quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Devocionais para o período de 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018



Domingo, 28 de janeiro de 2018 - A ressureição de Jesus - Mateus 28:20 (PDF)
"E ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" Mateus 28:20
Jesus disse: "Eu estarei sempre com vocês". Estas foram as últimas palavras que Ele disse antes de ascender aos céus. As pessoas reagem a Sua presença de várias maneiras. A maioria dos Cristãos aceita este ensinamento como verdade, mas o ignora na vida cotidiana. Poucas pessoas centram sua vida nessa gloriosa promessa e se descobrem abençoados para além de suas expectativas. Quando a presença de Jesus é o foco principal de nossa consciência, todas as peças de nossas vidas se encaixam. Ao olhar para Jesus com os olhos do coração, podemos ver o mundo da Sua perspectiva. O fato de Jesus estar sempre conosco traz sentido a cada momento de nossa existência.
Adaptado do livro “O chamado de Jesus”, de Max Lucado.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 29 de janeiro de 2018 - Foco e dedicação - Isaías 26:3 (PDF)
Mantenha-se focado em Deus. Ele nos presenteou com uma incrível liberdade, inclusive a de escolher aquilo em que concentramos nossos pensamentos. Podemos experimentar deixar os nossos pensamentos ao cuidado de Jesus (II Coríntios 10:5). Se eles dispersarem, fugirem, nós buscaremos e traremos de volta para Ele. Sob a Luz de Cristo as ansiedades desse mundo diminuem, julgamentos são desmascarados quando nos aquecemos no amor incondicional de Jesus. Ideias confusas se esclarecem enquanto descansamos na simplicidade da paz de Deus. "Tu, ó Senhor, das paz e prosperidade às pessoas que tem uma fé firme, às pessoas confiam em ti." Isaías 26:3
Adaptação: livro - Jesus está ao seu lado - Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 30 de janeiro de 2018 - Orar pelo próximo - Tiago 5:15-16b (PDF)
Nossas ações sempre terão um impacto na vida das pessoas que estão ao nosso redor. Direta ou indiretamente, influenciaremos uma série de eventos decorrente das nossas escolhas, ações, atitudes e etc. Moisés presenciou a ira de Deus contra o povo que Ele havia tirado da escravidão do Egito porque, enquanto Moisés estava na presença do Senhor durante 40 dias, o povo desobedeceu a Deus e construiu um bezerro para adorar. Se pararmos para pensar, isso foi a maior demonstração de ingratidão com o nosso Deus. Porém Moisés intercedeu pelo povo com humildade e, do fundo do seu coração, ele pediu (orou durante 40 dias e 40 noites) para que Deus perdoasse o povo, para que Deus não os destruísse como está em Deuteronômio 9:26: "Ó Senhor, meu Deus! Eu te peço que não destruas o teu povo, o teu povo escolhido, que com a tua força e com o teu poder livraste do Egito." Moisés nos dá um exemplo de como interceder a favor daqueles que fazem coisas erradas, que passam por dificuldades, que estão doentes, que estão sofrendo. Em vez de julgarmos, de menosprezarmos a dor dos outros, podemos orar para que Deus interceda na vida dessas pessoas. Em Tiago 5:15-16 está: "Essa oração, feita com fé salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido. Portanto confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder."
Painel: "A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder." Tiago 5:16b
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 - Deus é a nossa proteção - Gênesis 28:15a (PDF)
Sempre que começar a sentir medo, lembre-se de que Deus é seu escudo. Mas, diferentemente de uma amadura sem vida, Deus está sempre alerta e ativo. A presença dEle cuida de você o tempo todo, protegendo-o dos perigos conhecidos e desconhecidos. Entregue-se aos cuidados de Deus, esse é o melhor sistema de segurança que existe. “Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for [...]” Gênesis 28:15a.
Baseado no Livro "Jesus está ao seu lado"
= = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018 - Pertencemos a Deus - Deuteronômio 10:14 (PDF)
Somos propriedade exclusiva do Senhor e pertencemos somente a Ele. Reconhecemos as vezes isso, quando entendemos o seu amor ou nascemos novamente para viver ao lado d'Ele. A Bíblia usa várias ilustrações para mostrar para seu povo que verdadeiramente somos pertences do Senhor. Em uma delas, somos comparados com ovelhas, porém nos esquecemos que elas estão entre os bichos mais ignorantes do mundo. Definitivamente, nós não deveríamos nos orgulhar por sermos comparados a ovelhas! Isso só nos lembra que, assim como o pastor protege o seu rebanho, Deus mantém a Sua guarda sobre nós. É importante perceber que é o grande Pastor quem escolhe um rebanho para si e não as ovelhas que escolhem o Pastor. Em deuteronômio diz: "Os mais altos céus são de Deus, o Senhor; a ele pertencem a terra e tudo o que nela existe."
Baseado em e adaptado de: http://www.comunhao.org.br/devocionais/pr-marcos/1085-nos-somos-povo-de-deus.html e
https://www.pastorantoniojunior.com.br/devocional/voce-e-propriedade-exclusiva-de-deus
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018 - Terra Prometida - Deuteronômio 11:8;12 (PDF)
Da mesma forma que Jesus usava parábolas para ensinar, muitas passagens da Bíblia podem nos fazer refletir sobre o nosso caminho na vida espiritual. Quando lembramos da saída do povo Hebreu que vivia no Egito, em direção a Canaã, as dificuldades que tiveram, as bênçãos que receberam quando se lembraram de Deus, o esforço que fizeram para voltar para o caminho certo, entendemos que a "Terra Prometida" não é dada de graça. Precisamos nos esforçar para merecer a eternidade na presença de Deus. Ele sabe o que é melhor para nós; então, as regras estabelecidas não são uma maneira para exaltar a grandiosidade de Deus, mas para realizarmos o plano que ele tem para cada um. Então, conforme ensina a Bíblia: "Obedeçam, portanto, a toda a lei que hoje lhes estou dando, para que tenham forças para invadir e conquistar a terra para onde estão indo. É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, do seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano" Deuteronômio 11:8;12
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 3 de fevereiro de 2018 - O que Deus exige - Deuteronômio 10:15 (PDF)
"Mas o amor dele pelos antepassados de vocês foi tão grande que, de todos os povos do mundo, ele escolheu vocês, e até o dia de hoje vocês são o seu povo escolhido" Deuteronômio 10:15.
Moisés passa ao povo algumas instruções que Deus deu para que ele guiasse o povo até a entrada na Terra que Deus prometeu para os seus antepassados.
Essas instruções basicamente se resumem em duas coisas: amar a Deus e obedecer às suas leis, como lemos no capítulo 10. Versículo 12: "Povo de Israel, escute o que o Senhor Deus exige de você. Ele quer que vocês o temam e sigam todas as suas ordens; quer que o amem e que o sirvam com todo o coração e com toda a alma."
Nessa passagem também podemos ler como Deus é maravilhoso e nos ama de todo coração, como Ele é justo e nos escolheu!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário