quinta-feira, 4 de abril de 2019

Devocionais para o período de 7 a 13 de abril de 2019




Domingo, 7 de abril de 2019 - Salmos 69:15 - CLAME AO SENHOR (PDF)
Muitas vezes os problemas e as atribulações vêm sobre nós como ondas que nos encobrem e avalanches que nos levam, desestabilizando e bagunçando nossa vida. Outras vezes, parece que o problema não tem fim, que não há resolução, porém, o Senhor é Deus de milagres, que opera o impossível para te ver vencedor. Para Ele não há barreiras ou muralhas, nosso Deus é o Senhor dos exércitos e sob ele todo o joelho se dobrará, porém, o Senhor não entra sem ser convidado. Ele entende nossa necessidade e respeita nosso livre arbítrio. Você pode tentar passar por tudo sozinho, mas com Cristo é muito melhor. Se não pedirmos, Ele continua com seus olhos de piedade voltado para nós e com seus braços de amor dispostos a nos ajudar, aguardando nosso momento de compreender nossas fraquezas e reconhecer nossa pequenez diante das situações. Quando pedimos, o Senhor intervém por nós nos ajudando a vencer e revigorando nossas forças, nos fazendo transbordar, então não hesite em clamar como o salmista em Salmos 69:15: “Não permitas que as correntezas me arrastem, nem que as profundezas me engulam, nem que a cova feche sobre mim a sua boca!” Salmos 69:15.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 8 de abril de 2019 - João 5:24,25 - Jesus, Fazei nosso coração semelhante ao vosso (PDF)
Deus sabe de todas as coisas e, antes mesmo de decidirmos algo em nossa vida, Ele já determinou e sabe de tudo que vai acontecer. Que possamos ter o coração e a atitude semelhantes aos de Jesus. Que possamos acreditar e confiar nas decisões de nosso Pai, entregar de coração tudo que temos, tudo que somos e todos os nossos sentimentos. Que sejamos, em muitas outras situações, semelhantes a Jesus, e possamos ver a verdadeira intenção das pessoas. Que não levantemos falsos julgamentos e pratiquemos a justiça dos homens. "Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão” João 5:24-25. Pois tudo que fizermos nesse mundo será lembrado, e que possamos ser lembrados por estender o reino de Deus aonde quer que estivermos.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 9 de abril de 2019 - Salmos 18:1,2 - Que amor é esse? (PDF)
Em Salmos 18, os versículos 1 e 2 dizem: “Ó Senhor Deus, como eu te amo! Tu és a minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro.” Será que hoje podemos declarar que amamos ao nosso Senhor a partir do que temos vivido e experimentado de nosso relacionamento com Ele? Essas palavras foram ditas por Davi a partir de um relacionamento de intimidade com o nosso Senhor. Davi entendeu que deveria amar a Deus por conta de ser esse o primeiro passo primordial para servi-lo. Esse amor veio por conta das infinitas misericórdias repartidas com o salmista da parte de Deus. As palavras contidas no versículo 2 com certeza são expressões de experiências vividas nesse relacionamento.
Essa é a lição que devemos tirar desse versículo: se compreendermos as misericórdias de Deus para conosco ao enviar o seu Filho amado para nos resgatar, iremos amá-lo, porque Ele nos amou primeiro (1 João. 4:19). A partir desse relacionamento de entrega, iremos vivenciar o Senhor como nossa força em momentos de fraqueza, proteção diante das tentações do inimigo vindas deste mundo, rocha e força infalíveis que nos mantêm seguros e nos dá alicerce. Além de vivermos tudo isso, entenderemos assim que a força da nossa salvação depende somente Dele. Entregue-se a esse Deus com gratidão pelos seus feitos e promessas eternas.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 10 de abril de 2019 - Jeremias 17:7 - Confie em Deus (PDF)
Confie em Deus em cada detalhe da sua vida. Nada acontece por acaso, no reino de Deus. Em vez de tentar analisar a complexidade desse padrão, direcione sua energia para ter fé em Deus e agradecer. Nada é desperdiçado quando você caminha ao lado de Deus. Até mesmo seus erros e pecados podem se transformar em algo bom por meio da graça transformadora de Deus. Ele sacrificou seu próprio filho por você, portanto pode confiar nele em cada aspecto da sua vida. Segundo a Bíblia: "[...] bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está" Jeremias 17:7.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 11 de abril de 2019 - Filipenses 3:12 - Nosso prêmio sempre será Cristo (PDF)
Lutamos sempre para conseguir nossos objetivos. Estamos sempre em busca de alguma coisa e desejamos ter a vitória. Mas, durante o percurso, será que estamos aproveitando a experiência? Será que estamos vivendo cada momento desse percurso? Precisamos pensar que é de extrema importância que ele seja vivido, intenso e pensar que todo esse momento vai ser para crescimento com o nosso Deus. Nosso prêmio sempre será Cristo. Em filipenses diz: "Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus” Filipenses 3:12.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 12 de abril de 2019 - Josué 1:8 - Coerência e Obediência (PDF)
Dizem que estamos passando por um período de inversão de valores, mas isso não é novidade. Na história da humanidade e de cada indivíduo é comum encontrarmos episódios em que as coisas não eram o que pareciam. Um dos exemplos mais famosos é aquele em que Judas se aproxima de Jesus e usa um beijo para sinalizar quem era o "chefe dos rebeldes", embora Ele fosse bem conhecido de todos. Ele mesmo mencionou que todos os dias estava ensinando no templo, e não foram até lá prendê-lo. Um beijo, normalmente relacionado ao amor, foi usado para trair. Um homem que ensinava às claras, em lugar certo, foi emboscado à noite, como se fosse um bandido, e foi morto, enquanto um verdadeiro bandido era posto em liberdade como parte de uma festa... Os seres humanos apresentam comportamentos muito contraditórios. Mas isso é uma oportunidade de pensarmos a respeito de nossas próprias ações, já que não podemos controlar as ações dos outros. O que temos feito de maneira incoerente com o que dizemos e queremos? Está chegando a Páscoa, o momento mais importante do cristianismo. É hora de aprofundarmos a reflexão sobre nossas ações e de agirmos como a Bíblia ensina: "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido" Josué 1:8.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 13 de abril de 2019 - Mateus 26:59 - Ore por seus inimigos (PDF)
“Enquanto isso, os príncipes dos sacerdotes e todo o conselho procuravam um falso testemunho contra Jesus, a fim de o levarem a morte” Mateus 26:59.
Jesus Cristo morreu crucificado e sofreu na cruz por nós, a fim de nos salvar de todos os pecados. O Senhor perdoou até mesmo aqueles que estavam o crucificando. Ele nos pede que perdoemos e amemos nossos irmãos. Tarefa difícil, pois o ser humano é complexo e tão cheio de falhas...
Devemos pensar na quantidade de vezes em que falhamos e o pai nos perdoou, se merecemos ser amados todos os dias e se o amamos como ele nos ama.
Ele não nos pede a perfeição, mas pede que nos esforcemos para tornar esse mundo um pouco melhor. Pede compaixão, pois não sabemos o que se passa na vida e no coração do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário