quarta-feira, 27 de março de 2019

Devocionais para o período de 31 de março a 6 de abril de 2019






Domingo, 31 de março de 2019 - Salmos 84:3 - ONDE É BOM ESTAR? (PDF)
“É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar no portão de entrada da casa do meu Deus do que morar nas casas dos maus” Salmos 84:3.
Desde o princípio, Deus nos concedeu o livre arbítrio, o que nos deixa livre para fazermos todas as escolhas de nossas vidas; porém, sempre ressaltando que em cada escolha há uma renúncia, cada escolha tem uma consequência que pode ser positiva ou negativa.
Escolher estar na presença de Deus nem sempre é fácil. O mundo nos oferece muito para nos desviarmos da sua presença e, mesmo tendo consciência da escolha certa, muitas vezes erramos. Isso é normal porque somos fracos, somos pecadores, porém precisamos estar dispostos a nos reencontrar com ele novamente. Querer isso é o mais importante.
= = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 01 de abril de 2019 - Tiago 1:2-4 - Persevere no caminho do Senhor (PDF)
Temos dificuldades em nossa vida, principalmente quando traçamos um caminho com Deus. Podemos tirar como exemplo Davi, que tenta a todo momento seguir os ensinamentos do Senhor, mas como nós, encontra dificuldades em suas decisões. “De que me adiantou proteger a propriedade desse homem aqui no deserto? Nós não roubamos nada que era dele, e é assim que ele me paga a ajuda que lhe dei? Que Deus me castigue se eu não matar até o último daqueles homens antes do amanhecer!” (1 Samuel 25: 21-22). Muitas vezes nos perguntamos o “porque” das coisas, questionamos o que Deus já determinou e já nos respondeu. Quando um aborrecimento parece ter terminado, não devemos ficar despreocupados, uma tempestade pode surgir de algum outro ponto, como acontece com Davi. Mas o importante e mantermos nosso coração em Deus e sermos perseverantes em seu caminho. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma” (Tiago 1:2-4).
= = = = = = = = =  = = = = =
Terça-feira, 2 de abril de 2019 - Filipenses 4:12,13 - O pior já passou (PDF)
O Apóstolo Paulo é um exemplo de devoção, abnegação e fé para nós cristãos. Ele passou inúmeras dificuldades no ministério, e seu testemunho aos Filipenses é: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece” Filipenses 4:12,13.
O que ele está dizendo é que quando descansamos em Jesus, pode vir o que vier, estamos fortificados em Jesus, pois a obra da morte e ressurreição de Jesus cobriu toda dor que sofreríamos eternamente. Logo, essas dores passageiras, tribulações e provações se tornam um fardo leve de se carregar (Mateus 11:28), se fixarmos nossos olhos na eternidade. Jesus não disse que seria fácil. Pelo contrário ele alerta que vamos sofrer, porém ele afirma que Ele venceu o mundo e que estará conosco sempre em qualquer lugar e em qualquer situação. (João 16:33 /Mateus 28:20)
Hoje, nosso convite é: descanse em Jesus, pois o pior já passou.
Adaptado do texto - Propósito Cristão
= = = = = = = = =  = = = = =
Quarta-feira, 3 de abril de 2019 - Hebreus 11:1 - A fé que nos torna melhor (PDF)
“[...] a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)
Em 1 Samuel 28, conta-se a história de Saul, rei sucessor de Samuel que havia morrido. Em uma de suas viagens, avistou um exército inimigo. Pediu a ajuda de Deus, porém não obteve resposta de imediato e perdeu a esperança. Surgiu então Samuel, e disse que tudo o que ele havia feito ia cair por terra, e sua devoção fraca por Deus causaria consequências em sua vida. Essa pequena história é uma reflexão sobre a crença e devoção fraca das pessoas, que querem respostas urgentes, no tempo e na hora em que elas precisam, ignorando a paciência, buscando outras formas de tentar alcançar a resposta, para que logo satisfaçam sua necessidade e acalmem sua ansiedade, deixando o tempo correto das coisas para trás.
Nesse momento, podemos perceber o quanto Deus é justo e benevolente em relação a cada ser, dá as lições nos momentos certos, para que caiam, levantem e aprendam com o erro.
= = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 4 de abril de 2019 - Provérbios 16:18 - Vencendo o orgulho (PDF)
Orgulho é o pai de todos os pecados. Tudo na vida de ruim pode nascer através do orgulho. Ele é o pecado original e temos muitos exemplos na bíblia. O orgulho nos desconfigura, faz acharmos que somos alguma que não nós não somos e nos engana de uma tal maneira que ficamos completamente cegos. Essas são suas artimanhas e precisamos saber que a destruição e a queda são precedidos pelo orgulho. Que podemos estar livres e sempre batalhando para nunca sermos marcados por isso. Orgulho nos afasta, orgulho não combina com o plano do Senhor para nós. Em Provérbios diz: "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda" Provérbios 16.18.
= = = = = = = = =  = = = = =
Sexta-feira, 5 de abril de 2019 - Provérbios 13:18 - Acolha a repreensão (PDF)
Vergonha é um sentimento muito desagradável. Um dos sinônimos é desonra. É um sentimento que gostaríamos de passar a vida sem experimentar, mas não é possível. Mas também é um sentimento que pode nos ajudar a melhorar. Basta pensarmos, antes de agir. Qualquer coisa que precisemos fazer escondidos, porque teríamos vergonha se alguém descobrisse, provavelmente é melhor não fazer. Inclusive porque sempre há alguém observando: Deus! Como, em geral, somos imediatistas, o sentimento de vergonha se manifesta se há alguém observando. Deveríamos ter a sensação, antes mesmo de lembrar de Deus, que nós mesmos estamos observando. Observamos os nossos pensamentos, ouvimos nossas palavras e vivenciamos nossas ações. Infelizmente, algumas pessoas não têm honra suficiente para perceber quando ela se vai. Na Bíblia há vários casos de vergonha: quando Adão e Eva comeram o fruto proibido, por exemplo. Ou quando Saul se sentiu tão envergonhado de ser pego pelos inimigos que preferiu se jogar sobre a própria espada antes que isso acontecesse. Para evitar esse sentimento devemos exercitar a percepção da presença de Deus continuamente, e ter a humildade de admitir os erros. A Bíblia ensina: "Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso" Provérbios 13:18.
= = = = = = = = =  = = = = =
Sábado, 6 de abril de 2019 - Samuel 1:17-27 - Ore e acredite (PDF)
“Ei aqui o menino por quem orei e o Senhor ouviu o meu pedido” 1 Samuel 1:27.
Ana suplicava por um filho. Ela orou e o Senhor a escutou. No momento certo Deus lhe concedeu a benção de ser mãe. Não podemos perder a fé. Assim como Ana, devemos manter nossos corações junto ao do pai e pedir-lhe que nos acalme e aumente nossa fé. Cristo conhece os sonhos e os desejos de nossos corações. Se o seu pedido for uma graça, no momento certo, quando estiver preparado, a benção irá chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário