quinta-feira, 27 de abril de 2017

Devocionais para o período de 30 de abril a 6 de junho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 30 de abril de 2017- Angústia e louvor - Salmos 22:19 (PDF)
"Ó Senhor Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorrer" Salmos 22:19.
Este Salmo é um brado de dor e de aflição de quem se encontra debaixo de provação e de sofrimento. Todos nós, que estamos em angústia e aflição, podemos nos identificar com o conteúdo desta oração. O Senhor Jesus deu este brado de angústia na cruz, ao se afastar dEle a presença e proteção do Pai, quando carregava sobre si os nossos pecados. Nós, assim como o Senhor Jesus, podemos nos sentir abandonados por nosso DEUS. Quando isso ocorrer, é de grande importância nos mantermos firmes na fé e continuarmos nossa vida de oração e de confiança nEle.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 1 de maio de 2017 - Chance de Arrependimento - Lucas 5:32 (PDF)
De forma diferente do que pensamos e analisamos, Jesus nos ensina que "não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes". Todos nós somos pecadores, mas Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós, dá chance de nos arrependermos de nossos pecados. Certamente não convidaríamos uma pessoa desonesta para jantar em nossa casa, provavelmente diríamos não. Ou, se um amigo próximo revelasse que é ladrão e traidor, ficaríamos envergonhados com tal situação. Isso mostra como somos falhos, que julgamos pela aparência ou pela influência de alguma outra pessoa. Jesus não faz distinção das pessoas, como quando diz: "Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento" Lucas 5:32.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 2 de maio de 2017 - A oferta que agrada a Deus - Lucas 10:27 (PDF)
A oferta da viúva pobre é uma das mensagens que nos faz refletir sobre o que estamos ofertando a Deus.  A viúva oferta tudo o que tinha para o seu sustento como diz as escrituras: “Porque os outros deram o que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver” Lucas 21:4.
Ofertar é dar. Os fariseus davam o que sobrava, porém ela deu tudo o que tinha, ou seja, 100%, pois ela confiava na provisão de Deus, confiava que ele iria cuidar dela. Na mensagem completa (que fica em Lucas 21:1-4) podemos notar que ela era viúva e pobre. Naquela época ser mulher não era fácil, ser viúva e pobre tornava mais difícil a vida, mas ela tinha um princípio muito valioso: a fé que agradava a Deus e também o amor pela obra do Senhor.  Convenhamos, doar quando se tem é fácil, doar quando está sobrando é mais fácil ainda, porém doar tudo que tem para o seu sustento é um sacrifício. Ela confiava mais em Deus do que nas riquezas e sabia que Deus iria cuidar do seu sustento.
Sua história nos ensina a confiar na grandeza de Deus e nos motiva a trabalhar para a Sua obra. Não só na igreja, mas no nosso dia a dia. Se olharmos ao nosso redor podemos ver muitas pessoas que necessitam de ajuda, seja financeiramente, seja espiritualmente, seja como for sempre podemos aplicar esse exemplo aqueles que precisam. Use a vida que Deus te deu para levar a Palavra, para reproduzir os exemplos de Cristo, para fazer a diferença na vida do seu próximo. “‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’” Lucas 10:27
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 3 de maio de 2017 – Supérfluo - Lucas 21:06 (PDF)
Na passagem em Lucas 21:05 algumas pessoas falavam a respeito do templo de como ele era bonito. Essa era a admiração deles com o templo e não o que o templo realmente significa, a casa de Deus onde podemos conversar com Ele, estar na presença Dele. No mesmo instante, Jesus responde a essas pessoas. “Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra. ” Lucas 21:06.
Isso nos mostra que não importa a parte externa, mas sim exatamente o que temos no nosso interior para termos a nossa salvação. Afinal as coisas externas serão destruídas com o tempo, mas somente a Palavra será eterna.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 4 de maio de 2017 - Para tudo há uma consequência - Mateus 21:43 (PDF)
Jesus espera de nós bons frutos, espera que o nosso testemunho de vida influencie pessoas para seguir uma vida com Ele. Pois quando deixamos nossas atitudes carnais nos dominar, vem a consequência de tudo. Permanecendo em Jesus ele irá determina um caminho de vitória para todos que seguem. Como diz na Bíblia: "Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino" Mateus 21:43. Que sejamos a luz para o nosso próximo e que bons frutos sejam plantados e colhidos.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 5 de maio de 2017 – Ore e fique atento – Lucas 21:26 (PDF)
Adiar as coisas é um hábito, para muitas pessoas. Fazer a declaração de Imposto de Renda no último dia, começar a dieta na próxima segunda-feira, esperar a habilitação vencer para renovar... Às vezes, as consequências não são tão ruins; às vezes não há consequências. Porém, esperar para cuidar da vida espiritual é uma péssima ideia. Não sabemos quando vai ser o dia em que chegará o fim. As escrituras informam que teremos sinais de que o dia está chegando, e muitas pessoas estão esperando esses sinais. Mas pode ser que o nosso fim chegue antes, já que a morte é imprevisível. Assim, a grande questão é: VOCÊ ESTÁ PREPARADO? Se Jesus aparecer hoje na sua frente, o que você pode mostrar para ele? A única solução é estar em um processo de preparação contínua para esse dia, porque ele vai chegar. A Bíblia recomenda: "Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem" Lucas 21:36.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 6 de maio de 2017 – Deus de Vivos - Lucas 20:38 (PDF)
Quando pensamos em "vida após a morte", é difícil não pensar na vida como a conhecemos agora; assim, imaginamos roupas, moradias, alimentos, família etc. em um contexto parecido com o qual temos contato; Jesus nos ensina que o que vem depois é a vivência da presença de Deus. Nessa situação, nosso interesse vai ser estar com Deus, e não teremos outras necessidades. Uma boa ideia para atingirmos esse objetivo é nos prepararmos para isso vivendo, o máximo possível, como se já estivéssemos nessa situação, isto é, fazer tudo "como se estivéssemos" (de fato, estamos) na presença de Deus. Quando deixamos de lado interesses mesquinhos que não são proveitosos para todos e nem para nós mesmos, além da satisfação momentânea, estamos nos aproximando do Reino de Deus. Quando não somos os beneficiários das nossas próprias ações, estamos aplicando os ensinamentos que Jesus deixou. Não fique esperando pela sua ida para o Reino de Deus. Crie esse Reino aqui mesmo, porque "Ele não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem" Lucas 20:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário