poderoso - Amós 4:13 (PDF)
"Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento. Ele revela os seus planos aos seres humanos. Ele faz o dia virar noite e anda por cima das montanhas. Este é o seu nome: o Senhor, o Deus Todo-Poderoso" Amós 4:13. Algumas coisas acontecem e nós não entendemos o porquê, nem sempre coisas tão boas. Não podemos esquecer que temos o livre arbítrio e normalmente nossas atitudes têm consequências, mas Deus permite que algumas coisas aconteçam para que o nome Dele seja exaltado e clamado, Ele anseia por chamarmos de Pai. Infelizmente é comum pessoas só orarem quando estão precisando de algo, e é nessa hora que o nome Dele é lembrado, então algumas vezes Ele dá permissão pra que coisas aconteçam para que lembremos de como Ele é Pai! Em tudo Deus tem um propósito, em tudo! Pois Ele é o criador de tudo, Ele é o Todo Poderoso.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Devocionais para o período de 03 a 09 de Junho de 2018

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Domingo, 03 de junho de 2018 – Equilíbrio entre a Alma, o Corpo e a Mente – 2 Timóteo 4:7-8 (PDF)
A ACM busca em suas atividades proporcionar o equilíbrio entre Alma Corpo e Mente. Nosso símbolo é Um triangulo equilátero equilibrado pelo seu vértice, que é sua ponta e não pela sua base. Ele sugere que busquemos esse equilíbrio todos os dias e em nossas atividades, podemos observar o cuidado com o corpo (exercícios físicos), Alma (Devocionais e orações) e Mente através de tudo que aprendemos a fazer exercitando nosso intelecto, da socialização e bem-estar que obtemos através da pratica das nossas atividades. Nossos valores são baseados no cristianismo e como uma instituição ecumênica buscamos proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e que respeita a diversidade de todos os indivíduos que nos procuram. Em João 17:21 está escrito “para que todos sejam um” nosso lema a mais de 170 anos e assim sendo buscamos estar unidos como um só corpo em um só objetivo.
Para o dia de hoje temos o versículo que está em 2 Timóteo 4:7-8 "Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a minha fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda". Feliz dia do ACEMISTA – 06 de junho.
==========================================================
Segunda-feira, 04 de junho de 2018 - Desafio de Servir – Marcos 10:45 (PDF)
O Desafio 21 é o documento que pauta os caminhos e projetos da ACM no plano global e foi uma revisão dos princípios estabelecidos na Base de Paris. Ele reafirma os valores iniciais da ACM e transmite de forma clara as maneiras de colocar em prática as aspirações da instituição.
Ao Ratificarmos a Base de Paris adotada em 1855, como subsequente declaração fundamental da missão da ACM, afirmamos que a ACM é um movimento cristão, ecumênico, voluntário e mundial a serviço de todos, mulheres e homens, jovens e idosos, e que procura compartilhar o ideal cristão de construir uma comunidade humana de justiça com amor, paz e reconciliação com plenitude para a vida e para toda criação. Isto está de acordo com a passagem da bíblia que diz: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, e sim para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” Marcos 10:45. Feliz dia do ACEMISTA – 06 de junho.
==========================================================
Terça-feira, 05 de junho de 2018 – Trabalhar pela Paz - Mateus 5:8-9 (PDF)
“Felizes as pessoas que tem o coração puro pois elas verão a Deus. Felizes as pessoas que trabalham para a paz, pois Deus as tratará como seus filhos” Mateus 5:8-9. Qual seria o limite para pessoas com coração puro e que trabalham para a paz?  Creio que não existe limite pois essas qualidades as levarão a alcançar muitas glórias para o Reino de Deus. Vidas podem ser salvas, transformadas e épocas marcadas. A ACM busca em sua essência estender o reino do Mestre e com essa missão não há dúvidas do quanto Deus já à usou para ajudar pessoas, transformar vidas e populações. Você sabia que a ACM tem um prêmio Nobel da Paz? John Raleigh Mott líder acemista recebeu o prêmio internacional pela contribuição notável para a humanidade em 1946 em reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pela ACM durante as Guerras Mundiais. Estima-se que mais de seis milhões de pessoas na Europa, Ásia e África foram beneficiadas com as ações desenvolvidas pela ACM para auxiliar as populações atingidas pelas guerras. Que honra vestir essa camisa!
Não existe limites quando se busca estender o Reino. Se o nosso coração estiver disposto a fazer à vontade d’Ele vamos fazer a diferença nos períodos mais difíceis que possam existir, seremos a luz de Cristo nas maiores trevas que possam surgir e a nossa fé será o combustível para mudar a vida de pessoas ao nosso redor e de até mesmo populações. Feliz dia do ACEMISTA – 06 de junho.
https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1946/mott-bio.html/
==========================================================
Quarta-feira, 06 de junho de 2018 – História da ACM - João 17:21 (PDF)
Em plena Revolução Industrial na Inglaterra, vários jovens saiam do interior do país e tentavam emprego e melhores condições de vida em Londres. Em 1844, o jovem George Williams percebe que as condições de trabalho eram desumanas (16 a 17 horas por dia) e devido a isto, muitos destes jovens se entregavam as drogas e promiscuidade. George Williams, então com 21 anos, teve a ideia de reunir alguns jovens trabalhadores na loja onde ele trabalhava, para ler a bíblia e então meditar, refletir, relaxar e trazer conforto espiritual. A ideia foi muito aceita entre os jovens e atraiu outros jovens trabalhadores. Então no dia 6 de junho de 1844, esses jovens convocaram uma reunião e transformam esse movimento em uma organização, a Young Men’s Christian Association, a nossa querida ACM. Na fundação foi estipulada um versículo como base a todos: João 17:21a “Para que todos sejam um ...”, pois não possui distinção de raça, posição social, política ou de crença. É ecumênica e segue orientações cristãs.
Versículo completo: “E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” João 17:21. Feliz dia do ACEMISTA – 06 de junho.
==========================================================
Quinta-feira, 07 de junho de 2018 – Aceitando a Todos - 1 Coríntios 12:12 (PDF)
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também” 1 Coríntios 12:12. Ecumenismo nada mais é que o diálogo aberto entre todas as religiões. Sendo assim, o ecumenismo funciona como um carro chefe para a ACM. A ACM em sua base a Base de Paris tem o mesmo objetivo: o de unir todas as pessoas independente das diferenças. Buscando fazer do nosso espaço a casa de todos, sem excluir ninguém, onde as diferenças são respeitas e valorizadas, assim compreendendo que a ACM é uma organização que acolhe todos os que buscam por uma vida melhor equilibrando corpo, alma e mente. Tendo como exemplo Cristo Jesus. Feliz dia do ACEMISTA – 06 de junho.
==========================================================
Sexta-feira, 08 de junho 2018 – Liderança Juvenil – Efésios 2:10 (PDF)
Os jovens são a inspiração da energia, da determinação, da ousadia; quando somos jovens muitas vezes somos criticados por querer abraçar o mundo, querer viver tudo que podemos viver e etc. Essa é uma das fazes mais intensas da vida e se estiverem bem orientados os jovens podem revolucionar toda uma geração. Deus capacitou muitos jovens na Bíblia! Sr. George Williams um cristão em sua juventude criou a ACM por meio dos estudos bíblicos e hoje estamos no mundo todo.  Não existe limites quando se está firmado na vontade de Deus e para o jovem acemista poder ajudar o próximo através dos seus serviços como: voluntários em eventos da ACM, organizar e executar campanhas através do corpo de Líderes, participar dos cursos oferecidos como o YMCA Líderes os permitem sentir e entender o plano de Deus para as suas vidas. A ACM busca em sua missão orientar e empoderar esses jovens líderes para a continuidade da Missão nos dada a mais de 170 anos. “ Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” Efésios 2:10. Feliz dia do ACEMISTA – 06 de junho.
==========================================================
Sábado, 09 de junho 2018 – A Expansão da ACM - Mateus 28:19-20 (PDF)
“Então ele (Jesus) disse: - Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas” Marcos 16:15. Quando, em 1850, houve em Londres a Grande Exposição Mundial da Indústria, da qual participaram pessoas de todo o mundo, a ACM organizou um plano de atividades espirituais e culturais para os visitantes. Foram organizados 550 reuniões públicas para jovens e um grande número de conferências sobre tópicos religiosos, no Exeter Hall; também foram distribuídos aos participantes 362.000 folhetos explicativos sobre o trabalho da instituição. As ações de George Williams já estavam dando frutos e ele como um discípulo aproveitou o momento para apresentar o seu trabalho. Como resultado, em 1851, fundaram-se as ACM de Montreal e Boston. Nesse mesmo ano de 1850, George Williams mudou-se temporariamente para Paris, onde veio o interesse de se fundar uma ACM. Mais tarde, a partir de 1851, havia ACM em países tão distintos quanto Holanda, Índia, Austrália, Estados Unidos e Alemanha. E hoje a ACM está no mundo todo. Deus deu uma grande missão para George Williams, onde ele por meio dela (ACM) inspirou pessoas a anunciar, a conhecer o evangelho por todo continente que ela está inserida. Em Mateus 28:19-20 diz: Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”; essa convicção de que Cristo está conosco motivou e motiva a todos os que buscam um mundo melhor, nos ensinando a amar como Ele nos amou e a levar esse amor a todos que estão ao nosso redor. A ACM de acordo com a sua missão preza por cuidar das pessoas. Ensinar cada um cuidar do corpo, cuidar do próximo através do respeito, cuidar do espírito através dos devocionais e orações que até hoje são feitos e a cuidar da mente através do convívio social que a ACM proporciona. Feliz dia do ACEMISTA – 06 de junho.