sábado, 17 de agosto de 2019

Devocionais para o período de 18 a 24 de agosto de 2019

Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
  missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 18 de agosto de 2019 - Salmo 91:1,2 - O Abrigo do Altíssimo (PDF)
Espere encontrar adversidades, porque este é um mundo decadente. Pare de tentar encontrar uma maneira de se desviar das dificuldades. O principal problema de uma vida fácil é que ela mascara sua necessidade de Deus. Quando você se torna cristão, Deus derrama sua própria vida dentro de você, dando-lhe o poder de existir num plano sobrenatural ao lado dele. Antecipar as situações é impossível, já que algumas estão além da sua capacidade de lidar com elas. Você está onde Deus quer que você esteja. Assim, peça ajuda dele, sempre! Conforme está na Bíblia: Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” Salmos 91:1,2.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
===========================================
Segunda-feira,19 de agosto de 2019 - Mateus 10:20 - Somos vasos do Senhor (PDF)
Uma coisa que nos deixa maravilhados, é o fato de o Senhor nos ter escolhido para colocar o seu Santo Espírito. Não foram as belas montanhas, as flores do campo, os animais, as estrelas ou as nuvens do céu azul que Ele escolheu para fazer habitar o Espírito Santo, mas sim o ser humano. Porém, Deus quer ver acesa a luz do Espírito. Nós a apagamos com as escolhas erradas, com o pecado, mas Ele está lá dentro, uma potência, um poder explosivo, uma dinamite pronta para ser usada. Entretanto, cabe a nós que temos essa bênção nos separar do pecado e dar liberdade para o Espírito Santo agir. Deus quer derramar mais unção, Ele quer ver vasos transbordando o poder e glória Dele sobre a Terra, mas isso dependerá exclusivamente das nossas escolhas. O vaso que é bonito aos olhos do Pai é aquele que brilha a santidade e transborda de unção. Esse é o vaso verdadeiro e valoroso. Que é resistente, não por forças próprias, mas pelo poder de Deus que se aperfeiçoa e de glória em glória faz do vaso um vaso de perfeição. Em Mateus 10:20 está escrito: “(...) as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês."
Extraído de https://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/a-beleza-de-ser-vaso/
===========================================
Terça-feira, 20 de agosto de 2019 - 1 Pedro 3:15-16 - Afirmar e negar a Cristo (PDF)
“Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu pai, que está no céu que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim” Mateus 10:32-33.
Servir a Cristo é uma vida de entrega, abdicação do nosso eu e dedicação aos ensinamentos que Jesus nos deixou. Muitas vezes, por segui-lo, as pessoas vão nos rotular, alguns vão nos criticar, poderemos sofrer com piadas e julgamentos por conta da nossa fé e pela forma que buscamos viver. Vai haver situações nas quais seremos questionados sobre a nossa fé e o porquê de crermos em Jesus. Qual deverá ser a nossa resposta? Não devemos deixar essas situações nos impedirem de falar sobre a nossa fé, não podemos ter vergonha de dizer que cremos em Jesus como nosso Salvador.  Primeiramente, a forma como vivemos deve refletir Jesus em nossa vida o tempo todo e, se um dia formos questionados, devemos estar prontos e aptos a responder a razão da nossa fé em Jesus, como está em 1 Pedro 3:15-16: “Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa”. Todo cristão deve afirmar que pertence a Cristo em qualquer situação, mesmo que intimidado. O exemplo é a melhor forma de inspirar as pessoas. Vamos inspirar as pessoas a conhecerem Jesus; através dos nossos exemplos, das nossas ações, palavras e pensamentos.
===========================================
Quarta-feira, 21 de agosto de 2019 - Mateus 10:39;42 - Recompensas (PDF)
“Eu afirmo que isto é verdade: quem apenas por ser meu seguidor, der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá sua recompensa” Mateus 10:42.
As menores ações, quando feitas com amor, transformam pessoas, famílias, comunidades. Uma vida dedicada a Jesus é uma vida dedicada ao próximo. Por menor que ele seja, por mais humilde que ele seja, por mais simples que seja a vida dele, ele é tão importante quanto nós. Jesus sempre vai nos inspirar a fazer algo de bom pelo nosso próximo. Ele nos ensina a amar, a perdoar, a orar, a ajudar da maneira que for necessária e, na passagem acima, a ajudar o menor dos seus seguidores.  Quando ajudamos o outro esquecemos nossos interesses; quando colocamos o servir e o próximo como prioridades, isso nos amadurece no temor a Cristo e nos aproxima cada vez mais do Seu amor, vontade e propósito para a nossa vida! E as recompensas virão, da forma como foram planejadas por Deus, não da forma e na hora que queremos. Precisamos olhar para nossa vida como um grande milagre todos os dias, pois ela nos sustenta em todas as situações essa é a maior das recompensas.  Para uma vida com Ele devemos deixar os nossos próprios interesses de lado e buscar fazer a vontade d’Ele, e a vontade d’Ele é que estejamos com Ele na vida vindoura, a vida eterna. “Quem procura seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira, mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira” Mateus 10:39.
===========================================
Quinta-feira, 22 agosto de 2019 - 2 Coríntios 5:18 - Reconciliação (PDF)
Existe uma porta em nossas vidas que nunca pode ser fechada, a "porta da reconciliação". Nos relacionamentos humanos, mesmo naqueles entre pessoas que se amam de verdade, acontece das pessoas se ferirem e se magoarem. Quando isto acontece, os relacionamentos são quebrados, esfriam, adoecem. Isto acontece porque somos humanos, somos falhos, somos intransigentes, orgulhosos. Seja na família, na igreja, no trabalho e até mesmo no casamento, pessoas que outrora viviam em comunhão e desfrutando dos mesmos ideais, afastam-se e se enclausuram em suas próprias razões, amarguradas e indiferentes. Só há uma forma de restaurarmos os relacionamentos quebrados, mantendo aberta a "porta da reconciliação". Precisamos reconhecer a nossa própria culpa na quebra dos relacionamentos; tomar atitudes concretas para a reaproximação e, principalmente, tomar a atitude de perdoar a pessoa que está magoada conosco. Precisamos manter aberta a "porta da reconciliação", assim como o fez o pai do filho pródigo que, apesar do filho ter-lhe virado as costas, esteve sempre aberto e receptivo ao seu retorno.
Em 2 Coríntios 5:18 está escrito: "E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação."
===========================================
Sexta-feira 23 de agosto de 2019 - Mateus 11:21,22 - Cuidado com a tua indiferença (PDF)
“Então começou ele (Jesus) a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
‘Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza’” Mateus 11:20,21.
O Evangelho que está em Mateus 11:20-24 é de grande riqueza, pois possui muitos pontos de reflexão. O nosso destino é parcialmente traçado por Deus. Ele não é totalmente planejado ou traçado, porque Deus respeita o nosso livre arbítrio, ou seja, ele nos dá o direito de aceitar ou não o seu chamado. Corozim e Betsaida eram cidades totalmente corrompidas, incrédulas e interesseiras.
Nas nossas convivências com o ambiente corrompido pelos que têm poder, os grandes, os sábios e inteligentes, se não vigiarmos também nós seremos alvos de censura. Se não, veja se por falta de vigilância o poder não corrompe o homem?!
E para que isto não aconteça Jesus levanta a sua voz e diz: Ai de ti, pai, ai de ti mãe, ai de ti jovem, ai de ti professor, ai de ti chefe! Se sua fé e seu amor por Deus for indiferente, haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. Tiro e Sidom eram cidades pagãs da Fenícia, atual Líbano, cidades que não viram os milagres e tudo o que Jesus fez. Portanto, presume-se que por ignorância agiam e praticavam a maldade. Que o diz é o Próprio Jesus: Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje. Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de ti.
Meu filho, minha filha, permita que Ele te chame assim, não sejas morno, morna ou indiferente com o poder de Deus. Saia da lama, do barro que suja a tua alma, o teu espírito. Tu e eu podemos ser a Betsaida de hoje quando nos mantemos indiferentes ante o sofrimento e a depravação dos nossos ambientes.
A nossa indiferença com Jesus poderá nos custar o preço de Corazim e Cafarnaum, que foi a morada de Jesus, onde ele passou a maior parte de seu tempo, pregando, curando e ensinando àquela população. Esse preço citado, é o preço de ser deixados para trás. Assim, podemos dizer, ai de ti Mundo, ai de ti América Latina, ai de ti Brasil, ai de ti São Paulo, ai de ti Sorocaba. Ele, Deus, habita em nós, o Amor de Dele está batendo em sua porta, só resta você aceitar e deixar ele entrar.
Extraído e adaptado de https://homilia.cancaonova.com/homilia/cuidado-com-a-tua-indiferenca-mt-1120-24/
===========================================
Sábado, 24 de agosto de 2019 - 2 Coríntios 5:21 - Deus conhece você (PDF)
Deus está ao seu lado, pairando sobre você mesmo enquanto procura pelo rosto dele. Ele está mais perto de você do que ousa acreditar, mais perto do que o ar que você respira. Se todos os filhos de Deus pudessem reconhecer a presença dele, jamais se sentiriam solitários novamente. Deus conhece todos os seus pensamentos antes que você pense, todas as palavras antes que você as diga. A presença de Deus invade o seu íntimo. Você percebe o absurdo de tentar esconder qualquer coisa dele? Por outro lado, esse é o motivo pelo qual não há o que temer.
"Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus" 2 Coríntios 5:21.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.

Nenhum comentário:

Postar um comentário