quinta-feira, 14 de março de 2019

Devocionais para o período de 17 a 23 de março de 2019





Domingo, 17 de março de 2019 - Salmos 10:14 - Nosso protetor (PDF)
O Senhor, em sua infinita bondade e amor, desce de sua grandeza para se compadecer de nosso sofrimento. Em sua maravilhosa graça nos tira os pesares e problemas que carregamos se a Ele entregarmos. Troca nosso fardo por outro mais leve, nos reabastece com coragem e paz para seguirmos nosso caminho. Nosso Pai cuida de nós, provendo a cada dia nosso sustento, físico e espiritual. Ele nunca nos abandona ou se afasta, muitas vezes somos nós que deixamos de falar com Ele e aos poucos essa relação esfria. Porém, o Cordeiro está ao nosso lado a todo o momento, basta apenas falarmos com Ele. Ele está aqui para nos ajudar e proteger. Ele cuida de nós até nas pequenas coisas. São nos detalhes que vemos sua mão agindo, basta a ele clamar que o sustento e provisão hão de vir. O Senhor caminha ao nosso lado, porém, é nossa opção deixa-lo nos carregar. Permita-se viver essa experiência com Ele.
"Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão" Salmos 10:14.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 18 de março de 2019 - 1 João 5:4 - Deus te dará a vitória (PDF)
Deus nos dá a vitória todos os dias nas nossas batalhas! Ele apenas nos exige que confiemos nos seus propósitos para a nossa vida, e Jonatas acreditou nisso: “Vamos até o acampamento desses filisteus pagãos. Pode ser que o SENHOR nos ajude. E, se ele nos ajudar, nada poderá impedi-lo de nos dar a vitória, ainda que sejamos poucos” 1 Samuel 14:6. Deus deu ao povo de Israel a vitória contra os filisteus: “Todos os filisteus que estavam no acampamento ficaram apavorados. Os patrulheiros e os soldados do acampamento tremeram de medo. A terra também tremeu, e houve uma grande confusão” 1 Samuel 14:15. Ele nos chama para a vitória, essa é a hora, confie Nele. Deposite toda sua confiança em Deus e, com certeza, ele te abençoará, concretizará todos os teus sonhos. Te defenderá de todo mal, te afastará da derrota e dos teus anseios. E como está escrito nos teus ensinamentos “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” 1 João 5:4.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 19 de março de 2019 - 1 Coríntios 6:19 - Santuário do Espírito (PDF)
Deus fala com você das profundezas do seu ser. Ouça-O recitando palavras tranquilas de paz, afirmando o amor dele. Não dê ouvido às vozes acusadoras, porque elas não vêm de Deus. Ele fala num tom amoroso, animando-o. O Espírito dele se expressa claramente, sem palavras ásperas de repreensão. Deixe que Ele assuma o controle da sua mente, desfazendo os emaranhados de decepção. Transforme-se pelo fato de saber que Deus vive dentro de você. A luz da presença de Deus está brilhando sobre você, inundando-o de paz. Deixe que essa luz o ilumine. Conforme a Bíblia ensina: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” 1 Coríntios 6:19.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 20 de março de 2019 - 1 Samuel 16:7 - Deus não se preocupa com a sua aparência, e sim o seu coração! (PDF)
No livro de 1 Samuel, capítulo 16, vemos como Deus confronta Samuel, Ele questiona até quando ele terá pena de Saul e o manda a Belém para Ungir um dos filhos de Jessé como novo Rei. Ao decorrer do capítulo, Samuel acredita que deve ungir o filho mais velho de Jessé, mas Deus diz: "- Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” v.7. Depois de ver todos os filhos presentes Samuel questiona se há mais algum e descobre que o mais novo, Davi, está pastoreando as ovelhas: “Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o SENHOR disse a Samuel: - É este mesmo. Unja-o” v.12. Davi não foi nem chamado pelo seu próprio pai, ninguém acreditava que justamente ele, o mais novo, poderia ser escolhido como Rei. Quantas vezes as pessoas desacreditaram que você era capaz de algo? Ou até mesmo você? Quantas vezes você se subestimou? Deus sempre vai nos capacitar, Ele olha o desejo do nosso coração e não nossa aparência fraca e humana!
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 21 de março de 2019 - João 15:16 - Reconhecendo que somos escolhidos (PDF)
Com todo conhecimento sobre os nossos erros, Deus nos escolheu deste modo. Mesmo olhando nossos defeitos e nossas iniquidades, Ele continua nos escolhendo, muitas coisas podem passar em nossas vidas, porém, esse amor e essa atitude de Deus, nunca mudará. Cada um de nós procuramos nos destacar para as pessoas, mostrar nosso potencial, para talvez ser escolhido para algo que vai nos alcançar completamente. Quem tem um grande diferencial, vence e sai ganhando e tem como o escolhido, vemos esse procedimento nas leis dos homens.  E será que Deus usa esse mesmo procedimento? Certamente não, para Ele não existe essa distinção, todos somos chamados e escolhido por Ele. Quando temos total convicção que somos escolhidos, Ele planta uma semente do “Servir” e, consequentemente, você terá algo muito bom para oferecer para os outros. Ajudará também as pessoas a descobrir que são escolhidas como você. Somos escolhidos!
Em João diz: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” João 15:16.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 22 de março de 2019 - Deuteronômio 7:9 - Deus é fiel! (PDF)
Muitas vezes, em nossas vidas, temos a impressão de que os problemas que temos que enfrentar são grandes demais e que não conseguiremos dar conta deles. Deus, sendo onisciente, não permitiria que isso acontecesse. O fato é que nossa capacidade é maior do que imaginamos, e Deus permite que os desafios aconteçam para que possamos manifestar essa capacidade. Nunca saberíamos a força que temos se não tivéssemos que passar por provações. Assim como nos exercícios físicos, um estímulo fraco não provoca melhora e um estímulo excessivo pode causar lesão; por isso precisamos tomar cuidado com a intensidade. Deus sabe exatamente qual é o limite de cada um, mas quem não acredita nisso usa seu livre arbítrio para desistir, em vez de enfrentar a situação. Deus tem planos para nos fazer prosperar, não para nos fazer sofrer. A Bíblia ensina: "Saibam [...] que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos" Deuteronômio 7:9.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 23 de março de 2019 - Samuel 17:37 - Deus nos faz capazes (PDF)
Disse Davi: “O Senhor que me salvou das garras do leão e do urso, me salvará também das mãos desse filisteu” Samuel 17:37.
Assim como Davi, muitas vezes nos sentimos pequenos e humilhados por outras pessoas ou situações. Esse sentimento não é o que o Senhor tem para seus filhos, pois ele fez cada um de nós com o mesmo amor e, para Ele, somos todos iguais. Nem maiores nem menores, apenas diferentes e especiais na nossa essência. Da mesma maneira, com as situações que passamos no dia-a-dia, Deus o Pai está ao nosso lado, nos capacitando, nos fazendo maiores do que pensamos ser. Desta forma, seremos capazes de enfrentar todo o necessário, pois o Senhor está conosco.