quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Devocionais para o período de 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019






Domingo, 27 de janeiro de 2019 - Salmos 107:28,29 - Deus reduz a aflição (PDF)
Nosso Deus é capaz de tudo; tudo, em seu nome, é possível. É ele quem move céus e terras e que opera milagres, mas tudo isso só pode ser possível através da fé. A Fé é o meio em que as coisas acontecem. Quando reconhecemos que nós não podemos, mas Ele pode, damos um passo ao encontro do nosso milagre. Se repararmos um pouco mais no versículo, diz que além de crer, eles clamaram. Pedir é tão importante quanto crer. Jesus não invade nosso coração, ele bate à porta e é nossa opção abrir ou não. Mesmo ele sabendo do que precisamos, não nos dá se não pedirmos. Então não é somente crer, é também clamar e esperar, que Deus fará da sua aflição um lugar de bonança e paz, assim como fez com os que se encontravam no barco. Transformando esse mar de problemas e dificuldades em um mar tranquilo e sereno.
"Na sua aflição clamaram ao Senhor, e ele os tirou da atribuição em que se encontravam. Reduziu a tempestade à uma brisa e sereno as ondas" Salmos 107:28,29.
= = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 28 de janeiro de 2019 - Humildade - Lucas 9:48 (PDF)
Na época de Jesus, podíamos ver claramente ciúmes, inveja e despeito dos fariseus porque Jesus estava mostrando o lado de Deus, um lado onde eles não conseguiam enxergar. Eles não enxergavam mais o amor, porém julgavam todos debaixo de uma lei rígida e sem amor nenhum. Em Mateus 18, os discípulos estavam discutindo sobre qual deles seria o mais importante no Reino de Céu. Então Jesus contou que o segredo da grandeza era ser humilde, assim como uma criança.  E nos dias de hoje? Será que mudou alguma coisa? Existe um espírito da competitividade nos seres humanos, do egoísmo, do egocentrismo, seja no trabalho, estudos, família, sempre um quer ser melhor do outro. Precisamos agir humildemente assim como Jesus foi, devemos resgatar em nossos corações a pureza de uma criança, Porque mesmo Jesus, usando uma criança como exemplo, o que ele quis dizer é que o nosso coração deve ser como o de uma criança, um coração humilde. “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante” Lucas 9: 48. 
= = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 29 de janeiro de 2019 - Fé: o caminho para a salvação - Romanos 3:26a (PDF)
O ser humano, criado para ser perfeito, tornou-se imperfeito fazendo o que Deus pediu para não fazer e, desde então, vivemos uma luta diária contra o pecado e contra as tentações. Por conhecermos o bem e o mal, hoje temos o livre arbítrio para escolher em qual caminho iremos caminhar. Nenhuma obra nossa nos torna dignos da misericórdia de Deus, e sim Crer em Cristo (Efésios 2:8-9). A fé n’Ele nos permite sermos salvos pois, pela Fé em Jesus, fazer a vontade de Deus e seguir os caminhos e exemplos que Cristo nos deixou se torna uma busca diária para o perdão dos nossos pecados e redenção. Em Romanos 3:26 diz: “Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo”. Jesus é o caminho, é a verdade, é a vida. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6. Ele é o único caminho para o Pai.
= = = = = = = = = = = = =
Quarta Feira, 30 de janeiro de 2019 - Acredito, ou Digo que Acredito? - Romanos 4:7,8 (PDF)
Há quem afirme que: “Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o Senhor não acusa de cometer pecado!” Romanos 4:7,8
Este mesmo acreditando que Deus não é para todos, que ele aceita somente aquele que diz que crê, o que eleva sua palavra, aquele que faz sacrifícios em seu nome e abdica de coisas supérfluas por ele.
O senhor está aqui entre nós para salvar e exaltar aqueles que fazem a circuncisão, a circuncisão do coração como cita o apóstolo Paulo (Romanos 2:29), aquele que não faz por status ou mídia, e sim com devoção e amor por aquele que salva, ama e perdoa seus filhos que nele creem de verdade.
= = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 31 de janeiro de 2019 - Romanos 4:25 - Jesus foi entregue por nós (PDF)
É tão incrível pensar como Deus mostra seu amor por nós, e o seu maior exemplo foi enviar seu filho ao mundo para morrer por nossos pecados. Que amor é esse? Quem daria a sua vida? E mesmo que falhemos, mesmo que erremos, Ele continua tendo misericórdia de nós. Ele nos aceita, mesmo sabendo que vamos cometer erros. Que possamos refletir sobre a quem queremos agradar ou com quem queremos estar juntos! Que possamos viver uma vida de comunhão, uma vida com Jesus. Sabendo que vamos sair muitas vezes dos seus trilhos, porém, tendo ajuda dEle sempre! Em Romanos diz: “[...] por nossos pecados [Jesus] foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” Romanos 4:25.
= = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019 - Reconciliados por Jesus - Romanos 5:1-11 (PDF)
Não é normal gostar de problemas e dificuldades. Geralmente, essas palavras são sinônimas. Mas, da mesma maneira que nos exercícios físicos, nossa mente e nosso espírito melhoram quando enfrentamos dificuldades. "No pain, no gain" e "Mar calmo não faz bom marinheiro" são ditados muito comuns. Talvez Deus simplesmente permita que passemos por dificuldades, talvez os nossos problemas sejam mesmo parte do plano de Deus para nós, para que possamos ter momentos de fortalecimento e momentos de pôr à prova tudo o que foi aprendido e conquistado. De qualquer modo, sempre que temos um problema, fazemos o possível para resolvê-lo. Mas nem toda solução é válida... É muito importante refletirmos se a solução que imaginamos é aceitável, do ponto de vista de Jesus. A "solução" do seu problema vai causar o sofrimento de outros? Então não é uma boa solução. Nós devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Jesus sofreu e morreu pelos nossos problemas! Assim, devemos viver pelo exemplo dele. De acordo com a Bíblia: “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!” Romanos 5:10.
= = = = = = = = = = = = =
Sábado, 2 de fevereiro de 2019 - Morte e vida com Jesus Cristo - Romanos 5:12-21 (PDF)
Existe dentro de cada um de nós o bem e o mal, o pecado e a graça. Desde o momento em que Adão desobedeceu ao pedido de Deus comendo do fruto proibido, toda humanidade pagou por seu pecado.  Porém, Jesus veio para nos salvar, nos libertar, sacrificando-se por nós pecadores. Conforme está na Bíblia: “Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” Romanos 5:21.