quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Devocionais para o período de 26 de fevereiro de 2017 a 4 de março de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 26 de fevereiro de 2017 -  Quem entrará no Reino? - Salmos 15:1,2 (PDF)
" - Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo?
- Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz" Salmos 15:1,2.
Neste versículo, Deus diz que só quem tem direito de morar em seu Templo são as pessoas que procuram viver da maneira certa, que cumprem o que prometem e não espalham boatos sobre a vida dos outros. Aqueles que vivem assim estarão sempre seguros.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017 - Chance do Perdão - Lucas 5:32 (PDF)
De forma diferente do que pensamos e analisamos, Jesus nos ensina que "não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes". Todos nós somos pecadores, mas Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós, dá chance de nos arrependermos de nossos pecados. Certamente não convidaríamos uma pessoa desonesta para jantar em nossa casa, provavelmente diríamos não. Ou, se um amigo próximo revelasse que é ladrão e traidor, ficaríamos envergonhados com tal situação. Isso mostra como somos falhos, que julgamos pela aparência ou pela influência de alguma outra pessoa. Jesus não faz distinção das pessoas, como quando diz: "Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento" Lucas 5:32.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2017 - Somos por fora o que somos por dentro? - Lucas 11:39 (PDF)
Os fariseus eram os "mestres da Lei", ou seja, os que guardavam a lei de Moisés nos tempos de Jesus. Porém, em muitas passagens, vemos que os comportamentos desses mestres não agradavam a Jesus. Os fariseus estavam sempre julgando quem era o certo ou o errado, cobravam os dízimos e ficavam responsáveis por aplicar a Lei; porém, Jesus sabia do tamanho do egoísmo deles, da arrogância em se acharem melhores que os outros.
Certo dia, Jesus é convidado a jantar com os fariseus e é questionado sobre o motivo de não ter lavado as mãos antes de comer. Jesus, em sua imensa sabedoria, questiona-os: "Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está cheio de rapina e perversidade" Lucas 11:39. Jesus queria chamar a atenção sobre a arrogância que, muitas vezes, está dominando o ser humano. Nós nos preocupamos com os detalhes pequenos e esquecemos do que realmente importa: o coração. Procuramos viver uma vida politicamente correta, mas será que ela está de acordo com o nosso coração, com os nossos sentimentos? Devemos refletir sempre no que estamos vivendo, pois podemos enganar a nós mesmos achando que nossa forma de agir agrada a Deus. Às vezes, é só uma fachada e Jesus conhece nosso interior. Não copiemos os fariseus, sejamos cópias de Jesus, buscando viver da forma que Ele viveu e vive!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 1 de março de 2017 – A Paz do Senhor – Filipenses 4:6 (PDF)
Quando algo na sua vida ou nos seus pensamentos o deixar ansioso, aproxime-se de Deus e converse sobre isso. Envie a Ele sua oração e seus pedidos com gratidão, dizendo: "Obrigado, Deus, por esta oportunidade de confiar ainda mais em ti." Ainda que as lições de fé que Ele lhe envia estejam envoltas em dificuldades, os benefícios valem a pena. A fé bem sedimentada lhe renderá muitas bênçãos, entre as quais a paz Dele. Ele prometeu conceder-lhe a paz na medida da sua confiança Nele. O mundo compreendeu isso erradamente, ensinando que a paz é o resultado da segurança financeira. A paz de Deus, contudo, é uma dádiva tão abrangente que independe das circunstâncias. Ainda que você perca todas as coisas, se ganhar paz Dele estará realmente rico. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” Filipenses 4:6.
Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 2 de março de 2017 - Jesus oferece alívio - Mateus 11:28 (PDF)
Jesus é a ressurreição e a vida - toda a vida eterna emana dele. As pessoas buscam a vida de várias formas erradas: perseguindo prazeres fugazes, acumulando bens e riquezas, tentando negar efeitos inevitáveis do envelhecimento. Enquanto isso, Jesus oferece de graça a verdadeira vida a todos os que se voltam para Ele. Quando você se aproxima Dele e deixa que Ele o domine, Ele o preenche com sua própria vida. Foi assim que Ele escolheu viver no mundo e realizar seus propósitos. É também assim que Ele o abençoa com uma alegria indescritível e cheia de glória. A alegria é de Jesus e a glória também, mas Ele as concede a você na medida em que você vive na presença Dele, convidando-O para viver plenamente dentro de você. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” Mateus 11:28.
Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 3 de março de 2017 – Seja digno – Efésios 4:1 (PDF)
Deus o ama por aquilo que você é, não pelo que faz. Muitas vozes disputam o controle da sua mente, principalmente quando você está em silêncio. Você deve aprender a diferenciar qual delas é a voz de Deus e quais não são. Peça ao espírito dele que lhe dê este discernimento. Muitos dos filhos de Deus andam em círculos, tentando obedecer às várias vozes que conduzem suas vidas. Isso resulta numa existência fragmentada e frustrada. Não caia nessa armadilha. Acompanhe Deus de perto em todos os momentos, ouvindo Suas orientações e aproveitando a Sua companhia. Recuse-se a deixar que outras vozes o prendam. As ovelhas de Deus conhecem sua voz e o seguem para onde as levar. “[...] rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam” Efésios 4:1.
Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 4 de março de 2017 – Não se preocupe – Lucas 12:25 (PDF)
Rejeite todas as preocupações! Neste mundo sempre haverá motivos para afligi-lo. Esta é a natureza de um planeta dividido e decadente: as coisas não são como deveriam. Assim, a tentação da ansiedade estará sempre ao seu lado, tentando se infiltrar em sua mente. A melhor defesa para isso é a comunicação constante com Deus. A consciência de Sua presença preenche sua mente com a luz e a paz, sem deixar espaço para o medo. Esta consciência o afasta dos problemas, permitindo que você os veja sob o ponto de vista de Deus. Viva perto de Deus! Isso manterá acuados os lobos da preocupação.
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” Lucas 12:25
Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

Nenhum comentário:

Postar um comentário