segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Devocionais para o período de 5 a 11 de novembro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
 

Domingo, 05 de novembro de 2017 - O amor de Deus - Romanos 8:38,39 (PDF)
Você pode viver tão perto de Deus quanto quiser. Deus não estabelece barreiras entre nós, tampouco derruba as que você ergue. As pessoas costumam pensar que seus problemas determinam a qualidade de vida que levam, por isso desperdiçam energia tentando controlar as situações. Ficam felizes quando as coisas vão bem e frustradas quando não saem como esperavam. Raramente questionam a relação entre as circunstâncias e os sentimentos. Ainda assim, é possível viver contente em toda e qualquer circunstância.
Dedique-se mais a confiar em Deus e a aproveitar a Sua presença. Não deixe que seu bem-estar dependa das circunstâncias. Em vez disso, associe sua alegria às preciosas promessas de Deus.
"Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor" Romanos 8:38-39
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 6 de novembro de 2017- Temor a Deus - Levítico 18:4b-5 (PDF)
Deus estava tirando seu povo de uma terra de cativeiro e escravidão e o levando para uma gloriosa terra de liberdade. Deus disse, em Levítico 18:3 “Não sigam os costumes do povo do Egito, onde vocês moravam”. A redenção do povo da terra do Egito não envolvia apenas tirá-los de lá, mas também tirar o Egito e suas práticas pagãs do coração deles, Deus estava transformando em um povo novinho em folha, essa retirada do Egito lembra os cristãos atuais, pois por meio de Jesus, Deus nos salvou para que nos tornemos pessoas completamente novas. Para isso devemos continuar seguindo o caminho do Senhor, obtendo atitudes cristãs e obedecendo suas leis. “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês se obedecerem aos meus mandamentos, vocês viverão” Levítico 18: 4b-5.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 7 de novembro de 2017 - Cada um responde por si - Ezequiel 18:31 (PDF)
"Se um homem mau parar de pecar, se guardar as minhas leis e se fizer o que é certo e bom, não morrerá; é certo que viverá. Todos os seus pecados serão perdoados, e ele viverá porque fez o que é certo" - Ezequiel 18:21-22
O pecado não agrada a Deus, mas Ele diz que, quando nos arrependemos de tudo que fizemos de errado, Ele nos perdoa e assim poderemos viver sem condenação nenhuma. Deus não gosta de ver seus filhos morrendo, então Ele mesmo diz que é melhor que um homem mau pare de pecar e comece a fazer o que agrada o coração do Pai do que um homem correto deixar de fazer o bem, pois cada um responde por si e este pagará por seus próprios pecados se não se arrepender.
Quando um homem para de pecar e começa a fazer o que é correto, ele salva sua vida porque se arrepende e não deixa com que o pecado o destrua, então continuará a viver. "Abandonem todo mal que vêm fazendo e criem dentro de vocês mesmos um coração novo e uma mente nova" Ezequiel 18:31.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 8 de novembro de 2017 - Responsabilidade - Ezequiel 33:18-19 (PDF)
Deus não se alegra com a morte de um pecador: “[...] juro pela minha vida que eu, o Senhor Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse” Ezequiel 33:11a. Hoje Ele já mandou o seu Filho Jesus para nos limpar do pecado e para termos uma vida abundante. Entretanto a decisão é nossa de como agimos na nossa vida, pois ele também nos deu o livre arbítrio. Por isso Deus se alegra quando alguém reconhece seus erros e se arrepende: “Quando um homem correto para de fazer o bem e começa a fazer o mal, ele morrerá por causa disso. Quando um homem mau para de pecar e faz o que é bom e correto, ele salvou a sua vida” Ezequiel 33:18,19.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 9 de novembro de 2017 - A nossa verdadeira beleza - Ezequiel 16:19 (PDF)
Deus realizou sua maior criação: nós. Ele depositou todo seu carinho, criatividade e beleza ao nos criar. E Ele foi nos instruindo a valorizar a nossa beleza conforme as Sagradas Escrituras, essa é a beleza que agrada os nosso Deus. Porém, existe a beleza que o mundo nos influencia seguir sem ao menos saber se é certo ou incorreto. As vezes o que é belo para o mundo não é belo pra Jesus. Será que nós estamos realmente cuidando da beleza que Deus está dando para nós? Ou estamos usando para atrair as coisas mundanas, que nos trazem felicidade momentânea? Essa é a beleza exterior que o mundo quer de nós, que sejamos melhores que as outras pessoas, que apontemos as diferenças e que lutemos para conseguir uma beleza padrão. A melhor beleza para ser vivida é a beleza de Deus, beleza que atrai pessoas para perto de nós e que as pessoas nos vejam como Jesus. Em Ezequiel diz: "Eu lhe dei comida: a melhor farinha, azeite e mel, mas você ofereceu tudo isso como sacrifícios para agradar os ídolos. Sou eu, O senhor Deus, quem está falando" Ezequiel 16:19
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 10 de novembro de 2017 - Cuide do rebanho - Ezequiel 34:1-16 (PDF)
Nós vivemos em sociedade. Mesmo quem vive afastado e cultiva para a própria subsistência, eventualmente precisa de alguma ferramenta, algum remédio, algo que foi produzido por outras pessoas. Nesse momento de interação, às vezes podemos assumir o papel de pastores e, às vezes, de ovelhas no rebanho. É uma obrigação do verdadeiro cristão cuidar do próximo. Amar e cuidar são sinônimos, boa parte das vezes. Quando você não se ocupa em cuidar do próximo, começa a criar um isolamento, e com isso, um afastamento em relação a Deus. Em algum momento, essa pessoa vai começar a achar que Deus a abandonou, e que sua vida não está boa por algum fator externo. Precisamos desenvolver a sensibilidade de perceber a necessidade dos que estão à nossa volta, e atendê-las. Sendo "pastores", acabamos criando a possibilidade de sermos "ovelhas", em alguns momentos. Assim, voltamos a sentir a presença de Deus. Ele disse: "Eu mesmo tomarei conta das minhas ovelhas e as farei deitar-se, palavra do Soberano Senhor. Procurarei as perdidas e trarei de volta as desviadas. Enfaixarei a ferida e fortalecerei a fraca, mas a rebelde e forte, eu a destruirei. Apascentarei o rebanho com justiça" Ezequiel 34:15,16.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 11 de novembro de 2017 - O bom pastor - Ezequiel 34:23,24 (PDF)
"Eu darei às minhas ovelhas um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor. Ele será o seu pastor e cuidará delas. Eu, o Senhor, serei o Deus delas, e um rei como o meu servo Davi será o seu governador. Sou eu, o Senhor, quem está falando" Ezequiel 34:23,24.
A função de um pastor é cuidar de suas ovelhas. Segundo o dicionário, pastor é aquele que vigia suas ovelhas, aquele que guia, que guarda. E assim é Deus conosco, Ele é o nosso pastor, é Ele quem nos guia, quem nos guarda.
Para cuidar de um rebanho é necessário ver além do que as ovelhas enxergam, por isso às vezes passamos por situações que não sabemos o porquê, mas o nosso Pastor tem um propósito para tudo. Em Ezequiel 34 Deus nos mostra como ele ama suas ovelhas e descreve todo cuidado que tem conosco dizendo sobre a aliança que fará com o seu rebanho para garantir que tenhamos segurança, paz, colheitas, quebra de correntes e uma vida em volta do monte santo. "Todos ficarão sabendo que eu protejo Israel e que Israel é o meu povo. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando" Ezequiel 34:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário