sábado, 25 de agosto de 2018

Devocionais para o período de 26 de agosto a 1 de setembro de 2018


Domingo, 26 de agosto de 2018 - Deus, o Rei do Universo - Salmos 93:1 (PDF)
No capítulo 93 de salmos, são relatados o poder e a santidade do reino de Deus, dizendo "O Senhor Deus é Rei. Ele está vestido de majestade e coberto de poder. A terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada" (v.1). O senhor poderia ter mostrado a sua justiça, santidade e terrível poder para os homens pecadores. Porém, decidiu mostrar as riquezas de sua misericórdia e o poder de sua graça. E podemos ver que, neste ato, o Pai deu todo o seu poder ao seu filho, o senhor do céu, que observou nossos pecados. Ele não somente é capaz de perdoar, mas também de livrar e proteger a todos os que confiam nele. A sua palavra já foi dada, e todos podem confiar nela. Tudo o que já foi anunciado a respeito do seu reinado se cumprirá no momento certo. Todo o seu povo deve ser puro, pois onde há pureza haverá paz. Todo nós devemos nos avaliar cuidadosamente para ver se tudo o que Deus nos pediu está estabelecido em nossos corações.
= = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 27 de agosto de 2018 - Amor Cristão - Atos 2:42 (PDF)
O que é amor para você? Às vezes temos uma concepção errada sobre o amor. Antes de dizermos que amamos a Deus ou até mesmo alguma pessoa, precisamos compreender o verdadeiro sentido do amor. Deus nos amou e continua nos amando, Ele demostrou um ato de amor por nós quando entregou seu único filho para nossa salvação, e como nós retribuímos a Ele? Será que amamos a Deus como dizemos? Deus nos mostra um amor cristão, amor que não é egoísta, que não é infiel, que não pensa só em conquistas materiais. Esse amor que coloca Deus em primeiro lugar nas nossas decisões e permite que Ele entre nos nossos corações para nos tornamos pessoas cada vez mais apaixonadas pelo Amor de Deus. Em Atos 2:42 está escrito: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações”.
= = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 28 de agosto de 2018 - Deus é amor - 1 João 4:7,8 (PDF)
Sempre ouvimos que devemos amar ao próximo, amar nossos amigos, família e até nossos inimigos. Mas é fácil amar alguém? É fácil aprender a conviver com as pessoas, com seus erros, e aceitar que são assim? Jesus, quando veio ao mundo, escolheu nos amar e honrou tanto essa escolha, que viveu toda a sua vida para nos ensinar a sermos pessoas melhores. O primeiro passo é querer amar. Quando nos damos conta de que precisamos amar a outra pessoa para sermos mais parecidos com Jesus, já estamos no caminho certo. Tentar olhar com os olhos de Cristo é uma outra tarefa que devemos exercitar; alguma coisa de bom há dentro de cada um de nós. Às vezes precisamos parar de tentar enxergar com a nossa ótica e ver como Cristo vê. Aceitar que as pessoas são diferentes é mais um passo dessa caminhada. Cada um pensa e age de uma maneira que não cabe a nós julgar se é correta ou não. O amor de Jesus está acima de julgamentos. O amor dEle nos aceita da nossa maneira e assim devemos ser com o nosso irmão; aceitar as diferenças também é uma forma de amor. Aprender a conviver é uma decorrência do amor e de todo o processo que é amar ao próximo, e nós temos o dever de nos esforçar para amar, porque quem não ama o próximo não pode dizer que conhece a Deus, pois Ele é amor, assim como diz em 1 João 4:7,8: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" 1 João 4:7,8.
= = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 29 de agosto de 2018 - Vencendo o Mundo - 1 João 5:3-5 (PDF)
Aqueles que creem em Jesus Cristo não devem ser pessoas derrotas, fracas, amarguradas que sempre vivem lamentando as coisas. Os Cristãos devem viver como vencedores, pois a nossa fé em Cristo nos dá capacidade de vencer o mundo. Isso, se permitirmos. Infelizmente, muitos cristãos vivem derrotados, desistem da batalha e se rendem. A vontade de Deus é que seus filhos vivam de forma vitoriosa, sempre vencendo as dificuldades e o inimigo.  É possível sim, viver como vencedor, crendo em Deus e confiando em suas promessas. "Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus" 1João 5:3-5.
Texto extraído e adaptado da Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 30 de agosto de 2018 - Deus nos escuta! - 1 João 5:14 (PDF)
Sempre estamos implorando ter atenção das pessoas em nosso redor, buscando intensamente por alguém que nos cruze o olhar. E com Deus, como funciona? Nós O tratamos da mesma maneira? Somos completamente diferentes de Deus; sabe por que? Somos pecadores, ao contrário de Deus, que é puro! Isso que nos diferencia dEle, porém, Ele nos ama incondicionalmente e nos ouve, chama a nossa atenção, quer que sejamos filhos dEle, mesmo pecando e falhando. Você conhece alguém parecido com ele? Provavelmente que não. Então refletindo nesse amor, façamos de acordo com que Ele nos pede, seguir os caminhos dEle. Em João diz: "Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve."
= = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 31 de agosto de 2018 - A Vontade de Deus - 1 João 5:13-21 (PDF)
Deus sabe o que é o melhor para nós. Afinal, ele é o criador de tudo! Ele planejou objetivos para cada uma de suas criaturas. Será que convém pedir para ele mudar esses planos? A oração que fazemos deve estar de acordo com os planos de Deus, ou simplesmente não será atendida. Por isso é importante estarmos sempre atentos, melhorando a nossa percepção do mundo e estudando os ensinamentos da Bíblia. Assim estaremos cada vez mais em sintonia com o plano de Deus e, como consequência, sentiremos menos resistência. Não significa que não teremos sofrimentos ou que não passaremos por adversidades, mas que atravessaremos as crises uma maneira mais serena, sabendo que algumas coisas são provações e que outras são apenas parte de um projeto maior, que ainda está longe do fim. Por isso, antes de pedir algo, reflita se o seu desejo está de acordo com o de Deus. Conforme está na Bíblia: "Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve" 1 João 5:14.
= = = = = = = = = = = =
Sábado 1 de setembro de 2018 - Verdade, amor e erro - 2 João 1:6 (PDF)
A segunda carta de João foi para uma mulher e seus filhos que estavam vivendo conforme os mandamentos de Deus e vivendo em verdade como Jesus. João se alegra com todo o comportamento dessa mulher e seus filhos, e reforça o mandamento de amar uns aos outros e continuar vivendo na obediência aos mandamentos. João ainda completa falando sobre falsos profetas e enganadores naquela época. A orientação foi para evitar estes homens, não ajudá-los e nem cumprimenta-los, pois eles podem atrapalhar e levar a perdição tudo o que tinha sido conquistado. É engraçado que nos dias de hoje não é diferente, pois há muitos filhos que vivem uma vida correta mas os falsos profetas e enganadores vêm tentar atrapalhar. Como lutar contra essas coisas? Não é tão fácil condicionar nossa mente a evitar pessoas ou situações que nos tirem do nosso objetivo. Temos que ser ainda mais fortes para "fugir da aparência do mal" no nosso dia a dia. Isso é ainda mais um motivo para só olhar para Deus e conquistar nossos objetivos. Uma vida de obediência, verdade e amor é do que precisamos. Conforme 2 João 1:6: "Esse amor quer dizer isto: viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. Como vocês ouviram desde o começo, o mandamento é este: continuem a amar uns aos outros".