sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Devocional do período de 15 a 21 de Janeiro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 15 de Janeiro de 2023 – Tiago 4: 13-17 – Cuidado com a Autossuficiência - PDF

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:13-17).

Não há nada de errado fazer planos, Deus é o nosso criador e não só planejou o nosso ser, mas também a nossa história, agir sem consultá-lo antes é loucura, pois somos limitados quanto à visão global da nossa vida e das outras pessoas que de alguma forma serão afetadas por nossas ações.

 

Segunda - feira, 16 de Janeiro de 2023 -  Genesis 7:1 - Justo e Verdadeiro - PDF

"Então o Senhor disse a Noé: "Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração." (Gênesis 7:1)

Deus deu uma missão a Noé, e o mesmo a cumpriu, mas Deus não apenas o recompensou por ter cumprido aquilo que foi pedido a ele, mas sim porque as intenções de seu coração eram verdadeiras em fazer a vontade de Deus. Será que nossas atitudes e ações tem agradado a Deus?

 

Terça - feira, 17 de Janeiro de 2023 - Romanos 12: 1-2 - Sejam Diferentes - PDF

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1,2)

Não sejamos conformados com este mundo, nós não somos daqui, pertencemos aos céus ao lado de Cristo, as coisas do mundo que tentam nos empurrar como "normal" ou comuns, assim fazem que para que nos afastemos do amor de Deus, busquemos mais, busquemos ser mais do que isso, dar a vida por Cristo, isto é, viver as suas verdades e vontades, caminhar rumo a santidade, abrindo mão dos falsos prazeres do mundo, e abraçando a cruz junto ao Cristo.

 

Quarta-feira, 18 de janeiro de 2023- Gênesis 8:4-5 – Propósito de vida! - PDF

“E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate. E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes”. (Gênesis 8:4,5)

Quando falamos em propósito vida, estamos falando também em missão de vida, e Noé tinha uma missão que foi enviada pelo Senhor Deus, e ele tomou isso confiando e acreditando, mesmo sabendo dos riscos e que iria vir o diluvio, mas após anos de dedicação e construção da arca, a tempestade veio, mas, o seu propósito era maio e sua missão foi concluída. Com isso veio a receber a recompensa divina, pois acreditou no Pai e não desistiu do seu propósito.

 

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 - Lucas 6: 30-31 - Doação - PDF

"Dá a quem te pedir, e se alguém tirar do que é teu, não peças de volta. Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo." (Lucas 6: 30-31)

Essa passagem traz a tona um ditado muito popular e atual, "não fazer o que eu não queria que fizessem comigo". Trata-se de empatia, compaixão e amor, precisamos disso todos os dias, e em todas as situações, e é importante dizer que agindo assim, estaremos agradando a Deus e fazendo uma das suas vontades para seus filhos.

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2023 -  Gênesis 9: 16-17 - Aliança - PDF

“Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra".  Concluindo, disse Deus a Noé: "Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra". (Genesis 9: 16-17)

Essa história relata o momento em que, diante de todo mal que crescia entre os seres humanos, Deus manda o dilúvio sobre a face da Terra. Apesar disso, Deus, como sempre, foi bondoso, teve misericórdia e enxergou em Noé a pessoa que simboliza uma aliança pela salvação da humanidade.

Sábado, 21 de Janeiro de 2023 - Romanos 8: 38 -39 - Amor de Deus - PDF

"Pois eu tenho certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida: nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais, nem o presente, nem o futuro, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo, o nosso Senhor." (Romanos 8: 38-39)

Deus nos amou tanto, a ponto de nos enviar seu único filho, afim de que pudéssemos sentir o teu amor através de Cristo.