sábado, 8 de fevereiro de 2020

Devocionais para o período de 9 a 15 de fevereiro de 2020



Domingo, 9 de fevereiro de 2020 - Romanos 7:18,19 - Leis da carne e Leis de Deus (PDF)
Não é fácil ser humano. Ser "homo sapiens", sim... Basta nascer. Mas para sermos humanos precisamos aprender a abrir mão das "leis da carne". Por um motivo muito simples: não queremos viver como os outros animais, mas é isso o que as "leis da carne" nos compelem a fazer. Para os outros animais, isso é o certo. Proteger a própria existência, proteger o território, a prole, procriar... Por esses motivos, os animais fazem tudo o que conseguem, porque é assim a natureza animal. Nós, seres humanos, somos muito parecidos com os animais em certos aspectos. Há uma gestação, um parto, temos fome, frio etc. Mas nosso objetivo deveria ser transcender essas condições animais para podermos vivenciar a nossa semelhança com Deus. Para isso, precisamos nos empenhar muito. O tempo todo as questões físicas vão agitar nossa mente e atrair nossa atenção para longe de Deus. Paulo sentia esse problema com muita intensidade, e chegou a dizer: "Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo" Romanos 7:18,19.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020 - Salmo 119:105;112 - A Palavra é Luz (PDF)
Existe um ditado: "quem obedece não erra". Pelo menos em relação à vida espiritual, isto é verdade. Deus nos dá instruções, Jesus também, mas não podemos interpretá-las apenas como ordens. Se fizermos isso, viver passa a ser um fardo muito pesado para carregar. As palavras da Bíblia são como um mapa. Se nós as seguirmos, chegaremos ao nosso destino com menos desgaste. Algumas pessoas tentam trilhar um caminho, chegar a um destino sem conhecimento. Normalmente, acabam parando para pedir ajuda. No caso de nossa vida, já recebemos a ajuda necessária antes mesmo de pedi-la. O que precisamos saber já foi dito por Deus, por meio de seus profetas ou de Jesus. Só nos falta ler e colocar em prática. Conforme está escrito: "Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho. Estou decidido a cumprir teus estatutos para sempre, até o fim" Salmo 119:105;112.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020 - II Coríntios 4:8-9 - Não se desespere (PDF)
Às vezes nos vemos em situações que fogem ao nosso controle, a caminhada fica difícil, parece que nossos planos não estão dando certo, que a estrada está mais longa que prevíamos. Por vezes sofrimentos, dificuldades, tristezas nos acometem e ficamos sem saber o que fazer. Convido-os a refletir na passagem que está em II Coríntios 4:8-9 quando Paulo escreve: “Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. As vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos” II Coríntios 4:8-9.
Todo ser humano, independente de crer ou não, vai passar pelas situações acima; porém, quando estamos ligados a Cristo, essas situações e problemas, não têm poder sobre nós. Choramos, sofremos sim, contudo sabemos que Jesus passou por provações mais difíceis e venceu, e esse exemplo já é o suficiente para termos esperança e transformarmos essas situações em aprendizados e crescimento, pois cremos em um Deus que tudo pode. Quando as coisas estiverem difíceis, as dificuldades e dúvidas surgirem busque na palavra de Deus a resposta; como está no Salmos 119:105: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” Salmos 119:105. Creia que, de acordo com a vontade d’Ele, tudo irá se acertar.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 - Lucas 6:27,28 - Ore por todos (PDF)
"[...] eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam" Lucas 6:27,28.
É muito fácil orarmos e pedirmos pela vida das pessoas que vivem próximas a nós, mas e quanto às pessoas com quem não temos amizade? Deixamos de orar pelo simples fato de não conversarmos muito com ela? Ou porque ocorreu alguma situação e nos frustramos pela atitude daquela pessoa? Jesus nos ensinou, durante sua passagem aqui na terra, que o amor não tem separação, que todos devem ser amados da mesma forma. Ao longo da vida criamos inimizades com pessoas, às vezes pelo simples fato de termos uma opinião diferente. Mas Deus nos ensina que temos que orar por todos, para que recebam a graça divina e possam se redimir de seus pecados e ações, e também para que nós sejamos pessoas melhores e possamos entender pelo menos um pouco desse amor sem distinção. Que você seja luz no ambiente que estiver, que seja a palavra amiga que alguém precisa, um braço amigo na adversidade.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020 - Apocalipse 4:11 - Deus, o criador (PDF)
Deus conduz o Universo inteiro do centro principal de comando, chamado de o “trono” de Deus. Esse centro de comando de Deus é muito mais profundo e complexo do que qualquer outro centro de espaço nave já inventado pela ficção cientifica. No centro desse trono, seres angelicais poderosos adoram Deus e, diante do trono, está um mar de vidro como cristal e um campo de energia que é parecido com um arco-íris. Esse trono é real e está localizado em outra dimensão além do tempo e do espaço, no mundo espiritual ou no Reino invisível. As pessoas de hoje cometem um grave erro ao acreditar somente naquilo que podem ver com seus próprios olhos. Há todo um mundo além das nossas percepções e uma dimensão que não pode ser vista. “Senhor nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas, por tua vontade elas foram criadas e existem” Apocalipse 4:11.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 - 1 João 2:15 - Não ame o mundo (PDF)
Vivemos em mundo de valores invertidos, onde o dinheiro é mais valioso que o amor, onde colocamos como prioridade nossas vontades, nossos desejos, tentamos tirar vantagem de situações e esquecemos do próximo. Em 1 João 2:15 diz: "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" 1 João 2:15. Nesse sentido, é necessário que amemos uns aos outros, assim como Jesus nos ensinou, pois onde há amor não há inveja, ambição ou orgulho e Deus sempre estará habitando em nós. Contudo, as coisas do mundo passam, perecem e se perdem, porém, o amor de Deus é perfeito. Que possamos priorizar as obras de Deus, que apliquemos os ensinamentos Dele e que tenhamos a consciência de que a riqueza e os bens materiais não são eternos.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 15 de fevereiro de 2020 - Lucas 5:10b - Transformados (PDF)
Confessar nossos pecados não é uma situação muito fácil, até quando confessamos. Então, descobrimos que, ao admitir que somos pecadores, somos libertos. Quando nos enxergamos como pecadores, ficamos dispostos a ouvir as palavras restauradoras que Jesus disse a Pedro: “Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente” Lucas 5:10b.
Ele nos perdoa e nos transforma. O que Jesus disse a Pedro diz também a todos os que se aproximam dele após reconhecerem os próprios pecados.
Pedro e seus dos companheiros deixaram tudo na praia, incluindo a grande pescaria, e seguiram a Jesus. (v.11)
Tudo o que antes era importante para eles foi deixado de lado, voluntariamente. Com essa nova fase de relacionamento com Deus, tudo na vida se torna verdadeiramente novo.