segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Devocionais para o período de 29 de setembro a 5 de outubro de 2019

Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
  missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 29 de setembro de 2019 - Salmos 40:4 - Firmes em Cristo (PDF)
“Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhosos, dos que se afastam para seguir deuses falsos” Salmos 40:4.
Felicidade é um estado de espírito de plenitude, um estado de graça divino, não é fácil encontrar a felicidade, muito mais quando estamos focados nas coisas desse mundo, quando nos desviamos facilmente do caminho estreito da fé. Esse Salmo nos diz que FELIZ é o homem que coloca toda a sua confiança em Deus, acredita que somente Ele tem os planos certos para nossa vida, e aguarda o tempo Dele para que cada coisa aconteça. Devemos nos manter firmes nessa confiança, ainda mais diante de situações que pareçam impossíveis para nós, não podemos nos desviar desse caminho de confiança, como muitos orgulhosos fazem, trocando facilmente o Deus do impossível por falsos deuses.
= = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 30 de setembro de 2019 - 1 Tessalonicenses 4:7 - Chamados por Deus (PDF)
Tantas coisas somos chamados para fazer e, parando pra refletir, ás vezes essas coisas não vêm de Deus. Deus nos chama para viver o plano perfeito, perfeito dEle pra nós. Somos chamados em todos os momentos, através das atitudes, das escrituras e somos chamados através dos momentos ruins. O que estamos preferindo? Quais chamados estamos ouvindo? Ouvir e seguir o chamado verdadeiro é a melhor escolha. Fomos criados para tal, fomos feitos por Ele. Na bíblia está escrito: “[...] Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade” 1 Tessalonicenses 4:7.
= = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 1 de outubro de 2019 - Mateus 11:28 - Descanse em Jesus (PDF)
Adore somente a Deus. Ele é o Rei dos reis e Mestre dos mestres, habitando uma inconcebível luz. Deus está comprometido em cuidar de você, e é totalmente capaz de fazer isso. Descanse nele, porque essa é uma forma de adoração. Muitos dos filhos de Deus se açoitam como se fossem cavalos de corrida. Eles se chicoteiam e se forçam a agir, ignorando a própria exaustão. Esquecem-se de que Deus é soberano e que os caminhos dele são mais elevados do que os seus. O convite de Deus jamais se altera: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso" Mateus 11:28.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 2 de outubro de 2019 - Romanos 10:13 - Invoque o nome do Senhor (PDF)
Reconheça o valor da proximidade de Deus. Maravilhe-se diante do espetáculo da contínua presença dele em você. Nem mesmo o amante mais apaixonado pode estar ao seu lado o tempo todo, assim como ninguém pode conhecer os segredos do seu coração, da sua mente e do seu espírito. Mas Deus sabe tudo sobre você, até quantos fios de cabelo você tem na cabeça. Muitas pessoas passam a vida em busca de alguém que as entenda. Mas Deus está totalmente disponível a todos os que chamam seu nome, que abre o coração para o receber como salvador. De acordo com a Bíblia: "[...] todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" Romanos 10:13.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 3 de outubro de 2019 - Mateus 20:28 - Jesus o nosso exemplo (PDF)
Jesus nunca deixou nem deixará de nos servir. Somos eternos beneficiários do serviço dele. Isso deve despertar em nossos corações a vontade de servir às pessoas enquanto o seguimos, visto que Ele nos amou, entregou sua vida por nós e segue nos servindo na trilha da vida, um amor que nunca vai cessar. Os corações daqueles que seguem os passos de Jesus não são dominados pelo desejo de grandeza e de aplausos, mas sim pelo propósito de servir mais e melhor aos que precisam de ajuda, não lhes importando o quanto isso possa lhes custar. Em Mateus 20:28 diz: “[...] até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” Mateus 20:28.
Texto extraído e adaptado de: https://www.ipib.org/devocionais/1896-jesus-nosso-exemplo-maior-de-humildade-e-servico
= = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 4 de outubro de 2019 - Mateus 20:30-34 - Entregue, acredite e confie (PDF)
"Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: ‘Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!’.  A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: ‘Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!’. Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: ‘O que vocês querem que eu lhes faça?’. Responderam eles: ‘Senhor, queremos que se abram os nossos olhos’. Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram." Mateus 20:30-34.
Nestes versículos, Mateus nos mostra que a Fé em Jesus foi capaz de curar os dois cegos. Jesus na sua infinita bondade e misericórdia tem compaixão daqueles que em meio à multidão se mostram fiéis e perseverantes, pois mesmo com todo o povo falando para que eles ficassem quietos, eles não se calaram, continuaram gritando ainda mais alto, pois acreditaram que Jesus era o único que podia curá-los. Trazendo para o nosso dia a dia, podemos entender que por muitas das vezes podemos nos deparar com situações e dificuldades que nos fazem desanimar, nas quais ficamos cegos e não enxergamos a luz da nossa salvação. Porém Jesus nos mostra que Ele é a nossa Salvação, Ele é o caminho, Ele é a verdade e só seremos salvos se tivermos a certeza que Jesus irá nos curar e nos libertar. Contudo, muitas vezes somos cegos diante das dificuldades do outro, não vemos ou não queremos enxergar que o próximo necessita da nossa ajuda. Às vezes, podemos ser a luz que a pessoa precisa para poder recomeçar e voltar a trilhar o caminho da Fé. É necessário que nos façamos humildes, que nos coloquemos diante do caminho de Jesus, pois Ele não entra em nossa vida sem nossa permissão. Quando abrimos nosso coração e entregamos nossa vida e nossos sonhos a Ele temos a certeza de que nossa cegueira será curada e, assim, seremos capazes de enxergar a luz de Deus nas nossas vidas, para podermos iluminar a vida de outras pessoas.
= = = = = = = = = = = =
Sábado, 5 de outubro de 2019 - Mateus 19:26 - O moço rico (PDF)
No capítulo 19 do livro de Mateus, Jesus passa por várias situações nas quais as pessoas ao seu redor o questionam com diversas dúvidas. Nos primeiros versículos podemos ver que Jesus esclarece sobre o divórcio, logo à frente vemos a importância que Jesus atribui às criancinhas e, a seguir, temos uma dúvida de um jovem rico que pergunta a Jesus sobre o que ele deve fazer para ter uma vida eterna com Deus. Jesus diz para ele seguir seus mandamentos, porém o jovem relata que já cumpre os mandamentos de Deus e questiona sobre o que falta ele fazer, e Jesus responde dizendo: "Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga", o jovem partiu triste para a sua casa, e Jesus disse aos discípulos: "digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha" (vv.21 ao 24). Cristo usou essa expressão que relata uma dificuldade quando um homem tem poder, o poder que destrói famílias, relações, amizades e também a falta de amor por Deus, pois não temos tempo, não temos paciência, não temos amor. Mas um discípulo de Jesus diz: "Então, quem é que pode se salvar?" (v. 24/b) e Jesus, com sabedoria, responde no versículo 26 dizendo: "Para os seres humanos isso não é possível; mas para Deus tudo é possível". Deus, com toda a sua misericórdia, deseja que todos os povos sejam seus seguidores, então Ele pode transformar as pessoas e os corações, pois é Deus que permite que as dificuldades apareçam para mostrar o seu querer, porque é através disso que veremos a Deus, ele nunca se afasta de nós, mas sim nós Dele.
Que deixemos que Deus haja na nossa vida, para podemos ver o quão grande ele é, e que pode nos ajudar nessa terra, mas sim que a cada devocional ou momentos diários possamos descobrir o que devemos fazer para chegar cada ver mais perto dele. Como diz em Isaías 55:6: "Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário