quarta-feira, 21 de junho de 2017

Devocionais para o período de 25 de junho a 1 de julho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 25 de junho de 2017 - O poder de Deus na tempestade - Salmos 29:10-11 (PDF)
"O Senhor Deus reina sobre as águas profundas; como Rei ele governa para sempre. O Senhor dá força ao seu povo e o abençoa, dando-lhe tudo o que é bom."
Quantas vezes nos sentimos fracos, desanimados, sem fé ou esperança, e não são poucas as situações que surgem para tentar sufocar nossa alegria e confiança. Mas é no momento de provação e dificuldade que precisamos nos lembrar das promessas do Senhor e, acima de tudo, de quem Ele é. Quando as forças se vão e tudo parece escuro, vamos lembrar deste salmo, pois aqui diz que o Senhor que nos dá força e nos abençoa, ele é a fonte de toda força que necessitamos em tempos de guerra, de privações, provações e ataques do inimigo. Em Deus estamos seguros, nele podemos confiar. Então, se O buscarmos de todo coração, descobriremos que em nós há uma força que nunca foi percebida e essa força será cada vez maior à medida que passarmos pelas dificuldades e continuarmos caminhando e confiando no nosso Deus.
Se não nos esquecermos de quem Deus é, do que Ele tem para nós e das suas promessas, então, o Senhor aumentará nossa fé, nossa força e poderemos prosseguir mais um pouquinho. O desejo do coração do Pai é nos abençoar, por isso, receba tudo que Ele tem para sua vida hoje e que o Senhor o fortaleça a cada manhã!
===========================================
Segunda-feira, 26 de junho de 2017- Nosso Templo - Atos 7:48-49 (PDF)
Estêvão nos mostrou, no livro de Atos dos Apóstolos, a prova de que o plano de Deus no Novo Testamento é viver dentro dos seres humanos e não em templos construídos por eles. Em 1Coríntios 3:10, vemos que nosso corpo é o Templo de Deus e que o Espírito Santo habita em nós. Em Isaías 66, conta-se sobre um tempo quando Deus habitará na igreja (o Corpo de Cristo) e não só em templos terrenos. Depois da ressurreição de Jesus Cristo nós, Cristãos, podemos nos tornar parte do Templo espiritual de Deus na Terra, ou seja, devemos cuidar da casa do Senhor. Precisamos estar com nosso corpo ("nosso Templo") fortificados com a palavra de Jesus Cristo para que o Espírito Santo possa habitar em nós, nos tornando o Templo vivo de Deus, porque ele habita na Igreja da qual fazemos parte. Em Atos 7:48 e 49ª, lemos : “Porém o Altíssimo não mora em casas construídas por seres humanos. Como disse o profeta: ‘O céu é meu trono’, diz o Senhor, ‘e a terra é o estrado onde descanso os meus pés’”.
===========================================
Terça-feira, 27 de junho de 2017 - Consciência - 1 Timóteo 1.15 (PDF)
A racionalidade e consciência são as principais características que nos tornam seres humanos. Pensar antes de agir é uma prática constante e necessária, porém são inúmeras vezes que acabamos por agir antes de pensar causando prejuízos nos obrigando a lidar com as consequências dos nossos atos. Quantas vezes magoamos o outro por simplesmente pensarem de forma diferente que a nossa! Por vezes somos agressivos com quem amamos apenas porque eles não fazem ou são o que queremos, julgamos mais rápido do que perdoamos. Quantas vezes ao estar sozinhos paramos, refletimos e nos arrependemos das nossas falhas! Algumas vezes é tão amargo o reconhecimento que chega até nos tirar o sono. Saulo, antes de se tornar o apóstolo Paulo foi um perseguidor de cristãos, viu a morte de Estevão (Atos 7:54-8:3), prendeu muitos cristãos. Após a sua conversão ele ainda lembrava delas em sua consciência. Essas lembranças, Paulo carregava consigo até o fim da vida, lembrando-lhe da sua condição como pecador, como está escrito em 1 Coríntios 1:13 "[...] apesar de eu ter sido blasfemo, perseguidor e arrogante. Ele, porém, me concedeu misericórdia, pois o que fiz se devia à ignorância e à incredulidade" e " Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores[...]." I Timóteo 1:15. Não existe pecado maior que a misericórdia de Deus, pecado que Ele não possa alcançar. Arrependa-se e deixe Deus cuidar das suas feridas. Ele te fará superar qualquer mágoa, ressentimento, angústia ou o que for que aflija o seu coração.
===========================================
Quarta-feira, 28 de junho de 2017 - Estrelismo - Atos 8:19-22 (PDF)
Em atos 8:4-25 encontramos a trajetória de Filipe anunciando o Evangelho em toda a Samaria. Uma das pessoas que ouviu, creu e seguiu a Filipe foi Simão, um morador local muito conhecido por todos. Quando os apóstolos ficaram sabendo que a mensagem de Deus foi anunciada em Samaria, mandaram Pedro e João para lá. Simão ficou admirado ao ver como Deus usava Pedro e João e também queria ser usado por Deus, comprando o que ele achava ser um poder: “Quero que vocês me deem também esse poder. Assim, quando eu puser as mãos sobre alguém, essa pessoa receberá o Espírito Santo” (v.19). Pedro responde “Que Deus mande você e o seu dinheiro para o inferno! Você pensa que pode conseguir com dinheiro o dom de Deus? Você não tem direito de tomar parte no nosso trabalho porque o seu coração não é honesto diante de Deus. Arrependa-se [...] e peça ao Senhor que o perdoe por essa má intenção” (v.20-22). Nos versículos seguintes Simão demonstra arrependimento.
Podemos ver como Simão foi imaturo e ansioso diante dessa situação, ele sempre foi muito conhecido por sua comunidade e naquele momento ele não era mais a estrela, diante disso ele achou que poderia comprar um dom de Deus e a resposta foi imediata e dura.
===========================================
Quinta-feira, 29 de junho de 2017 - Um ato de fé - Atos 8:37 (PDF)
Quando buscamos o amor de Deus e assim declaramos que Ele é o autor da nossa vida, Ele simplesmente se alegra e passa viver junto de nós. Para isso precisamos abrir mão do nosso "eu", confessar nossos pecados, se arrepender, ouvir o que Deus tem para nós e crer que Ele é poderoso. Através desses passos todos tem a oportunidade de renascer para Cristo, é imergir nessas palavras e ter uma vida com Deus verdadeiramente. Em Atos 8:36,37, lê-se: "O funcionário disse: ‘Olhe, aqui há água. O que me impede de ser batizado?’ Filipe respondeu: ‘Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode’. E o funcionário disse: ‘Sim, eu creio que Jesus Cristo é o filho de Deus’"
============================================
Sexta-feira, 30 de junho de 2017 - Conversão - Atos 9:1-9 (PDF)
Um dos grandes exemplos de conversão que temos é do apóstolo Paulo. Ele foi um ferrenho perseguidor de cristãos até que, em uma viagem a Damasco, disposto a levar presos todos os cristãos que encontrasse, foi cercado por um resplendor de luz. Saulo caiu por terra e ele e seus companheiros de viagem ouviram a voz de Jesus, que perguntou porque Saulo o perseguia. Nesse mesmo instante, "ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça?" Atos 9:6. Logo depois de receber as instruções de Jesus, ficou 3 dias sem ver qualquer outra pessoa. Assim também nós devemos agir: ao ver o poder de Jesus, devemos perguntar o que Ele quer de nós e obedecer sem ver as outras pessoas, isto é, sem receber influências externas e sem se importar com o que as pessoas vão dizer. O processo de conversão envolve trocar a direção dada pelo mundo pelas orientações dadas por Jesus, e isto não é fácil.
===========================================
Sábado, 1 de julho de 2017 - Obediência - Atos 9:10 (PDF)

Um bom exemplo a ser seguido na vida cristã é o de Ananias: um exemplo de obediência. Ele recebeu uma ordem bem difícil de executar: ir até onde estava um grande perseguidor de cristãos e fazer com que ele enxergasse. Ananias teve medo de ser perseguido por Saulo, provavelmente teve medo de não ser capaz de fazer com que Saulo voltasse a enxergar, mesmo tendo recebido a ordem de Deus... Enfim, teve boas razões para fraquejar; mesmo assim, obedeceu. Na nossa vida, vamos passar por várias situações que nos causam hesitação. Muitas vezes vamos fraquejar e muitas vezes vamos falhar. É muito difícil ter fé suficiente para basear nossa vida nos ensinamentos de Jesus, porque às vezes isso nos é desfavorável num primeiro momento. Mas seguir a vontade de Deus é o caminho para a salvação, então não podemos nos prender ao momento presente. Quando Deus chamar, responda prontamente. Faça como Ananias: “Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias! " "Eis-me aqui, Senhor", respondeu ele” Atos 9:10.