sábado, 9 de maio de 2020

Devocionais para o período de 10 a 16 de maio de 2020


Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com missaocrista@acmsorocaba.org.br 
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Domingo 10 de Maio - Atos 14:22 - Capacidade de Amar (PDF)
Nessa entrega radical da vida que se cumpre a vocação cristã e que se dá testemunho no mundo do amor materno e paterno de Deus, “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”. A capacidade de amar está no entendimento de que a missão que lhes foi confiada é um serviço e construção da própria comunidade. “Eles animavam os cristãos e lhes davam coragem para ficarem firmes na fé. E também ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no *Reino de Deus*” (Atos 14:22)
============================================================
Segunda-feira 11 de maio de 2020 - Salmos 33:11/ Tiago 1:12 - Deus não comete enganos (PDF)
Por vezes as adversidades nos faz questionar Deus. Como isso ou aquilo pode acontecer? Se há um Deus porque permite tanta coisas ruins que acontece no mundo e com a humanidade? Para o Cristão essas perguntas têm respostas, primeiro tudo tem um propósito segundo a Sua vontade; segunda muitas dessas coisas são fruto das escolhas de vida do ser humano o – livre arbítrio. Contudo, motivo a nos dedicarmos a Jesus e aos seus ensinamentos pois através disso compreenderemos melhor o porquê das coisas, e quando não compreendermos descansaremos em Deus com a certeza de que ELe tem cuidado de tudo! Assim foi com José, Moisés, Josué e tantos outros que podemos conhecer através da Bíblia. Se Deus tem um plano para você ou para mim, não importa o que vier esse plano irá se cumprir e se confiarmos aproveitamos nossos dias nessa terra da melhor forma possível vivendo em paz em meio às tribulações. Reflita nos seguintes versículos “ Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração por todas as gerações.” Salmos 33:11 e “Feliz o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12
================================================================
Terça-feira, 12 de maio de 2020 - Salmos 3:11-12 - Correção (PDF)
Nós enquanto seres humanos temos muita dificuldade em aceitar correções, nossa maior dificuldade está em admitir que somos passíveis de erros, que somos falhos, que não sabemos tudo - ansiamos a perfeição em tudo- buscamos ser perfeito. Porém, essa negação da nossa natureza falha nos mantém presos à frustração, a insatisfação muitas vezes nos levando a nos deprimir ou a nos tornarmos arrogantes achando que somente a nossa verdade é a verdade, o nosso jeito é o jeito certo, e etc., situações que causam prejuízo para os que estão à nossa volta e para nós mesmos. Então como devemos proceder? A humildade é uma virtude que muitas pessoas confundem com fraqueza, pobreza, falta de personalidade, porém, ela é muito valiosa aos olhos de Deus e deveria ser aos nossos também. A humildade consiste em reconhecer o quanto somos: falhos, incompletos, pecadores, imperfeitos e deve nos motivar a buscar a melhora em nossas áreas mais fracas com sabedoria e reconhecendo que Deus deve estar a frente de tudo. Sempre que tomamos alguma atitude negativa seja para conosco seja para com o próximo há uma reação negativa que vai prejudicar ambas as partes, para essas situações quem confia em Deus sabe que Ele de alguma forma vai ser justo diante das escolhas que tomamos, cabe a nós nos arrependermos e buscar com humildade a correção do Pai. Em Salmos 3:11-12 diz “Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão.Porque o Senhor repreende a quem ama assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”

============================================================
Quarta-feira, 13 de maio de 2020 - provérbios 3:13-18 - Sabedoria divina e perfeita (PDF)
“Feliz é a pessoa que encontra sabedoria, aquela que adquire entendimento. Pois a sabedoria dá mais lucro que a prata e rende mais que o ouro. A sabedoria vale muito mais que rubis; nada do que você deseja se compara a ela. Com a mão direita ela oferece vida longa; com a esquerda, riqueza e vida de paz. A sabedoria é árvore da vida para quem dela toma posse; felizes o que honra. Ela o guiará por estradas agradáveis; todos os seus caminhos levam a uma se apegam a ela com firmeza.” Provérbios 3:13-18. Quando buscamos a sabedoria divina com verdade encontramos no Senhor. Nos tornamos pessoas melhores, pois entendemos os mandamentos e buscamos cumpri-los para que Deus se manifeste através da nossa vida, seja nas ações, nas palavras. Tudo que essa sabedoria que nos guardará e livrará do mal vem dos céus é perfeito, não falha, e nos ajuda a estarmos fortes em Cristo, é essa sabedoria que nos guardará e livrará do mal.
============================================================
Quinta-feira, 14 de maio de 2020 - João 3:16 - Amor Cristão (PDF)
Para sermos salvos devemos dar as costas aos pecado, crer na morte e ressurreição de Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador em nossas vidas. O tipo de amor que Deus tem pelo ser humano é totalmente diferente de qualquer tipo de amor humano. O amor de Deus é puro, é doador, um amor que não precisa de barganha, amor que não é egoísta, diferente do amor do mundo. Esse amor que Deus tem por nós faz encher nossos corações. Em João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira de deu seu único Filho, para todo aquele que nele crer não pereça mais que tenha a vida eterna”. E nós estamos retribuindo esse amor? Pois Ele é por nós, porém será que somos por Ele?
============================================================
Sexta-feira, 15 de maio de 2020 – Salmos 66:19-20 – Deus está conosco (PDF)
Em salmos 66:19-20 está escrito: "Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia." Com isso, podemos refletir sobre o poder da oração, da proximidade e da intimidade com Deus. Muitas das vezes pensamos que Deus está lá em cima olhando para nós, porém, Deus está em todos os lugares, inclusive em nós mesmos. Deus sabe exatamente tudo o que estamos vivendo, sentindo e passando, por isso, quando nos voltamos para Ele e pedimos Sua ajuda, Ele como todo pai não nos deixa na mão e faz o melhor para nós. O que precisamos entender é que nem tudo acontece como queremos e na hora que queremos, porém, tudo o que acontece na nossa vida é por permissão de Deus, e Ele em todos os momentos está de braços abertos para nós acolher, para nos ouvir e para nos ensinar. Mesmo sem merecermos Deus se faz presente em nós e nos convida a viver na presença dEle.
============================================================
Sábado, 16 de maio de 2020 – João 14: 27-28 – A paz de Deus (PDF)
“Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Que o vosso coração cesse de se perturbar e de temer. Ouviste o que eu vos disse: ‘Eu vou, e venho avós’. Se me amásseis, vós vos alegrareis por eu ir para o Pai é maior do que eu.”  João 14: 27-28. Quando Jesus deu a sua vida por nós, Ele nos deixou a sua paz, a paz que veio com a sua ressurreição. Essa paz nos dá alegria ao lembrar que Ele está conosco o tempo todo e não devemos temer. E é essa paz que temos que ter em nossos corações, levando a quem precisa.