sábado, 18 de janeiro de 2020

Devocionais para o período de 19 a 25 de janeiro de 2020





Domingo, 19 de janeiro de 2020 - Salmos 108:3,4 - O Amor de Deus (PDF)
O Senhor conhece a nossa natureza falha e pecadora. Ele entende que viemos do pó e perdoa nossos pecados quando nos arrependemos de todo o nosso coração. Ele é fiel e justo, bondoso e misericordioso, nunca se zanga ou nos abandona, Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Seu amor é eterno e sua misericórdia dura para sempre. O Senhor nos olha e nos cuida como seus filhos; e como crianças diante do pai devemos nos achegar a Ele e não esconder nossos erros, pelo contrário, devemos abrir o nosso coração, livre de julgamentos, pois o Senhor é perfeito. Se entregue ao Senhor e Ele o receberá de braços abertos e coração limpo, pois Ele nos ama e este amor é maior do que nós, até mesmo maior do que merecemos. “Eu darei graças, ó Senhor, entre os povos; cantarei louvores entre as nações, porque o teu amor leal se eleva muito acima dos céus; a tua fidelidade alcança as nuvens! ” Salmos 108:3-4.
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020 - Salmo 40:8 - Prazer em seguir a lei (PDF)
Algumas pessoas podem dizer que é difícil seguir tantas leis e mandamentos que estão prescritos na Bíblia. Entender o texto bíblico como lei é uma das abordagens possíveis, mas a consequência natural disso é imaginar Deus como um ser severo e vingativo. Se considerarmos que o que a Bíblia faz é nos ensinar uma maneira de viver bem, em harmonia com os planos de Deus, passamos a perceber Deus como amoroso, cuja intenção é nos ajudar a ser felizes. Assim, podemos fazer uma avaliação das nossas ações e acertar nossa conduta, para podermos afirmar como está na Bíblia: "Tenho prazer em fazer tua vontade, meu Deus, pois a tua lei está em meu coração” Salmo 40:8.
= = = = = = = = = = =
Terça-feira, 21 de janeiro de 2020 - 2 Samuel 16:11-12 - Sabedoria e Entendimento (PDF)
"Deixem que [esse homem me] amaldiçoe porque foi o Senhor quem o mandou fazer isso. Pode ser que o Senhor olhe para a minha aflição e me dê algumas bênçãos em lugar destas maldições” 2 Samuel 16:12. Aqui eu vejo um Davi que cria fielmente em um Deus soberano que está no controle de tudo. Ele até entendia que a maldição era permitida por Deus para atingi-lo mesmo.  Ele não iria reagir a isso, mas calar-se e esperar em Deus. Nem todos nós temos uma atitude assim, as vezes procuramos agir, tomar as dores e tirar satisfações. Há muitas pessoas que se perdem, no exato momento da ação. Será que devemos questionar ou aceitar? Quando entendemos que Deus é soberano e que está no controle de tudo e de todas as coisas, sem invadir a privacidade, nem usar a liberdade de ninguém, então o entendimento e a sabedoria brotarão em nossos corações como fluía no coração de Davi.
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 - 1Pedro 5:6 / João 14:6a - Além da nossa compreensão (PDF)
Quando as coisas não estão saindo como você gostaria, aceite a situação. Se você permitir que o arrependimento se instale, ele pode facilmente se transformar em ressentimento. Lembre-se de que Deus é soberano e humilhe-se diante dEle: “[...] sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele os honre no tempo certo” (1Pedro 5:6).  Deleite-se com o que Deus faz, por mais que isso esteja além da sua compreensão. Não deixe que as coisas deste mundo confundam seus pensamentos, em Jesus você tem tudo o que você precisa: “Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6a), mantenha sua atenção em Deus, não se importe com o que está acontecendo a sua volta, mesmo que isto seja um desafio. Quando você torna Deus a coisa mais importante na sua mente, você consegue ver os problemas sob o ponto de vista Dele.
Baseado no Livro: "Jesus está ao seu lado" - Sarah Young.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 23 janeiro de 2020 - Apocalipse 14:13a - Como a morte é vista? (PDF)
No mundo em que vivemos, a morte é um assunto a ser evitado, ou que deve ser falado com um semblante triste, até mesmo para os cristãos. Porém, a Palavra de Deus trata a morte com muita naturalidade e normalidade; ela não tem que ser triste ou amedrontadora para aqueles que confiam em Cristo, pois ela não é o fim de tudo, mas o início de uma nova vida com o Senhor Jesus. Jesus garante que a morte de um cristão, não é uma tragédia e sim um presente, porque estaremos com Ele para todo o sempre. Jesus sempre vai nos amparar independente das circunstâncias, nós pertencemos a Jesus. Em Apocalipse 14:13a diz: "[...] ouvi uma voz do céu, que disse: — Escreva isto: felizes as pessoas que desde agora morrem no serviço do Senhor!".
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020 - Salmo 27:1 - Não tema (PDF)
Vivemos em um mundo onde estamos sujeitos a violência, desemprego e guerras, entre outras coisas. Porém o Salmo 27:1 diz "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?". Nesse sentido, compreendemos que Deus é a nossa luz, que nos guia e ilumina nossa vida nos momentos de escuridão; Deus é a nossa salvação; Deus é nosso refúgio, a quem podemos confiar nossos medos, dificuldades e receios. Contudo, quando temos confiança em Deus para guiar, salvar e nos proteger, não precisamos temer mal algum. Se estamos passando por alguma situação difícil, sabemos que podemos contar com a misericórdia de nosso Senhor, pois nada é maior que Seu amor por nós.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 25 de janeiro de 2020 - 2Samuel 19:33 / Salmos 28:7 - Deus fiel (PDF)
Davi tinha por seu povo tamanho afeto e comprometimento, em 2Samuel 19:33 ele demostra seu afeto por Barzilai: “Vem comigo e te sustentarei junto de mim em Jerusalém”, entretanto ele pediu para ficar em outro lugar e mesmo assim Davi o beijou e o abençoou. Assim é Jesus conosco. Ele pede para seguirmos sua palavra porque sabe que uma vida no pecado não nos fará verdadeiramente felizes, uma vida no pecado não nos trará a paz necessária e nem o reino dos céus.  O Senhor quer nos sustentar, Ele está sempre pronto para nos carregar no colo e nos ensinar tudo o que precisamos aprender. Somente ele pode suprir todas as nossas necessidades. Deus é fiel! “O Senhor é a minha força e o meu escudo; com todo o coração eu confio nele. O Senhor me ajuda; por isso, o meu coração está feliz...” Salmos 28:7.