sábado, 9 de setembro de 2023

Devocional do período de 10 a 16 de Setembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 10 de Setembro de 2023 - Salmos 16:5-11 - Confiança e Alegria - PDF

"O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente" (Salmos 16:5-11)

Nesta passagem, Davi expressa a sua confiança em Deus e a sua alegria nos Santos, diante disso, são ações que devemos constantemente ter em nossa rotina diária.

 

Segunda - feira, 11 de Setembro de 2023 - Mateus 15:33-37 - Deus multiplica - PDF

“E os seus discípulos disseram-lhe: De onde nos viriam, num deserto, tantos pães, para saciar tal multidão? E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos. Então mandou à multidão que se assentasse no chão, e, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão. E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços.” (Mateus 15: 33-37)

Nesse trecho vemos um símbolo do que Deus faz. Ele vê e se importa com nossas necessidades. E quando Deus dá, ele dá em abundância.

 

Terça - feira, 12 de Setembro de 2023 - Mateus 16: 6;12 - Verdades de Cristo - PDF

"Jesus os advertiu: "Fiquem atentos! Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus[...] Finalmente entenderam que ele não se referia ao fermento do pão, mas ao ensino dos fariseus e saduceus." (Mateus 16:6;12)

Eis que o mundo, afetado pelas verdades de Cristo, busca distorce-las a todo custo, trazendo perseguição aqueles que a seguem, o próprio Cristo foi acusado de heresia e infrator das leis, sendo Ele a própria lei, por isso devemos tomar cuidado, para não cair nas ciladas do mundo e aceitar suas falsas e falhas acusações, mas nos manter íntimos ao amor de Cristo para que possamos discernir as suas verdades, compreender e viver por elas, mesmo que isso nos custe muito, pois nada tem maior valor do que o amor de Deus.

 

Quarta-feira, 13 de setembro de 2023- Mateus 16:16,18 – Filho do Deus vivo! - PDF

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mateus 16:16-18)

Ele diz que Jesus não é apenas um mestre, não é apenas um profeta, mas é o Filho de Deus, em uma relação muito intensa com Deus, que podemos expressar com a metáfora pai-filho. Por isso devemos recorrer a Cristo, pois através dele estamos ligado ao pai.

Quinta - feira, 14 de Setembro de 2023 - Mateus 16: 24-26 - Seguir a Jesus - PDF

"Então Jesus disse aos seus discípulos: 'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a tua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?'" (Mateus 16: 24-26)

Para seguir uma vida com Jesus, necessitamos nos abdicar das coisas materiais que nos prendem a uma vida terrena, precisamos renunciar aos pecados que nos tentam em Terra, afim de que nos aproximemos de uma vida mais santa. Temos ciência de que não é um caminho fácil, não é atoa que Jesus nos pede para tomarmos nossa cruz e, assim, segui-lo, contudo Ele não nos deixará sozinhos em nenhum de nossos momentos.


Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023 – Romanos 11: 30-31 – Misericórdia e Perdão - PDF

" Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada". (Romanos 11:30,31)

As palavras do Senhor Jesus nos mostram o caminho prático para entender o perdão e a misericórdia para com o nosso próximo, mesmo que por muitas vezes tenhamos sido ferido por ele. Ser capaz de reconhecer a misericórdia, é ser capaz de ter Jesus Cristo em nosso coração, pois somente assim, seremos perdoados com a misericórdia do outro, quando entendermos que para ser perdoado eu preciso perdoar primeiro. Viva o amor de Deus, por meio do perdão e da misericórdia.

Sábado, 16 de Setembro de 2023 - Mateus 17: 20 – Fé - PDF

"Jesus respondeu: ' foi porque vocês não tem bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade, se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: 'Saia daqui a vá para lá', e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa.'" (Mateus 17: 20)

Jesus nos adverte e nos ensina o quanto a nossa fé é importante para aquilo que desejamos. Quão grande é a sua fé? e quanto você dedica e acredita naquilo de deseja?