terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Devocionais para o período de 19 a 25 de fevereiro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 19 de fevereiro de 2017 – Deus é Fiel - Salmos 18:25 (PDF)
Sabemos que, no mundo de hoje, existem más influências que muitas vezes nos afastam de Deus sem que percebamos, mas Ele nunca nos abandona e sempre está cuidando de nós. O Senhor é como um escudo para os que procuram a sua proteção, Ele nos dá força para nos defender de nossos inimigos, mas também é justo com seus filhos; aqueles que o procuram serão abençoados, mas aqueles que o abandonam sofrerão as consequências.
Como está em Salmos 18:25: "Tu, ó Senhor Deus, és fiel com os que são fiéis a ti e correto com aqueles que são corretos".
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 - Arrependimento - Lucas 3:1-6 (PDF)
Precisamos lembrar que nossos pecados serão perdoados por Deus quando for um arrependimento de coração, ou seja, sincero, porque Deus, sendo nosso Criador, nos conhece tremendamente, porém Deus não é intruso. Ele é um cavalheiro: só entra no seu coração se for convidado. Você abriria a porta da sua casa para um estranho? Deus só entra na sua vida se for convidado. Vamos nos entregar para Ele, vamos nos arrepender dos nossos pecados, vamos nos renovar em Cristo. Como está escrito na Bíblia: "E João atravessou toda a região do Rio Jordão, anunciando esta mensagem - arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês" Lucas 3:3.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 - O que é importante? - Mateus 7:7;8 (PDF)
Imagine receber Jesus na sua casa! O que faria? Provavelmente você prepararia o melhor para Ele, não é? Marta e Maria passaram por isso. Essas duas irmãs eram muito queridas por Jesus e, um dia, Marta convida Jesus para ir a sua casa e ele aceita. Porém, quando Jesus está na casa de Marta, ela fica ansiosa e preocupada querendo poder oferecer o melhor para ele e se perde na arrumação da casa e nos preparativos, irritando-se quando vê Maria sentada aos pés de Jesus ouvindo o que ele ensinava. Ela questiona Jesus: “O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar” Lucas 10:40b. Marta provavelmente não percebeu a oportunidade que Maria estava aproveitando ao ouvir os ensinamentos de Jesus ali tão perto, e deixou a sua preocupação com coisas externas tirarem a sua atenção do que realmente importava. Jesus, em sua imensa sabedoria, respondeu: “Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela” Lucas 10:41-42.
Às vezes nos comportamos como Marta, acreditando que, para estar perto de Jesus, nossa vida tem que estar arrumada e nosso tempo, organizado, para depois irmos até ele; porém Maria nos mostra, em sua escolha, que estar aos pés de Jesus agrada-o muito mais pois, ao nos preocuparmos com o mais importante, aprendendo da sua Palavra, buscando sempre estar perto da Sua presença, ele nos protege e supre as necessidades do nosso coração como está em Mateus 7:7,8: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate”.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017 - Oração Modelo - Lucas 11:4 (PDF)
Jesus deu aos seus discípulos um modelo e um guia prático para uma oração eficaz. Ele não estava dizendo apenas “quando vocês orarem, digam...”; ao ensinar a oração, Jesus também estava dizendo “portanto, orem assim” (Mateus 6:09). A oração é feita de adoração, louvor, pedidos, confissão de pecados, liberação de perdão aos outros e pedido para vencer a tentação e o poder do diabo. Essas são dinâmicas de uma oração viva, que devem fazer parte completamente da vida diária de todos que creem em Cristo: “Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu: ‘- Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.’ Jesus respondeu: ‘- Quando vocês orarem, digam: Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o alimento que precisamos. Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem. E não deixes que sejamos tentados’” Lucas 11:01-04.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017 - A busca do melhor - Lucas 11:9,10 (PDF)
Em todas as horas do nosso dia sempre estamos buscando realizar os nossos objetivos, sendo eles físicos ou não. É bem nítido que nossa função é sempre buscar algo, mas paramos para refletir. O que Deus quer de nós? Ele está feliz com as nossas buscas? O que realmente devemos buscar? Deus só quer que nossos pedimos sejam coração e que Ele sempre faça parte da nossa vida. Sua maior alegria, depois de tudo o que Ele faz por nós, é que reconheçamos o trabalho e o cuidado Dele. Diz a bíblia: "E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede, recebe; e quem busca, acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á” Lucas 11:9,10.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017 - O bem contra o mal - Lucas 11:17;20 (PDF)
Jesus ensina que uma casa não pode estar dividida: “Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: - O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída” Lucas 11:17. É pelo dedo de Deus que o Senhor expulsa os demônios, não pelo próprio satanás - como alguns disseram a Cristo. Quem não está com o Senhor, está contra Ele: “Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês” Lucas 11:20. Vemos aqui dois reinos: o exército da luz e o das trevas. Vemos nesta Palavra a divisão do bem contra o mal.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 25 de fevereiro de 2017 - O que preenche a sua vida? - Lucas 11:28 (PDF)

Todos nós buscamos ter uma vida plena. Essa sensação de plenitude, ou preenchimento, pode se dar de vários modos. No entanto, a única maneira de não nos sentirmos andando por lugares áridos sem encontrar repouso é preencher nossa vida com os ensinamentos de Jesus. Mas é uma vida que precisa de cuidado o tempo todo. Jesus mesmo recomenda: "Vigiai e orai..." Mateus 26:41. Cada vez que descuidamos, nossa vida se torna um campo fértil para que o mal cresça. Por isso, esse trabalho de "cuidar da casa" é constante. Para provar que o mérito não é uma coisa gerada em um momento, mas uma constante, quando uma mulher disse para Jesus: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe...", ele respondeu: "Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam" Lucas 11:28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário