quinta-feira, 27 de julho de 2017

Devocionais para o período de 30 de julho a 5 de agosto de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 30 de Julho de 2017 - A verdadeira felicidade - Salmo 1:1 (PDF)

"Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!" Salmo 1:1.

No mundo em que vivemos nos deparamos com muita maldade, muitas injustiças de pessoas fracassadas e que não podem ver os outros melhor que elas. Portanto, se não tivermos o pensamento firme em Deus nos deixamos levar por essas pessoas que só querem nos derrubar e nos dar maus exemplos. Devemos sempre seguir os conselhos de Deus e nos moldar aos ensinamentos dEle. Que sejamos sempre exemplos de Deus e não nos deixemos cair na tentação dos maus conselhos.

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 31 de julho de 2017 - Perdão - Lucas 7:47 (PDF)

Perdão é algo divino, devemos associar o perdão com a palavra perder, ou seja, perder algo se desprender de algum sentimento como a magoa, raiva, tristeza enfim, precisamos fazer nossa parte para não carregarmos esses sentimentos e aflições, precisamos demostrar arrependimento. “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” Provérbios 28:13.

Cristo ensinou o princípio de que quanto maior o perdão, maior o amor. Às vezes é no “fundo do poço” da vida que as pessoas começam a buscar mais a Deus, acaba se tornando mais dependente a Ele, mais fiéis. Porem qualquer pessoa que se render completamente a Cristo conhecera o “fogo” e a alegria da presença Dele em nossas vidas.

“Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado” Lucas 7 :47.

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 1 de agosto de 2017 - Ele é Humilde - Filipenses 2:3 (PDF)

O que realmente significa ser humilde? Significa que alguém fará qualquer coisa que lhe for pedida e fará qualquer coisa isso com um coração disposto e com uma boa atitude. Significa que você põe de lado as coisas maravilhosas sobre si mesmo simplesmente para amar e para servir as outras pessoas. Jesus não veio para ser servido mas para servir como está em Mateus 20:28. A humildade de Jesus deve nos inspirar todos os dias, Paulo recomenda em sua carta aos Filipenses que tenhamos afeto em relação ao nosso próximo a quem devemos tratar com compaixão. Nosso afeto deve decorrer do fato de que temos a mente de Cristo e estamos em Cristo. Não se trata de um sorriso para mostrar que amamos, mas de um sorriso porque amamos. Não se tata de um abraço para parecermos afetuosos, mas de um abraço de amor e interesse genuíno pelo outro. “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos” Filipenses 2:3

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 2 de agosto de 2017 - Humilde e obediente - Filipenses 2:5;8 (PDF)

Devemos ser parecidos com Cristo não só no nosso comportamento, mas também nos nossos pensamentos, assim como está em Filipenses 2:5: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha...”. Jesus escolheu pôr de lado sua forma divina e adotar a humilde forma de homem. Mesmo sendo um homem, ele não escolheu riqueza, poder ou posições mundanas. Em vez disso, ele veio como um servo e morreu como se fosse um criminoso. Em tudo ele se humilhou, confiando em Deus para exaltar e firmar seu nome. Para termos o modo de pensar que Cristo tinha, precisamos, humilde e obedientemente, determinar nosso próprio pensamento de vida. Não podemos deixar que outros façam isso por nós. Em vez disso devemos encher a nossa mente de pensamentos que trazem paz para nós e glória para Deus: “[...] ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz” Filipenses 2:8.

= = = = = = = = = = = = = = = = = 
Quinta-feira, 3 de agosto de 2017 - Qual é o nosso interesse? - Filipenses 2:21 (PDF)

Será que o Corpo de Cristo também está tão afundado em egoísmo e vaidade, em fazer coisas em troca de algo, que se esqueceu de “amar o próximo como a si mesmo”?

Devemos cuidar dos interesses dos nossos irmãos como maiores do que os nossos, pois devemos considerá-los como superiores a nós mesmos*. Pensamos que nossos interesses serão melhores do que o Deus planeja para nós, pois é nesse momento que nos enganamos e sentimos muitas vezes na pele que o nosso interesse é preciso ser forjado,

lapidado por Deus. Sabemos reconhecer que Deus precisa de nós para sermos obras neste mundo e esse é o plano perfeito. Está em Filipenses: "Pois todos os outros se preocupam com os seus próprios interesses e não com os de Jesus Cristo" Filipenses 2:21.

* https://macadourada.wordpress.com/2016/05/23/devocional-a-plenitude-da-alegria/

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 4 de agosto de 2017 - Perseguição - Mateus 5:10 (PDF)

Hoje em dia temos muitas pessoas que se dedicam ao serviço missionário. São pessoas que abrem mão de tudo para se dedicarem exclusivamente à divulgação do Reino de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo. Mas não existe apenas esta maneira de ser missionário. Ser testemunho vivo do bem que é proporcionado aos seguidores de Jesus é uma maneira bem eficaz de realizar a obra de Deus. As perseguições sempre existiram e continuarão existindo, mas devemos lembrar que agimos não pelas coisas deste mundo, mas pelo Reino de Deus. Não se incomode com o desprezo e zombaria das pessoas. Lembre do que está escrito Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” Mateus 5:10.

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 5 de agosto de 2017 - Lucro Verdadeiro - Filipenses 3:8 (PDF)

Muitas vezes, perdemos o foco do que é realmente importante. Passeios, carreira, bens materiais, fama... Muitas coisas acabam recebendo nossa atenção ao longo da vida, e esquecemos que tudo isso, mesmo que seja bom e agradável, é secundário. Devemos estar sempre cuidando de nossa vida espiritual, se queremos ter a esperança no que virá depois. Não é errado cultivar uma vida profissional próspera. Não é errado cuidar da família; muito pelo contrário! Mas é errado atribuir mais valor às coisas do mundo do que às coisas de Deus. A lógica é até bem simples: aqui passamos alguns anos; depois daqui, a eternidade. Onde vale a pena investir mais? Por isso Paulo, em sua carta aos Filipenses, disse que tudo o que ele tinha e que antes considerava lucro, começou a considerar como prejuízo, pois foi um tempo que ele não usou para conhecer Jesus. Nas palavras dele: Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo” Filipenses 3:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário