quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Devocionais para o período de 4 a 10 de fevereiro de 2018



Domingo, 4 de fevereiro de 2018 - Os teus mandamentos merecem confiança - Salmos 119:86-88 (PDF)
No Salmo 119, podemos ver o salmista buscando a libertação de seus pecados, de seus inimigos e de seus temores, clamando a Deus dizendo: “Ó Deus, estou aflito, esperando que tu me livres dos meus inimigos; eu ponho a minha esperança na tua palavra. Os meus olhos estão cansados de tanto olhar, esperando o que prometeste, e eu pergunto: ‘Quando vens me consolar?’” (v. 81-82). A espera o enfraqueceu, os olhos falharam ao contemplar a sua esperada salvação. A sua aflição era grande. Quando os olhos falham, a fé não deve duvidar.
Devemos sempre considerar os estatutos de Deus, pois os nossos dias de lamento terminarão. Estes não são senão um momento, quando comparados com a felicidade eterna. Os seus inimigos recorreram à astúcia e à força, para destruí-lo, ao desmerecer a lei de Deus.
Os mandamentos de Deus são guias verdadeiras e fiéis no caminho da paz e da segurança. Podemos esperar melhor ajuda de Deus quando fazemos o bem e sofremos por isto, do mesmo modo que o nosso Mestre fez.
E o salmista nos confirma isto quando relata que “Todos os teus mandamentos merecem confiança. Ajuda-me, pois sou perseguido por mentirosos. Eles quase conseguiram me matar, porém eu não abandono os teus ensinamentos. Por causa do teu amor, livra-me da morte para que eu possa obedecer aos teus mandamentos” (v. 86-88).
Devemos depender da graça de Deus, a fim de ter forças para realizar todas as boas obras. O sinal mais seguro da boa vontade de Deus para conosco é a sua boa obra em nós.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2017 - Amor Cristão - Atos 2:42 (PDF)
O que é amor para você? Às vezes temos uma concepção errada sobre o amor. Antes de dizermos que amamos a Deus ou até mesmo alguma pessoa, precisamos compreender o verdadeiro sentido do amor. Deus nos amou e continua nos amando. Ele demostrou amor por nós quando entregou seu único filho para nossa salvação, e como nós O retribuímos? Será que amamos a Deus como dizemos? Deus nos mostra um amor cristão, amor que não é egoísta, que não é infiel, que não pensa só em conquistas materiais, Devemos ter esse amor que coloca Deus em primeiro lugar nas nossas decisões e permite que Ele entre nos nossos corações para tornamos pessoas cada vez mais apaixonadas pelo Amor de Deus. Em Atos 2:4 lemos: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.”
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça feira 6 de fevereiro de 2018 - Generosidade - Deuteronômio 15:11 (PDF)
Generosidade é a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outra pessoa; comportamento que expressa bondade¹. É uma qualidade muito admirada nas pessoas. Deus desde o princípio foi muito generoso com a humanidade. Se formos analisar a criação d’Ele, podemos ver sua generosidade a todo o momento: no antigo testamento, no novo testamento e na nossa vida hoje. Em Deuteronômio 15:1-11, Moisés fala sobre o perdão de dívidas e orienta sobre a generosidade com os menos favorecidos. No versículo 11 está: “Sempre haverá pobres e necessitados no meio do povo, e por isso eu ordeno a vocês sejam generosos com todos eles.” Cuidar do próximo, prover aquilo que o próximo necessita é uma demonstração de amor, de carinho e muitas vezes não nos custará nada a mais do que já temos. Às vezes podemos esperar por motivos que nos levem a ser generosos. Quando isso acontecer só abra sua Bíblia em João 3:16 lá estará o maior motivo pelo qual devemos ser generosos com todos, todos os dias!
 ¹https://www.dicio.com.br/generosidade/
= = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018 - Descanse em Deus - Romanos 8:28 (PDF)
Aproxime-se de Deus para descansar e rejuvenescer. A jornada tem sido dura e você está exausto. Não se envergonhe do seu cansaço. Ao contrário, perceba nele uma oportunidade para deixar que Deus assuma o controle da sua vida. Lembre-se que “[...] sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano” Romanos 8:28. Aceite que está nesse momento exatamente onde Deus queria que estivesse. Atravesse o dia, um passo de cada vez. Sua principal tarefa é se manter atento a Deus, permitindo que o guie nas várias decisões que deverá tomar ao longo do caminho. Você está no caminho que Deus escolheu, por isso não desista! Tenha Fé em Deus!
Baseado no Livro "Jesus está ao seu lado", de SarahYoung
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018 - Alegria pelas colheitas - Deuteronômio 16:15b (PDF)
Em nossas vidas, vivemos tempo de prova e também tempo de muita vitória. Em meio a essas duas situações, temos que agradecer ao nosso Deus. Essa é uma grande atitude de quem teme ao Senhor. Porém, quando estamos plantando e temos uma ótima colheita, a nossa primeira reação é: ALEGRIA! Sim, ela toma conta de gente e somos movidos por ela. Ainda mais quando essa plantação tem as mãos do Senhor, então multiplicamos esse sentimento de alegria. Essa é uma boa consequência do nosso trabalho. É puramente fruto do nosso esforço, dedicação e empenho. Precisamos valorizar esses momentos que nos trazem tanta felicidade e Deus ama ver os seus filhos alegres, são momentos valiosos. Em Deuteronômio está escrito:  "[...] Fiquem contentes e alegres, pois o Senhor lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem."
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 - Julgamento - Deuteronômio 16:18 (PDF)
Julgar ou não julgar? Podemos julgar? Devemos julgar? Em Mateus 7:1, lemos: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados". Acontece que, cada vez que fazemos uma escolha, fazemos um julgamento. Se você leu até aqui, é porque julgou que valeria a pena (grato pelo seu julgamento!). Ir para a direita ou para a esquerda, estudar ou dormir etc. em cada situação, fazemos vários julgamentos. Como lidar com esse impasse? No livro de Deuteronômio, capítulo 16, lemos: "Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça" (v. 18). Como aplicar este versículo? Podemos considerar que nossos olhos, nossas mãos, nossa boca e nossos ouvidos, por exemplo, são as "cidades" que o Senhor nos deu para governar. Precisamos de oficiais e juízes para cuidarmos bem de tudo o que entra e o que sai: o que ouvimos, o que dizemos, o que fazemos, o que comemos etc. Fazendo boas escolhas, não só seremos mais saudáveis como também estaremos mais próximos de Deus.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 10 de fevereiro de 2018 - Deus nos guia - Salmos 32:8 (PDF)
“Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo” Salmos 32:8.
Devemos confiar em Deus o suficiente para passar bastante tempo ao lado Dele. Às vezes até deixando algumas coisas de lado para que possamos conhecê-lo melhor. Quando você se alimentar com a perspectiva de Deus, você saberá decidir o que é ou não importante, saberá colocar prioridades.
Não caia na armadilha de estar sempre ocupado e sem tempo para Deus, porque algumas coisas materiais às quais damos demasiada atenção podem não ter valor para Ele. Para evitar esforços inúteis, permaneça em comunicação contínua com o Senhor.
Inspirado no livro “Jesus Está Ao Seu Lado” - Sarah Young.

Nenhum comentário:

Postar um comentário