terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Devocionais para o período de 24 a 30 de dezembro de 2017



Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
 




Domingo, 24 de dezembro de 2017 - A vida velha e a vida nova - Colossenses 3:15 (PDF)
"E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos" Colossenses 3:15
Deus fala conosco das profundezas da eternidade. Ouvimos Ele do nosso íntimo, onde constrói Sua morada. Ele é a esperança da Glória, O Senhor nosso Salvador está sempre vivo dentro de nós, temos que aprender a identificar a Sua presença procurando por Ele em silêncio.
Ao celebrarmos a maravilha do nascimento do Senhor em Belém, devemos celebrar também seu renascimento na vida eterna. Esta dádiva da eternidade era o único propósito da Sua entrada nesse mundo marcado pelo pecado, recebemos esse presente com louvor e humildade. Vamos reservar algum tempo para explorar a vastidão do Seu amor. Permita que a gratidão flua livremente do seu coração em resposta ao Seu glorioso presente. Deixe que a paz do Senhor governe seu coração e agradeça.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 25 de dezembro de 2017- Menino Jesus - Isaías 9:6 (PDF)
Jesus veio à terra como fonte de luz para todos nós. O menino Jesus seria o filho de Deus e teria a responsabilidade de ser nosso Rei. Jesus Cristo foi chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. A palavra “Maravilhoso” se refere às suas habilidades como líder e guia político Ele é a palavra viva, a fonte infalível de orientação, a sabedoria inesgotável a verdade e o caminho, Ele é o rei enviado por Deus para governar “Deus Poderoso” mostra como Jesus é Onipotente. O Senhor é o grande herói de seu povo, o Guerreiro Divino que triunfou sobre o pecado e sobre a morte “Pai Eterno” expressa o cuidado fraternal de Cristo. E “Príncipe da Paz” significa que seu governo seria caracterizado por paz. Jesus Cristo é grandioso e Ele quer ser isso tudo em nossas vidas diariamente desde o momento em que nasceu. “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino, que será nosso rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’ Isaías 9:6.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 26 de dezembro 2017 - Ele é a salvação - Lucas 19:10 (PDF)
A Bíblia nos ensina tudo sobre Jesus e sua missão aqui na terra. O nascimento de Jesus foi um marco de grande expectativa e alegria pois aqueles que criam no Deus verdadeiro sabiam da grandeza desse evento que significava a SALVAÇÃO. Hoje para nós cristãos esse nascimento é um momento especial também, porém poderíamos dar mais valor a esse evento e valorizar a maior demonstração de amor já feita, afinal nascia o nosso Salvador. Infelizmente os dias atuais trazem muita distração, simplificam esse momento e as vezes o reduzem a uma noite de troca de presentes. Simeão um ancião da época guiado pelo Espírito de Deus estava no templo quando os pais de Jesus o levaram para cumprir a lei mosaica daquele tempo e em Lucas 2:28-32 lemos: “Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse: - Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória a teu povo de Israel”. Simeão sabia “quem” ele estava carregando no colo, Simeão teve a oportunidade de pegar em suas mãos o nosso Jesus e sabia da grandeza disso. Podemos imaginar tamanha emoção, alegria, esperança. Hoje por conta do sacrifício de Jesus temos a Salvação e remissão dos nossos pecados se escolhermos viver para Jesus, e a alegria em comemorar seu nascimento não se restringe a um dia específico e sim a busca-Lo constantemente, tê-Lo em nosso pensamento a todo o momento pois a grandeza de Jesus não se resume a um dia de 24 horas, se estende a uma vida uma vida eterna com ELE. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido” Lucas 19:10.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 27 de dezembro de 2017 - A Palavra já existia, trouxe vida e luz - João 1:4-5 (PDF)
A expressão “no começo” se refere a Gênesis 1:1, com a intenção de ligar Jesus Cristo à Palavra de Deus na criação. A “Palavra” é Jesus Cristo, a expressão eterna e suprema de Deus. No Antigo testamento, Deus chamou o mundo à existência. No novo testamento, Deus deu a sua palavra final por meio de sua Palavra viva, Jesus Cristo. Jesus é a Palavra! “A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la” João 1:4-5.
Baseado na Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 28 de dezembro de 2017 - Escolhidos para ser Luz - João 1:6-7a (PDF)
Ao longo da caminhada com Cristo vamos criando intimidade com Ele. Isso é estar buscando ser luz para as pessoas. Às vezes não conseguimos identificar o que é ser luz e como ser essa luz; vamos adquirindo isso. Porém, é preciso viver com Deus, renunciar às nossas vontades e transmitir o verdadeiro amor de Deus, fazendo com que as pessoas enxerguem como Cristo é. Somos chamados, assim como João, e Deus espera isso de nós. “Então quer dizer que eu sou uma lâmpada?” Claro que não. “Se Deus disse que eu sou a luz do mundo, é porque eu sou”. Você é? Ou deveria ser? E durante essa caminhada também podem acontecer crises de dúvidas, mas devemos ter em mente que Deus é luz, algo completamente oposto às trevas. Ou estamos sendo um ou estamos sendo o outro e isso vai implicar em nossa relação com Cristo. João diz: "Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz" João 1:6-7a.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 - Receba Jesus - João 1:12 (PDF)
Jesus veio para nos salvar. Mas, apesar de parecer estranho, nem todos querem ser salvos. Dizer que se deseja a salvação é fácil, mas o que determina o verdadeiro desejo é a consciência que, por sua vez, determina as ações. O processo de salvação começa aceitando Jesus como salvador. Ser cristão não é uma questão de nascimento, mas um esforço diário para ter um comportamento de acordo com os ensinamentos que Jesus deixou. As coisas que precisamos fazer não são sem sentido. São coisas simples, que têm consequências facilmente observáveis. Se amarmos a Deus sobre todas as coisas a ao próximo como a nós mesmos, não precisamos de regras determinando cada uma das nossas ações. Ações que nascem do amor são agradáveis a Deus e provas da verdadeira aceitação de Jesus como Filho de Deus. A Bíblia diz: "[...] aos que o receberam (Jesus), aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" João 1:12.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 30 de dezembro de 2017 - A palavra da vida - João 1:14 (PDF)
"A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai" João 1:14.
O que significa Jesus para você?
Jesus é amor. Não é condenação, é o amor mais simples e puro que existe. Tudo que antes Deus falava em forma de palavras, Ele transformou em pessoa, trouxe Seu filho aqui na terra como sua palavra viva e cheia de amor. E essa palavra em forma de pessoa foi o mais simples que possamos imaginar: amou fraternalmente a todos. Não escolheu quem amar, simplesmente amou.
Jesus sentou à mesa, durante a ceia, com as pessoas mais improváveis, pois Ele sabia que seria traído por essas pessoas. E o que ele fez? Ele os amou da mesma maneira!
"Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros" 1 Pedro 3:8.
Que possamos amar como Jesus amou!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Devocionais para o período de 17 a 23 de dezembro de 2017




Domingo, 17 de dezembro de 2017 - A Canção de Maria - Lucas 1:46-49 (PDF)
"A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações” Lucas 1:46-49.
Maria está sendo agraciada por Deus por conceber o Salvador Jesus Cristo e se alegra ao visitar Isabel. Quando as duas se encontram, elas sentem a presença do Espírito Santo.
Maria se sente agradecida a Deus pela confiança e por ele olhar a humildade dela, e entende que todas as gerações a chamarão de bem-aventurada.
Maria acompanhou Isabel por 3 meses depois retornou. Completando o tempo, Isabel deu à luz um menino e o chamou de João. Depois disso seu esposo voltou a falar pois, como ele duvidou do Senhor sobre a gravidez dela, Deus prendeu sua língua. Quando Deus a soltou, ele louvou ao nosso Deus. E houve grande temor sobre toda a região, pois foi divulgado o poder de Deus e o milagre que ele tinha feito. E aprendemos que os planos de Deus em nossa vida se cumprem. Ele nos ama muito e nos dá a liberdade de adorarmos seu Santo nome.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017- Deus está conosco - Filipenses 4:6 (PDF)
Devemos repousar na paz do Senhor, em vez de tentarmos resolver as coisas sozinhos. Deus está conosco para relaxarmos na presença do único que tudo sabe. Quando nos apoiamos em Deus, sentimo-nos completos. Às vezes, quando estamos perto de outras pessoas, tentamos a qualquer custo atender às expectativas delas, sejam reais ou imaginárias. Nós nos sentimos obrigados a agradá-las e, por isso, nossa percepção sobre a presença de Deus diminui. Oferecemos apenas migalhas no lugar da água viva do espírito de Deus, e isto não a vontade dEle. Devemos permanecer em contato com Deus, mesmo quando estivermos ocupados, para que possamos viver na luz da paz do Senhor. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” Filipenses 4:6.
Extraído e adaptado do livro "Jesus está ao seu lado", de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça Feira 19 de dezembro de 2017 - Ele promete dar forças a você - Zacarias 10:12 (PDF)
O Senhor diz que Ele vai fortalecer o povo dele por causa de quem Ele é. Ele decidiu mostrar o seu poder e a sua personalidade na vida do povo que vive para Ele. Os problemas que você enfrenta são simplesmente oportunidades para Deus mostrar as coisas dele. É uma ocasião que Ele usa para mostrar o que Ele pode fazer (o sensacional poder que Ele tem) e o que Ele fará (a sua incrível bondade e misericórdia). Paulo, na segunda carta que enviou aos cristãos de Corinto, descreveu uma longa lista de dificuldades que estava passando e pediu que Deus o livrasse de uma coisa que estava o incomodando, porém Deus respondeu “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” 2 Cotíntios 12:9. Quando você se sentir fraco e derrotado em sua vida, pegue a sua Bíblia e mergulhe de cabeça na Palavra de Deus. Ore a Ele. Na presença dele, existe força para você. “Darei forças ao meu povo e, pelo meu poder, eles viverão. Eu, o Senhor, falei” Zacarias 10:12.
Reflexão extraída da Bíblia Sagrada com notas para jovens – NTLH.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 - A glória de Jesus - Lucas 23:35 (PDF)
Quando Jesus se juntou a humanidade, nascido em condições extremamente humildes, a glória dEle estava escondida das pessoas. Às vezes ela ficava evidente (quando Ele começou a operar milagres). No fim da vida Ele foi insultado, Ele poderia ter se revelado, mostrado seu grande poder, mas essa não era a vontade do Pai. Ele poderia ter convocado anjos para tirá-lo dessa situação. Imagine como isso exigiu autocontrole de um mártir. Tudo isso foi necessário para Jesus criar a relação que Ele tem com você. “O povo ficou ali olhando, e os líderes judeus zombavam de Jesus, dizendo: ‘Ele salvou os outros. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Messias que Deus escolheu!’” Lucas 23:35
Baseado no livro: “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 21 de dezembro de 2017 - Deus sabe de tudo - João 3:20 (PDF)
Só Deus conhece nos verdadeiramente, Ele nos conhece ao ponto de enxergar nosso potencial e o nosso valor. Ele vê tudo o que as pessoas não conseguem ver e também ver as nossas limitações e até onde conseguimos ir.
Diante de todo o conhecimento que Deus tem sobre nós, Ele conhece as pessoas que julgam e também as maldades delas que querem prejudicar as outras pessoas, não conseguem ver a luz que Deus tem para nós. Neste mundo de pessoas que querem espalhar o amor de Deus, existem também essas pessoas que querem espalhar as coisas ruins, esses dois perfis mostra verdadeiramente quais são os "SENHORES" que elas servem. Será que conseguimos servir os dois ao mesmo tempo? Deus deixa bem claro para nós, quem serve a maldade não serve a bondade de Deus. Que podemos relacionar com a nossa vida e buscar enxergar o que somos neste mundo, somos pessoas que estamos levando a luz ou fugindo da luz? Independente da nossa reflexão, Deus sabe de todas as coisas e sempre estará pronto para receber e mostrar o caminho da luz que devemos seguir. João diz: "Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem" João 3:20.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 22 de dezembro de 2017 - Não desagrade a Deus - Números 22:34 (PDF)
Deus é o criador. É pouco? O seu criador, criador deste planeta, do ar que você respira, da água... Desnecessário continuar a lista. João disse: "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus" João 1:1. Deus já era, antes de decidir criar. Assim, entendemos que ele não precisava criar. Considerando que é impossível retribuir, já que Deus não precisa de qualquer coisa que possamos oferecer, o mínimo que podemos fazer é agradecer. A melhor maneira de agradecer é ajudar as pessoas que precisam, distribuindo igualmente as bênçãos entre todos os nossos irmãos, filhos de Deus. Para esta época do ano, uma reflexão importante é sobre tudo o que Jesus nos ensinou, dando sua vida para que nós tivéssemos a nossa, e em abundância, com esperança de salvação. Nem sempre conseguimos agradar a Deus, mas devemos tentar seguir Sua palavra. Como está em Números 22:34: "Balaão disse ao anjo do Senhor: ‘Pequei. Não percebi que estavas parado no caminho para me impedires de prosseguir. Agora, se o que estou fazendo te desagrada, eu voltarei’".
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 23 de dezembro de 2017 - A compaixão de Deus - Malaquias 3:17 (PDF)
"O Senhor Todo-Poderoso diz: ‘Eles serão o meu povo. Quando chegar o dia que estou preparando, eles serão o meu próprio povo. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece’" Malaquias 3:17.
Algumas vezes durante nossa vida nos deparamos com algumas situações que nos fazem querer parar de seguir em frente. Já se decepcionou várias vezes? Sofreu com promessas não cumpridas e orações não atendidas? Quando a resposta demora muito, qual é o sentido de continuar orando por alguma coisa?
As pessoas no tempo de Malaquias estavam decepcionadas porque não viam o cumprimento das profecias. Elas concluíram que não valia a pena confiar em Deus, por isso praticamente pararam de falar com ele.
Malaquias lhes disse que o Senhor viria, e isso seria maravilhoso. Disse também que os que continuassem honrando a Deus, independentemente de ter tido respostas e curas, seriam recompensados. E assim é na nossa vida também, devemos o adorar e louvar independentemente das situações, pois o tempo Dele é diferente do nosso e sua vontade é boa, perfeita e agradável.