sábado, 7 de julho de 2018

Devocionais para o período de 8 a 14 de julho de 2018

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 08 de julho de 2018 - Arrependimento e perdão - Salmos 51:1;10-11 (PDF)
"Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados" (Salmos 51:1). Neste capítulo de salmos, Davi derrama a sua alma na presença de Deus, convencido dos seus pecados, ele pede misericórdia. Por meio do ensino de Cristo, o salmista faz um relato do que o seu coração sente em relação a Deus. Em que, verdadeiramente, se arrependem de seus pecados, não serão envergonhados ao reconhecerem os seus arrependimentos. Em seu arrependimento, sente-se estimulado a esperar que Deus o aceite através de sua graça. Deus ama a verdade no íntimo, Deus olha para isso no pecador que se comunica com ele. Onde houver a verdade, o Senhor dará sabedoria. Os que possuem a Deus como o Deus da sua salvação, serão por ele livres da culpa, pois Deus é a salvação que tira o pecado do mundo. Portanto devemos pedir a ele como Davi disse no versículo 10 e 11: "Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito".
============================================================
Segunda-feira, 09 de julho de 2018 - Água da vida - João 4:13-14a (PDF)
Jesus encontrou uma mulher samaritana que estava vivendo uma vida imoral. Ele ministrou a ela com amor e compaixão e lhe ofereceu uma chance de ser livre dos seus pecados, bebendo a água da vida. Ele sabia que, se a mulher bebesse da água que lhe ofereceu, ela encontraria a purificação. Nós precisamos de Jesus em nossas vidas, pois sozinhos não conseguimos chegar em qualquer lugar, quando o Espírito Santo de Deus é derramado nas nossas vidas Ele nos faz uma reforma, e o arrependimento é a primeira palavra da boa notícia do Reino, é impossível que alguém se volte para Deus sem primeiro dar as costas para o pecado. “Então Jesus disse- Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede” João 4:13–14a.
============================================================
Terça-Feira, 10 de julho de 2018 - Guiados pelo Espírito - João 4:24 (PDF)
Aqueles que adoram a Deus devem ser guiados pelo Espírito como está escrito em João 4:24 "Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adora-lo em espírito e em verdade". O Espírito Santo faz parte da Trindade: Deus, o Pai, Deus, o Filho (Jesus) e Deus o Espírito Santo. O Espírito Santo é enviado para liderar e nos guiar em toda a verdade. Nós somos livres para tomarmos as nossas decisões, porém quando somos guiados e liderados pelo Espírito de Deus com certeza seremos bem-sucedidos em tudo que fizermos.  Crer que Deus está no controle de tudo, ser liderado pelo Espírito e seguirmos os ensinamentos de Jesus nos faz sermos pessoas melhores para nós e para todos que estão ao nosso redor. Para isso precisamos adora-lo em verdade, de todo o nosso coração e estarmos com o coração aberto para as ações do Espírito Santo.
* Baseada no texto de apoio da Bíblia Sagrada -Edição com notas para jovens- NTLH 2013.
============================================================
Quarta-feira, 11 de julho de 2018 - Minha Plantação, meu Trabalho - João 4:32,34 e 36 (PDF)
Certa vez os Discípulos de Jesus preocupados com ele, o ofereceram comida, então Jesus diz: “- Eu tenho para comer uma comida que vocês não conhecem” (v.32) vendo os discípulos confusos, ele complementa: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer” (v.34). Nosso Trabalho aqui na Terra, é sim terminar o trabalho em que Deus nos deu quando nos enviou, com isso devemos diariamente plantar coisas boas e esperar pela nossa colheita, fazendo nosso serviço em sua intenção, tudo no tempo de Deus. Podemos nos perguntar se, verdadeiramente, o que faz diferença é realmente o que plantamos ou a forma e a intenção em que fazemos esse serviço, se temos algum propósito, um objetivo, um sentimento, pois a semente germina de acordo com as condições em que a colocamos, será que a nossa plantação está sendo bem cuidada? E quando ela nascer, dará bons frutos ou lindas flores? Que sempre possamos esperar resultados bons, através de intenções boas e um trabalho cheio de intenções boas. Pois daquilo que plantou, não só você, com certeza, ganhará consequências, seu irmão, seu próximo que está ali do seu lado, será refletido por aquilo que resultou sua intenção, uma sombra de arvore, um fruto, um aroma, um sorriso, um sentimento. "Quem colhe recebe o seu salário, e o resultado do seu trabalho é a vida eterna para as pessoas. E assim tanto o que semeia como o que colhe se alegrarão juntos" João 4:36.

============================================================ 

Quinta-feira, 12 julho de 2018 - O sentido do milagre - João 4:48 (PDF)
Muitas vezes em nossas vidas, acreditamos quando temos certeza ou somente acreditamos quando vemos. A fé se for analisada, ela é acreditar em algo que não se vê ou andar em algum lugar escuro e somente ter a confiança que em algum lugar você chegará. Sabemos que quando as coisas estão complicadas ou somos desafiados pela vida, queremos o milagre e queremos em nosso tempo. E quando o grande milagre chega, entendemos que o Senhor não nos abandonou, paramos para analisar, somos movidos por troca ou barganha? Qual é sentindo do milagre em nossa vida? Deus Ele trabalha muito diferente de nós, seu trabalho é sincero! Ele sabe o momento, o tamanho e se nós precisamos realmente do milagre, porque Ele nos conheceu ao ponto de entregar a vida d'Ele. Reflita! Em João 4:48 diz: "Jesus disse ao funcionário: — Vocês só creem quando veem grandes milagres!".
============================================================
Sexta-feira, 13 de julho de 2018 - Humildade e Obediência - João 5:1-9a (PDF)
Enquanto agimos no mundo material, sempre há alguém com desempenho melhor que o nosso em alguma área. Alguns são mais rápidos, alguns são mais fortes, alguns têm mais resistência etc... Mas no mundo espiritual não é assim. Todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Então, o que diferencia uma pessoa da outra acaba sendo simplesmente à vontade. Mas não só um desejo vago, uma racionalização de que seria bom estar na presença de Jesus, e sim uma vontade genuína de fazer algo para manter essa sensação da presença de Jesus em nossas vidas. Juntamente com essa vontade, uma determinação de fazer o que Jesus ensinou, porque só assim é que podemos fazer uma adoração de verdade. Mas precisamos lembrar que nem sempre receberemos o que pedimos. Nós vamos receber o que é mais adequado de acordo com os planos de Deus para a vida de cada um de nós. Assim, por um lado precisamos nos esforçar para continuarmos na presença de Deus e, por outro lado, precisamos receber com compreensão as coisas que Ele coloca em nossas vidas. Conforme está na Bíblia: "Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria" Tiago 3:13.
============================================================
Sábado, 14 de julho de 2018 - Agradecimento - Colossenses 3:15-16 (PDF)
“E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração" Colossenses 3:15-16. A cima de todas as coisas que fazemos, temos que dar graças a Deus por tudo, pelo irmão que está ao nosso lado, pelas dificuldades, pelas vitorias, por tudo que fazemos. Aqueles que leem a Palavra de Deus diariamente e que adoram ao Senhor com música são pessoas que caminham para uma vitória espiritual. O poder das trevas e o pecado não podem permanecer na vida de um cristão que conhece o poder da Palavra e o poder da adoração.
* Baseada no texto de apoio da Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário