sábado, 12 de janeiro de 2019

Devocionais para o período de 13 a 19 de janeiro de 2019





Domingo, 13 de janeiro de 2019 - Confiar no Senhor - Salmos 71:5 (PDF)
Às vezes os problemas e as adversidades vêm e não sabemos o que fazer. Há momentos em que o inimigo se levanta de tal maneira, que não parece haver saída, que tudo está perdido. Atravessar um deserto nunca foi fácil, mas tente se lembrar que o deserto é um lugar de adoração. É em meio a dor que devemos adorar, dar o nosso melhor cântico, pois cremos naquele que nos salvou. Jesus sempre tem um plano perfeito para nós, basta nEle confiar. Quando andamos lado a lado com o Pai, nos entregando de corpo e alma, entendemos que as lutas virão, mas que nós temos ao nosso lado o campeão de todas elas, o Único capaz de vencer a morte e redimir a mim e a você. A luta pode ser grande, mas o nosso Deus é ainda maior!! Se a cruz pesada estiver, lembre-se deste versículo que está em Salmos 71:5: "Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude."
= = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira,14 de janeiro de 2019 - Espírito de Deus - Atos 1:4-5 (PDF)
Jesus mandou que os seus discípulos esperassem o que o Pai "prometeu", que era o dom do Espírito Santo que eles estavam para receber. Além da salvação, Deus quer que seu povo receba esse fluir interior com o Espírito de Deus, chamado de "batismo com o Espírito Santo". É um completo mergulho da personalidade humana no Espírito de Deus, por meio do qual se permite que o Espírito venha na plenitude de seu poder para dentro da vida de uma pessoa. Será que estamos permitindo esse mergulho? Estamos realmente nos entregando para o Espírito de Deus? Devemos nos permitir essa entrega para Ele, pois é o único caminho. Talvez o mais difícil, porém é o caminho que nos traz a salvação, a realização e a certeza de que Deus enche nossos corações de Espírito Santo. Em Atos 1:4-5 diz: “Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: ‘- Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo’”.
= = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 15 de janeiro de 2019 - Saber esperar - Provérbios 3:5-6 (PDF)
O quanto sabemos esperar? Já paramos para pensar nisso? Nossa realidade está cada vez mais imediatista, o que nos deixa com “pressa” de viver. Queremos que nossos desejos e sonhos aconteçam para ontem, quando dependemos de outras pessoas para termos ou realizamos algo. Então fica nítida a nossa impaciência diante da situação. Agora pensemos: imagine na época de Noé, quando ele precisou esperar 40 dias dentro da arca durante o dilúvio, depois precisou esperar 150 dias até as águas abaixarem, em três momentos distintos soltou uma ave e esperou até que, na terceira tentativa, teve a certeza de que poderia sair da arca. Porém esperou Deus dizer o momento no qual ele deveria sair (ver Gênesis 8). Em todos os momentos, Noé espera e confia no Senhor. A atitude de Noé nos ensina que, se esperarmos em Deus, evitaremos muitos transtornos, dores de cabeça e preocupações, pois quem espera no Senhor não se decepciona. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” Provérbios 3:5-6.
= = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 – Deus acredita em mim e também na minha fé - Gênesis 8:21-22 (PDF)
Quando Noé percebeu que as águas estavam abaixando e Deus permitiu que ele voltasse a morar em Terra firme, Noé ofereceu sacrifícios para agradecer a Deus por sua benevolência. Feliz com a coragem de Noé, o Senhor refletiu: “Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana, pois eu sei que desde a sua juventude as pessoas só pensam em coisas más. Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” Gênesis 8:21-22. A explicação de Deus ter pensado dessa forma, é que sempre ele vai colocar sua fé a prova e esperar o melhor que há dentro de você. Ele não exige mais do que você pode suportar, mais do que você pode carregar, mais do que o que você pode oferecer. Então podemos pensar que tudo que passamos em nossas vidas, é possível junto de Deus, tudo é completamente justo e certo, para o Deus do impossível, tudo é possível.
= = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2019 - A aliança de Deus - Gênesis 9:17 (PDF)
Aliança significa sempre um acordo em prol de um objetivo, sempre que se sela um acordo com um fim comum determinado, está se fazendo uma aliança. A aliança aponta sempre ato um compromisso. A maior aliança feita entre Deus e os homens foi por meio de Jesus Cristo, ao nos oferecer salvação. E além da salvação e vida eterna, Jesus nos aponta um novo modo de vida e como podemos viver com Ele. O que estamos fazendo para manter esta aliança? Às vezes é mais simples do que parece, viver nos caminhos de Deus e seguir seus passos, seus exemplos e ter uma vida abundante. Em Gênesis 9:17 diz: "O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra."
= = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 - Respeite os pais - Efésios 6:1-3 (PDF)
A Bíblia contém muitas narrativas de situações familiares. Considerando que é um livro que, além de histórico, deve servir como exemplo, fica fácil de entender a necessidade dessas passagens. Infelizmente, elas não estão sendo lidas e/ou compreendidas de modo a produzirem resultados benéficos para a nossa sociedade. É comum ouvirmos sobre como há falta de respeito dos filhos para com os pais, em todas as gerações. Nos últimos tempos, talvez pela facilidade de divulgação da mídia, talvez pelo aumento da população, talvez pelo aumento real de casos, temos visto com muita frequência os episódios de maus-tratos, incluindo violência física, de filhos contra pais. Como estamos lidando com a situação? Noé, querendo punir o filho, amaldiçoou o filho dele, isto é, o próprio neto! Provavelmente as punições de antigamente fossem severas demais. Porém, saímos de um extremo e chegamos no outro. Será que não conseguiremos um meio-termo saudável? A Bíblia aconselha: "'Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe', este é o primeiro mandamento com promessa: 'para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra'" Efésios 6:1-3.
= = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 19 de janeiro de 2019 - Juntos somos um só - Gênesis 11:6 (PDF)
“O Senhor disse assim: - Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua”. O Senhor não se agrada vendo seus filhos brigarem, sem respeito e tolerância com o próximo. Se tudo vem de Deus, o que nos faz pensar que uns são melhores que outros? Temos culturas, costumes, crenças diferentes. Porém, somos todos iguais; irmãos, filhos do mesmo pai. Devemos viver em propósito de nos tornarmos melhores, aprendendo a amar e perdoar, vendo a face do Senhor em nossos irmãos. Orai, suplicai ao pai discernimento, para entender que a vida não é uma disputa, mas uma jornada para a paz..

Nenhum comentário:

Postar um comentário