quinta-feira, 7 de março de 2019

Devocionais para o período de 10 a 16 de março de 2019






Domingo, 10 de março de 2019 - Alegria do Senhor - Salmos 64:10 (PDF)
"O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão" Salmos 64:10
Viver na presença de Deus parece ser algo muito complexo ou impossível de se fazer, contudo é mais simples do que parece, o segredo muitas vezes é apenas simplificar. O salmista declara que aqueles que obedecem a Deus são cheio de alegria, então de maneira simples, o caminho para felicidade é apenas obedecer, contudo não podemos tratar isso como forma de barganha, mas analisar da seguinte forma, o Pai nos ama e sempre vai querer o melhor, então obedecer a Deus está relacionado a andar em caminhos seguros, é se livrar de escolhas erradas, e consequentemente se livrando de coisas desnecessárias.
Hoje o Espírito Santo nos leva a um entendimento maior sobre como deixar que a alegria invada nosso coração, basta apenas simplificar as coisas, busque ao reino e simplesmente deixe que o Senhor invada cada canto do seu coração e transforme sua vida, e te guie em caminhos certeiros.
Texto escrito por Thiago Pontes.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 11 de março de 2019 - A Soberania de Deus - Mateus 6:33 (PDF)
Vemos a soberania de Deus em ação na escolha do rei de Israel. É interessante notar que ninguém do povo se voluntariou ao cargo de rei. Os anciãos que sugeriram a mudança não apresentaram ninguém como sugestão. Com isso, vemos um fato raro, senão único na história. Um povo que queria ser governado, mas ninguém se apresentou para governá-los. “Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir” (1 Samuel 9:6). Saul é escolhido rei de Israel por soberania e atuação de Deus. Servimos a um Deus que cria situações para mudar o rumo da nossa história, aquele que sempre sabe como as coisas começaram e como elas terminarão. “[...] ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” Mateus 6:33.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 12 de março de 2019 - Imitadores - Efésios 5:1 (PDF)
“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados” - Efésios 5:1. A palavra “portanto”, nesse versículo, indica que Paulo está concluindo um raciocínio anterior. Anteriormente ele fazia um contraste entre os filhos das trevas e os filhos da luz. Ele diz que aquele que roubava não roube mais, o que mentia agora falasse a verdade, ninguém mais praticasse calúnia, amargura, ira, etc. Ou seja, agora eles deveriam ser imitadores do Pai Celeste, como filhos amados.  A partir do momento que colocamos a nossa vida sobre o senhorio de Cristo, nós passamos a não viver mais as nossas vontades, mas a vontade do Pai. Não imitamos mais a conduta do mundo, mas buscamos ser imitadores de Deus. Se Deus é Santo eu devo buscar ser santo, se Deus é justo eu também devo buscar ser justo, se Deus tem misericórdia eu devo ter misericórdia daqueles que me perseguem. Em tudo eu devo buscar imitar a Jesus.  Mas como poderíamos imitar alguém que não conheço? Esse é o maior problema em nossos dias entre aqueles que se dizem cristãos, falta de conhecimento de Deus. Nós só conheceremos a Deus, quando lermos a Sua Palavra direcionada pelo seu Espirito Santo. Aí sim conheceremos a Deus e buscaremos ser seus imitadores.  Que nesse dia você busque conhecer mais a Deus através da leitura bíblica e da oração e peça a Deus para que Ele mostre as áreas e as atitudes que você tem tido, que não tem tido a imitação a Deus. Que o Senhor te faça cada vez mais parecido com Ele. Deus te abençoe!
Extraído do @Propósito Cristão
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 13 de março de 2019 - Querer é poder? - 1 Samuel 10:18-19a (PDF)
O Senhor, o Deus de Israel, diz: “Eu tirei vocês do Egito e os livrei dos egípcios e de todos os outros povos que os maltratavam. Eu sou o Deus de vocês, o único que os livra de todos os seus problemas e dificuldades, mas hoje vocês me rejeitaram e pediram que eu lhes desse um rei" (1 Samuel 10:18-19a). Nesse versículo, fica claro o tamanho da importância e do carinho que Deus tem por todos, pois apesar de nos dar tudo o que precisamos: salvação, luz nos caminhos escuros, o conforto para os aflitos; Ele nos dá o livre arbítrio e aceita a nossa decisão, acolhendo-a e mostrando sua compreensão com respeito e justiça. Mesmo sabendo de sua capacidade de amor pelo povo, nós devemos atender a dois reis? Devemos, ser devotos a todos aqueles que se dizem aptos para estar a nossa frente? Ele não nos proíbe de sermos lideres, de estarmos a frente, de seguirmos alguém, Ele só quer que estes, sejam bons representantes do povo, que ajam e façam, por amor, por justiça, por um bem maior e melhor. Devemos sentir, refletir e agir, fazer o que realmente queremos e almejamos, mas tudo sempre pedindo a direção de Deus, para então, caminharmos sempre para frente e debaixo da sua proteção. Assim seremos acompanhados de uma única certeza, que Deus sempre estará ao nosso lado, caso contrário, arcaremos com as consequências de nossos atos.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 14 de março de 2019 - Aprendendo com a derrota - Salmos 40:1 (PDF)
Quando vivemos uma vida com Deus, certamente será de muito desafio, porém, em todos os propósitos é preciso que confiemos nEle. E esses desafios que vamos vivendo em nossa vida, serão de grande aprendizado e vão ser degraus para nosso relacionamento íntimo com Deus. E em nossas derrotas, aprender ver que as vitórias irão vim, que nossas derrotas possam ser um “start” de recomeçar. E quando a vitória vim, não podemos esquecer do que aprendemos e não podemos sair dos caminhos da verdade. Em Salmos diz: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Salmos 40:1.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 15 de março de 2019 - Acreditar no que não se vê - 2 Coríntios 4:18 (PDF)
Samuel nos conta, em seu primeiro livro na Bíblia, que o povo ia ser julgado por ter abandonado a fé em Deus e ter prestado culto a outros deuses. Todos se comprometeram a abandonar esses cultos e voltar a seguir apenas ao Senhor. Porém, no momento em que iam ser confrontados em uma guerra, tiveram medo e pediram que um rei fosse designado para o povo. Como é possível querer um outro rei, sendo que já tinham Deus como Senhor? Acontece que não é fácil acreditar no que não podemos comprovar diretamente pelos nossos sentidos. Muitas vezes questionamos Deus sobre os acontecimentos de nossa vida, e pedimos para que ele mude as coisas. Mas esquecemos que Ele é onisciente e que tem planos para cada um de nós. Assim como crianças que não entendem os propósitos das ações dos adultos, às vezes achamos que Deus faz coisas sem sentido. Mas acreditar nele, independentemente do que esteja acontecendo de bom ou de ruim, é a verdadeira fé. Como ensina a Bíblia: "[...] fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno" 2 Coríntios 4:18
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 16 de março de 2019 - O tempo de Deus não é o nosso! - Samuel 13:8,9b-10a,13-14 (PDF)
“Seguindo as instruções de Samuel, Saul esperou sete dias, mas Samuel não foi até lá. E o povo começou a abandonar Saul e sair dali[...]. Ele ofereceu o sacrifício, e, quando estava terminando, Samuel chegou” (Samuel 13:8, 9a-10a). Em seu desespero de ser abandonado pelos seus próprios soldados, Saul desobedece a Samuel e isso traz consequências futuras a sua descendência: “O que você fez foi uma loucura! — respondeu Samuel. — Você não obedeceu à ordem do Senhor, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ele teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre. Mas agora você não continuará a governar” Samuel 13:13-14a. Assim como Saul, as vezes não esperamos o tempo necessário, e isso nos traz consequências. Deus nos dá forças e discernimento para lutar, porém cabe a nós mesmos entender a direção a seguir, ter paciência e criar coragem para agir no tempo certo. A ansiedade pode nos atrapalhar, pois o tempo de Deus é diferente do nosso.

segunda-feira, 4 de março de 2019

Devocionais para o período de 3 a 9 de março de 2019






Domingo, 3 de março de 2019 - Salmos 62:1,2 - Entrego meu caminho ao senhor (PDF)
“A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado” Salmos 62:1,2.
A ansiedade e a angústia são sentimentos muito presentes nas nossas vidas. Muitas vezes queremos tudo no nosso tempo, ao nosso agrado e esquecemos que Ele tem um plano maior para cada um de nós. Somente Ele sabe o que, e quando é a hora certa para cada conquista em nossas vidas mas, para isso, precisamos estar confiantes Nele, que é nosso refúgio e fortaleza. Deus nunca irá desamparar aqueles que esperam na sua palavra, mesmo diante das tribulações. Nossa maior certeza é que a justiça de Deus é, e sempre será, perseverante em nossas vidas, e que ele sempre dá aquilo conforme planejou para cada um de nós. Que possamos sempre compreender esses planos e aceitá-los para permanecermos no caminho do Senhor.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 4 de março de 2019 - Não estamos sós - 1 Samuel 4:3 (PDF)
Se Deus é onisciente, onipresente e onipotente, por que perdemos muitas vezes nossas batalhas? Porque uma coisa é você saber que Deus está presente. Outra coisa é Deus manifestar o seu poder através das nossas súplicas! Você pede para Deus te ajudar, coloca suas dificuldades nas mãos Dele? Quando escolhemos um caminho que não é o do Senhor, enfrentamos nossas batalhas sozinhos, pois Ele sempre nos lembra do nosso livro arbítrio e do nosso poder de escolha. Dizemos, nas situações difíceis, “Deus não está comigo”, quando as coisas não aconteceram como prevíamos. Podemos dizer que não foi Ele que nos deixou, mas nós que escolhemos nosso próprio caminho e, consequentemente, travamos a batalha sozinhos. Não quer dizer que Cristo nos deixou, pois todo Pai sofre com o sofrimento de seus filhos, mas que naquele momento você não clamou ajuda ao Senhor e o poder Dele não pôde se manifestar. “Quando os soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram: ‘por que o senhor deixou que os filisteus nos derrotassem?’ e acrescentaram: ‘vamos a Siló buscar a arca da aliança do senhor, para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos’" 1 Samuel 4:3.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 5 de março de 2019 - Deuteronômio 5:29 - A glória saiu de Israel (PDF)
O capítulo 4 do primeiro livro de Samuel relata a ira de Deus sobre aqueles que não obedecem a sua vontade. Tudo se inicia quando os filhos de Eli começam a se acostumar com o lugar sagrado do Senhor, desrespeitando e agindo de forma que não agrada a Deus, perdendo assim o temor a Ele. Hofni e Fineias tornaram-se reprovados diante de Deus e diante de todo o povo. E então, após isso, Deus demonstrou sua forma de repreensão, e os versículo 16 em diante citam o que Ele fez na história de Eli. A desobediência a Deus é um pecado, e a repreensão da desobediência é a morte e a separação de Deus. Com a prática da desobediência também traz muitos problemas para a nossa vida, como podemos ver nos versículos citados a cima, Hofni e Fineias desobedeceram a Deus e acarretou várias tragédias para a família de Eli, que por fim estes acontecimentos foram reconhecidos como “A glória saiu de Israel” (vv.21 e 22). Deus quer a nossa obediência. Mas todos nós desobedecemos e precisamos da misericórdia de Deus para nos salvar do castigo. Por isso, Deus enviou Jesus à terra. Agora quem se arrepende é salvo por Jesus! Ele nos ajuda a viver em obediência. E seus mandamentos estão para nos proteger e nos orientar nesta vida aqui na terra. Como Jesus diz em Deuteronômio 5:29: "Como seria bom se eles sempre pensassem assim, e me respeitassem, e sempre obedecessem a todos os meus mandamentos! Assim tudo daria certo para eles e para os seus descendentes para sempre."
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 6 de março de 2019 - Cristo, nosso descanso - Mateus 11:28,29 (PDF)
Aproxime-se de Cristo e descanse. Ele só tem olhos para você, para abençoá-lo e reabilitá-lo. Inspire-se nEle sempre que respirar. A estrada à sua frente é bastante íngreme. Caminhe devagar e segure com força nas mãos de Cristo. Ele te ensina uma lição difícil, que só se aprende com trabalho duro. Levante as mãos com fé para receber a preciosa presença de Jesus. Luz, vida, alegria e paz fluem livremente desta dádiva. Quando sua atenção se afasta dEle, você se apega a outras coisas. Ao procurar cinzas sem vida, você abre mão da vida de Jesus. Volte para Ele; recupere a presença de Cristo. Ele mesmo orientou: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso” Mateus 11:28,29.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 7 de março de 2019 - A melhor Aliança - Gênesis 17:2 (PDF)
Sempre que vejo um arco-íris fico encantada com a sua beleza e com a grandiosidade de Deus, porém, podemos recordar a aliança de Noé com Deus através do arco íris. E sabemos que ali foi selado um pacto, um acordo entre as
duas partes. E conosco a maior aliança que foi feita foi a salvação dada por Jesus. Além dessa aliança que Ele nos concedeu, Ele nos oferece uma nova vida, oferece um novo jeito de pensar e de nos entregarmos ao nosso Deus. E que podemos escolher sempre essa aliança com Deus. Em Gênesis diz: "Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência" Gênesis 17:2.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 8 de março de 2019 - Romanos 8:28 - Qual é a força da sua fé? (PDF)
No primeiro livro de Samuel, ele relata que as pessoas tinham abandonado a Deus para seguir deuses estrangeiros. Quando Samuel os advertiu sobre isso, eles se livraram das imagens dos baalins e passaram a prestar culto somente ao Senhor. Confessaram seus pecados, jejuaram e oraram. Mesmo assim, quando os filisteus se reuniram para atacá-los, eles tiveram medo. Fé pode ser uma questão bem complicada para muitas pessoas. A fé deve existir sem provas, e deve persistir apesar dos acontecimentos. Precisamos lembrar que Deus tem planos que não entendemos, e que nem sempre fazem sentido em todos os momentos da nossa vida. Algumas coisas podem dar a impressão que Deus nos abandonou... Se você tem fé, esse sentimento não acontece. Lembre que Deus ama você, e quer que você seja feliz. Paulo confirma isso em sua carta aos Romanos: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" Romanos 8:28.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 9 de março de 2019 - Seja obediente! - 1 Samuel 8:3 (PDF)
Em 1 Samuel 8:3 diz: “Porém não seguiram o exemplo do pai. Estavam interessados somente em ganhar dinheiro, aceitavam dinheiro por fora e não decidiam os casos com justiça”. A herança dos mesmos era o reino de seu pai, mas se deixaram levar pelas tentações que apareceram no caminho. Por diversas vezes pedimos ao Senhor que nos abençoe com algo que queremos muito. Entretanto, pelo caminho enfrentamos desafios que querem nos tirar do foco, fazendo com que nos percamos. Precisamos saber o que queremos e lutar pela nossa benção, sem deixar que as circunstâncias nos tirem do destino.