quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Devocionais para o período de 22 a 28 de setembro de 2019






Domingo, 22 de setembro de 2019 - Salmos 78:56 - A História Que Ensina O Presente (PDF)
Você com certeza já ouviu que devemos sempre aprender com os nossos erros e tentar não repeti-los. Se queremos resultados diferentes, precisamos ter atitudes diferentes. O estudo da história é uma das melhores maneiras de aprender como devemos proceder diante de algumas situações, incluindo contextos espirituais. Uma grande parte da Bíblia conta histórias de interação do homem com Deus e aprendemos boas lições de servos obedientes e condutas erradas de rebeldes. O Salmo 78 cita a história de Israel onde o povo, diante de tantos sinais de Deus, tinha todos os motivos para crer e confiar Nele e mesmo assim reclamou e desrespeitou aquele que o protegia. “[...] eles puseram Deus à prova e foram rebeldes contra o Altíssimo; não obedeceram aos seus testemunhos” Salmo 78:56. Deus os castigou severamente, mas sua ira não foi permanente, pois sempre livrou o povo dos seus inimigos. Precisamos refletir e aprender lições importantes sobre o nosso relacionamento com Deus e repassar isso de geração em geração. Esses registros da Bíblia servem para nos ajudar na luta contra o pecado.
= = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 23 de setembro de 2019 - Mateus 17:20 - A fé tem poder! (PDF)
A cada dia torna-se mais essencial que vivamos pela fé. Há ocasiões em que precisamos do tipo de fé que faz diferença entre sucesso e fracasso, vitória e derrota, vida e morte. Por isso devemos orar continuamente pedindo mais fé, para poder viver mais convicto das coisas de Deus. A fé é aquilo que não vemos, porém, sabemos do poder que ela tem sobre as nossas vidas e Deus sabe muito bem o que precisamos. Temos muitos pedidos pra Deus, mais em que momento oramos com fé? Em que momento realmente depositamos todo o nosso querer? A oração feita com fé tem poder! E Mateus 17:20 diz: “(...)Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Saia daqui e vá para lá’, e ele iria (...).
= = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 24 de setembro de 2019 - Hebreus 10:24 - Semear, Colher e Escolher (PDF)
Tudo que semeamos, colhemos; essa é a lei do retorno. Se queremos ser amados, precisamos amar. “Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.” (João 15:17); se queremos atenção, precisamos ser atenciosos com os que nos cercam: “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” Hebreus 10:24.
Joias não nascem prontas; elas são trabalhadas, são transformadas e lapidadas, assim como tudo que definimos como perfeito. Deus quer nos criou para que fôssemos perfeitos como Ele é perfeito - “[...] sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.” Mateus 5:48. Para que isso aconteça, precisamos estar o mais próximos de Deus e de sua vontade. Que durante este dia, esta semana, decidamos a cada momento estar mais perto do que Ele quer para nós.
= = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 25 de setembro de 2019 - Jó 31:28,29 - Cuidado com o que te alegra (PDF)
Vivemos dias difíceis, onde o amor tem esfriado e está cada vez mais comum pessoas comemorarem a desgraça dos outros, ou buscarem fazer mal aos outros; vemos isso em canções, filmes, séries e novelas, onde a humilhação, derrota, desgraça do próximo são objetos de satisfação.
Jó nos ensina que alegrar-se com a desgraça alheia é desonrar a Deus, pois somente Deus pode julgar e castigar. Em Jó 31:28,29 (ACF) está escrito: “[...] isto seria delito à punição de juízes; pois assim negaria a Deus que está lá em cima. Se a desgraça do meu inimigo me alegrou, ou se os problemas que teve me deram prazer" ou em outra tradução “[...] seriam pecados merecedores de condenação, pois eu teria sido infiel a Deus, que está nas alturas. ‘Se a desgraça do meu inimigo me alegrou, ou se os problemas que teve me deram prazer” (NVI). Na leitura deste capítulo, podemos ver Jó tratando de alguns pecados específicos e, como podemos perceber, ele diz que estaria cometendo algo digno de condenação e estaria sendo infiel a Deus, se ele se alegrasse ou desejasse o mal do seu irmão.
Jó nos dá uma grande lição. Afinal ele, sendo rico, diz que estaria pecando se não ajudasse os necessitados, o que nos leva a refletir sobre nossas ações hoje, onde só pensamos em nosso umbigo; e também que estamos pecando quando desejamos o mal do nosso inimigo.
Portando não importa o que a pessoa fez para você, não se alegre com a dor do próximo. Pelo contrário, ore e estenda as mãos. “... amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês” Mateus 5:44.
= = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 26 de setembro de 2019 - Mateus 18:15 - Servir e ajudar (PDF)
Servir ao próximo é, antes de tudo, devolver a Deus tudo aquilo que temos recebido dele. É uma maneira de multiplicar os nossos talentos. É a certeza de estarmos contribuindo com a vida de alguém. Muitas pessoas necessitam da nossa ajuda, ajuda para melhorar em alguns quesitos, ajuda para ver o que estão fazendo de errado para poder melhorar e assim por diante. Servir o próximo deve estar em nossas metas de vida. Em Mateus 18:15 está escrito: "Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão."
= = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 27 de setembro de 2019 - Mateus 18:21-22 - Perdoe sem cessar (PDF)
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: ‘Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?’ Jesus lhe disse: ‘Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete’.” Mateus 18:21-22
Várias vezes por dia, e para diversas pessoas, sentimos a necessidade de pedir perdão. Isto acontece, principalmente, quando nossas atitudes magoam quem amamos ou quando vemos nos rostos destas mesmas pessoas a tristeza que causamos a elas. Esse pedido de perdão nem sempre é tão simples, principalmente se temos o orgulho latente em nós e não queremos reconhecer nosso erro. Quando as pessoas magoadas não são as que amamos, esta atitude de humildade torna-se ainda mais difícil. Mas, apesar de tudo, saiba que perdoar é uma decisão. Neste ensinamento de Jesus, aprendemos que devemos perdoar “setenta vezes sete”. Mas, então, o que é o perdão? Ele não é um sentimento, não é “esquecer-se de tudo”, não é ter uma “amnésia”! Se alguém o ofender, perdoe-lhe nesse mesmo instante. Não deixe passar um dia sem perdoar. Por quê? Porque estará dando lugar ao diabo que virá até você com pensamentos errados sobre aquela pessoa. E, à medida que o tempo passar, o rancor começará a brotar do seu coração e a sua comunhão com Deus ficará cortada.
Quando Jesus ensinou que devemos perdoar “setenta vezes sete”, estava dizendo que, se for necessário, devemos perdoar 490 vezes por dia, isto é, perdoar sempre, sem esmorecer, porque é assim que Deus faz também. Portanto, trate de tomar uma decisão. É preciso perdoar hoje, aqui e agora.
= = = = = = = = = = = = = =
Sábado 28 de setembro de 2019 - 2 Coríntios 4:16 - Vivendo Pela fé (PDF)
“Alguns fariseus chegaram perto dele e, querendo conseguir alguma prova contra ele, perguntaram: ‘Será que pela nossa Lei um homem pode, por qualquer motivo, mandar a sua esposa embora?’” Mateus 19:3.
Os fariseus desejavam surpreender Jesus em algo que pudesse representar uma ofensa a lei de Moisés. Os casos matrimoniais eram muitos e, às vezes, absurdos. Isto era assim não pela a lei de Deus, mas pelas ofensas e necessidades dos homens, e pelo fato de que as pessoas frequentemente resolverem o que querem fazer antes de pedir conselho. Nos versículos 4 e 5 Jesus perguntou se não haviam lido o relato da criação, e o primeiro exemplo de matrimônio. Desse modo, advertiu que todos esses comentários provinham do mal. A melhor condição para nós, que devemos escolher e manter em forma coerente do que é melhor para nossa vida, é nos prepararmos e preservarmos melhor para o reino do céu.
Quando realmente se abraçam os ensinamentos de Deus, eles nos tornam bons pais e amigos fiéis de todos, nos ensinam a levar a carga e a suportar as enfermidades daqueles com quem estamos relacionados, a considerar a paz e a felicidade deles mais do que as nossas próprias. É normal para os que não acreditam nisso serem reprimidos por leis, para que não destruam a paz da sociedade. Aprendamos que o matrimônio deve ser assumido com grande seriedade e com fortes orações.
Porque Deus nos ensinou em 2 Coríntios 4:16: "[...] nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia."