quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Devocionais para o período de 10 a 16 de dezembro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 10 de dezembro de 2017 - A oração de Ana - 1 Samuel 2:2 (PDF)
"Ninguém é santo como o Senhor; não existe outro deus além dele, e não há nenhum protetor como o nosso Deus" 1 Samuel 2:2.
Essa parte linda da palavra de Deus relata a alegria de Ana em servir ao Senhor. Exalta a Deus não devido a dádiva de seu filho, mas por Deus existir na sua vida. Por conta disso ela se sente agradecida e passa a entender melhor os caminhos de Deus. Como diz nos versículos 7 e 8 "Ele faz com que alguns fiquem pobres e outros, ricos; rebaixa uns e eleva outros. Deus levanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados. Ele faz com que os pobres sejam companheiros dos príncipes e os põe em lugares de honra."
Ana era uma mulher sábia que acreditou na promessa de Deus na sua vida. Passou por lutas e provas e venceu na presença de Deus.

Por isso vamos ser participantes da vontade de Deus, estando na presença Dele, aguardando as ricas bênçãos dos céus. Vamos louvar ao Senhor em todo o tempo; façamos como Ana, exaltando ao Senhor, em tudo, e dando graças porque ele é bom e o seu amor dura para todo sempre. 
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 - Deus não falha - Salmos 36:9 (PDF)
Deus está trabalhando a nosso favor; devemos entregar para Ele todas as nossas preocupações, inclusive os sonhos. Precisamos conversar com Deus sobre tudo, deixando que a Sua luz derrame vida em nossos desejos transformando-os aos poucos em realidade. Esse é um modo muito prático de colaborarmos com Deus. Se queremos estar junto dEle, devemos aceitar o tempo de Deus. Abraão e Sara tiveram de esperar muitos anos para concretizar a promessa do Senhor de lhes dar um filho. E como essa longa espera intensificou a felicidade deles quando a criança nasceu! A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. “Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz” Salmos 36:9.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-Feira 12 de Dezembro de 2017 - Deus cuida de Você - 2 Coríntios 5:7 (PDF)
Deus cuida de nós. Se prestarmos atenção aos eventos do dia a dia podemos sentir a Sua presença nos envolvendo. Cada detalhe de nossa vida está sob o controle de Deus. Além disso “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8:28. Não há o que temer.
No entanto neste mundo decadente, as pessoas tendem a achar que o acaso governa o Universo. Os eventos parecem ocorrer aleatoriamente, fazendo pouco ou nenhum sentido. Porém a compreensão humana é limitada e quase sempre esquecemos isso, o que sabemos sobre o mundo que habitamos é apenas a ponta do iceberg. Sob a superfície visível existem mais mistérios do que somos capazes de imaginar. Se pudéssemos ver como Deus está próximo de nós e como Ele trabalha a nosso favor o tempo todo, jamais duvidaríamos da Sua existência, do Seu amor. Por isso devemos viver pela Fé crendo naquele que morreu por nós. “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”  2 Coríntios 5:7.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 - Cada um vai ser usado conforme seu dom - Romanos 12:6-8 (PDF)
A obra de estabelecer e concluir o último templo (o Corpo de Cristo, que é a igreja) é atribuída a Jesus, mas ele quer a nossa participação em obediência à sua voz. Nosso dom ou nossa contribuição para a edificação desse Templo irá se tornar um memorial, mas a glória por sua conclusão será toda de Jesus. Algumas vezes, nós nos sentimos tão insignificantes no quadro geral das coisas e a nossa parte nele nem mesmo parece valer a pena. Entretanto, Jesus se comprometeu a construir sua igreja e conclui-la como uma manifestação de sua glória. Nosso dom é importante para essa tarefa e para todas as outras: “Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria” Romanos 12:6-8.
Baseado: Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 - Ser honesto e correto - Zacarias 7:9 (PDF)
É tão fácil ser desonesto e tratar mal as pessoas ultimamente, às vezes por influência e às vezes porque não pensamos em nossos atos. E ser correto? Até que ponto somos corretos com o nosso próximo ou com nós mesmos?
Uma mentirinha aqui, outra ali... Nós sabemos quem é o pai da mentira! Buscar ser honesto é buscar ser melhor todos os dias, e ser correto é mostrar o quanto somos pessoas de caráter reto. O mundo certamente vai nos fazer perder a nossa essência; se não nos vigiarmos, nós a perdemos realmente. Qual é o preço que estamos prontos para pagar? Que possamos refletir e continuar o que Deus quer para nós, que sejamos corretos em todos os instantes. Em Zacarias, está escrito: "Sejam honestos e corretos e tratem uns aos outros com bondade e compaixão" Zacarias 7:9.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 - O pedido de Deus - Zacarias 8:16,17 (PDF)
No livro de Zacarias, o capítulo oito trata de uma promessa de prosperidade que Deus fez; de acordo com essa promessa, o templo seria reconstruído, os idosos poderiam voltar a se sentar nas praças e as crianças voltariam a brincar nas ruas; mas ele pede que as pessoas mudem de comportamento, antes de receberem essas bênçãos. Essa é a lei: primeiro optamos e nos esforçamos em fazer o bem, depois a paz e o bem nos são oferecidos. É a maneira que Deus tem para nos estimular a agir de acordo com o que queremos, em vez de só esperarmos. Pode parecer que, em troca do que queremos, Deus pede coisas muito difíceis... Mas assim está na Bíblia: "Eis o que devem fazer: Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas", declara o Senhor" Zacarias 8:16,17.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 16 de dezembro de 2017 - A Promessa - Zacarias 9:11,12 (PDF)
Estes versículos são um aviso da vinda de Jesus para nos buscar, e pedem que fiquemos alegres sempre, cantando de tanta alegria. Dizem também que Ele virá Triunfante, Vitorioso, Humilde, e acabará com toda guerra e rumores de guerras, aflições e dará paz a todas as nações Dele. Por todo lugar, Ele vai passar até os confins da terra. O Senhor Deus diz: “Eu fiz uma aliança com vocês, selada com sangue. Por isto vou tirar meu povo do cativeiro, dar água para aqueles que estarão com sede”. Ele pede que voltem todos que têm esperança, e por fim irá dar duas vezes mais bênçãos do que os castigos recebidos. “O Senhor Deus diz: ‘Moradores de Jerusalém, eu fiz uma aliança com vocês, que foi selada com sangue. Por isso, vou tirar o seu povo do cativeiro, daquele poço sem água. Prisioneiros, voltem para a sua fortaleza; voltem todos os que ainda têm esperança. Pois vou lhes dar duas vezes mais bênçãos do que os castigos que vocês receberam’" Zacarias 9:11;12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário