sábado, 1 de fevereiro de 2020

Devocionais para o período de 2 a 8 de fevereiro de 2020


Domingo, 2 de fevereiro de 2020 - Romanos 5:12-21 - Morte e vida com Jesus Cristo (PDF)
Existe dentro de cada um de nós o bem e o mal, o pecado e a graça. Desde o momento em que Adão desobedeceu ao pedido de Deus comendo do fruto proibido, toda humanidade pagou por seu pecado.  Porém, Jesus veio para nos salvar, nos libertar, sacrificando-se por nós pecadores. Conforme está na Bíblia: “Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” Romanos 5:21.
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020 - Salmo 37:1-17 - Entregue seu caminho (PDF)
Aparentemente, há muita injustiça no mundo. Vemos pessoas acumulando riquezas enquanto outras não tem o mínimo de recursos para sobreviver. Algumas pessoas cometem atos perversos e ilegais e "se dão bem", e muitas pessoas se esforçam aparentemente em vão. Mas nós não sabemos quais são os propósitos de Deus para cada um de nós. Precisamos fazer o que é certo porque é certo, não pelas consequências, porque elas nem sempre são as que desejamos, e nem sempre vêm no momento em que esperamos. Para podermos viver bem, temos que fazer nosso melhor, sempre, e esperar como recompensa apenas a sensação de ter feito o bem. Conforme está na Bíblia: "Confie no Senhor e faça o bem, e você viverá seguro na terra e prosperará. Busque no Senhor a sua alegria, e ele lhe dará os desejos de seu coração. Entregue seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele o ajudará" Salmo 37:3-5.
= = = = = = = = = = =
Terça feira, 4 de fevereiro de 2020 - 1 Pedro 5:7 - Ele tem cuidado de nós (PDF)
"Lancem sobre [Jesus] toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." 1 Pedro - 5.7
Lançar a nossa ansiedade implica em deixar na cruz tudo que somos. Pois somos um poço de anseio que a todo instante desejamos ansiosos aquilo que nos satisfaz. E muitas das vezes estes anseios não estão de acordo com a vontade de Deus em Cristo Jesus para nós. Estes anseios muitas vezes são pecados na qual lutamos diariamente. Então é neste momento que devemos lançar sobre Ele, Jesus Cristo, os nossos anseios para não andarmos ansiosos e não deixarmos de nos deleitar em sua Maravilhosa Graça. O maravilhoso é que neste texto encontramos uma promessa infalível que diz "porque Ele tem cuidado de vocês". Temos de crer nisto, pois foi para isso que Deus deu o Seu Filho, para que "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Romanos 10:13). Somos salvos em crer no Filho de Deus, salvos dos pecados, salvos dos anseios, salvos da falta de esperança que antes vivíamos. Que a Graça e a paz de Cristo Jesus nos mantenha!
Texto de Rafael Anhaia Tahiochi
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020 - Salmos 27:7,8 - Ajuda-me, Pai (PDF)
"Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me. Quando tu disseste: ‘Buscai o meu rosto’, o meu coração disse a ti: ‘O teu rosto, Senhor, buscarei’" Salmos 27:7,8. Neste Salmo Davi descreve tudo aquilo que Deus tem feito em sua vida, o quanto o Senhor o guardou dos seus inimigos e o protegeu. Será que temos confiança em Deus a ponto de entregar tudo para Ele nos guiar? Davi confiou sua vida inteira a Deus. As situações que ocorrem em nossas vidas podem ser boas ou ruins e por isso temos um socorro nas aflições, se confiarmos no grande amor do Pai. Nossas orações serão ouvidas, e vamos aproveitar o melhor as situações. Muitas coisas servem para nos fortalecer e a partir daí percebemos o quanto somos fortes nessa caminhada, e que com a ajuda do Senhor nos tornaremos pessoas cada vez melhores e mais cheias de luz.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020 - Romanos 7:5,6 - Não podemos viver mais na Ingenuidade (PDF)
Segundo a Bíblia, enquanto nós estávamos na ignorância da Lei, as nossas ações erradas eram perdoadas, pois não sabíamos a diferença do certo e do errado. Entretanto, a partir do momento que a lei foi dada por Deus ao seu povo, nós sabemos diferenciar e o nosso coração é despertado a realizar uma escolha: “Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte” (v.5). Nas leis humanas, o Código Penal isenta de pena quem pratica uma conduta criminosa quando lhe era simplesmente impossível conhecer a ilegalidade de seu ato: “Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal” (Art. 1 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40). Claro que ninguém pode alegar desconhecer que não pode matar, roubar, etc., coisas que são naturais aos seres humanos. A partir do momento que entregamos nossa vida a Cristo, nós não somos mais escravos do pecado, Deus nos dá forças para combater a vontade da carne. O Espírito de Deus nos permite realizar as coisas através do amor, e não somente mais porque é lei, mas simplesmente porque é Natural realizar as coisas certas, com amor, honestidade e amabilidade. “Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus” Romanos 7:6.
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020 - Tiago 3:13 - A verdadeira sabedoria (PDF)
Tiago nos convida a refletir sobre nossa vida, nossas atitudes e ações. Será que nossas atitudes estão de acordo com os ensinamentos de Deus? Será que estamos colocando em prática aquilo que falamos? Em Tiago 3:13 está escrito: "Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria." Nesse sentido, o tipo de sabedoria que usamos é demonstrada através dos nossos atos e atitudes, em todos os lugares em que estivermos. A sabedoria é um dom que recebemos de Deus e que faz de nós pessoas equilibradas, que possuem discernimento, que tomam atitudes coerentes e que possuem uma ligação com Deus. A pessoa que possui o coração cheio de inveja, ambição e orgulho não consegue diferenciar a verdadeira sabedoria. Quando somos humildes e operamos com amor, Deus age em nós para que possamos agir em outras pessoas.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 8 de fevereiro de 2020 - Mateus 18:2-4 - Primeiros passos para a grandeza (PDF)
"Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança’" Mateus 18:2-4. Essa resposta foi inesperada para os discípulos, quando perguntaram sobre quem era o maior no reino. A criança é o exemplo vivo de muitos detalhes sobre a vida que os discípulos não haviam percebido. O primeiro é a fé, pois ao procurar a grandeza, os discípulos deviam se humilhar, mas o povo de Israel não atendeu ao convite de Jesus, não confiou, preferiu ficar distante e pronto para julgar. Quando Jesus chamou a criança, ela obedeceu imediatamente, sem orgulho, humilde e confiante. A grandeza só será alcançada quando nos humilharmos e obedecermos prontamente o pedido de Deus.