sábado, 19 de agosto de 2023

Devocional do período de 20 a 26 de Agosto

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 20 de Agosto de 2023 - Salmos 78: 52-55 – Lições - PDF

"Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho. E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos. E os trouxe até ao termo do seu santuário, até esse monte que a sua destra adquiriu. E expulsou os gentios de diante deles, e lhes dividiu uma herança por linha, e fez habitar em suas tendas as tribos de Israel" (Salmos 78: 52-55)

Este salmo relata o quanto as vezes escolhemos e fazemos coisas erradas para com o nosso Deus, assim devemos reconhecer e nos aproximar mais dele.

 

Segunda - feira, 21 de Agosto de 2023 - Mateus 11: 28 - Descansa no Senhor - PDF

“Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11: 28)

O Senhor quer nos ajudar, nos dar conforto e amparo, então que passemos a entender e reconhecer os momentos que é preciso dar um tempo e descansar.

 

Terça - feira, 22 de Agosto de 2023 - Mateus 12: 7 - A vida vale mais - PDF

"Se compreendêsseis o sentido destas palavras: Quero a misericórdia e não o sacrifício... não condenaríeis os inocentes." (Mateus 12: 7)

Jesus não veio para desfazer as leis, elas existem e devem ser cumpridas, mas vale a lei mais do que a vida? Jesus veio portanto melhorar a compreensão da lei, afinal Ele é a própria lei, de fato muita coisa desagrada a Deus, mas dentre elas, tantos sacrifícios em vão, tantas obras de benefícios próprios, tantas falsas boas ações distorcidas. Pratiquemos a misericórdia, uma fé com obras, verdadeiras e profundas regadas de amor, não necessariamente grandiosas, mas cheias de caridade, fraternidade, compreensão, assim cumpriremos retamente a lei de Deus.

 

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023 – Mateus 12: 18 – Seja servo de Deus! - PDF

“Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.” (Mateus 12: 18)

Jesus não veio a este mundo com o propósito de criar revolução e sim para servir e entregar sua vida por nós. Jesus era um filho obediente e o plano divino foi posto em prática. Assim como ele fez, devemos ser servos de Deus. Cada um veio a este mundo com um propósito ou uma missão. Nós fomos escolhidos por Deus com a gloriosa missão comum de servir ao próximo.

 

Quinta - feira, 24 de Agosto de 2023 - Mateus 12: 34-35 - O poder da palavra - PDF

"[...] A boca fala daquilo de que o coração está cheio. Quem é bom faz sair coisas boas do seu tesouro, que é bom. Mas, quem é mau faz sair coisas más de seu tesouro que é mau.'" (Mateus 12: 34-35)

Somos filhos de Deus, devemos falar, pensar e agir de maneira boa, pois assim, quer dizer que nossa mente, coração e alma, são bons. Cuidado ao pôr para fora qualquer palavra, pois trata-se do que tem dentro de nós mesmos. Coisas boas, frutos bons, coisas ruins, frutos ruins.


Sexta- feira, 25 de Agosto de 2023 - Romanos 11: 30-31 - Misericórdia e perdão - PDF

"Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada."  (Romanos 11: 30-31)

As palavras do Senhor Jesus nos mostram o caminho prático para entender o perdão e a misericórdia para com o nosso próximo, mesmo que por muitas vezes tenhamos sido ferido por ele. Ser capaz de reconhecer a misericórdia, é ser capaz de ter Jesus Cristo em nosso coração, pois somente assim, seremos perdoados com a misericórdia do outro, quando entendermos que para ser perdoado eu preciso perdoar primeiro. Viva o amor de Deus, por meio do perdão e da misericórdia.

Sábado, 26 de Agosto de 2023 -  Mateus 12: 49-50 - Família de Jesus - PDF

"Então apontou para os seus discípulos e disse: 'Vejam. Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu pai que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.’" (Mateus 12: 49-50)

Jesus fez-se um de nós para nos dar a conhecer o seu Pai e nos ensinar que o seu Pai é nosso pai. A sua vida foi sempre conduzida pelo desejo de fazer a vontade do Pai. Nesse texto Ele também nos mostra que somos verdadeiramente a sua família. E nós, reconhecemos Jesus como nossa família?