quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Devocionais para o período de 15 a 21 de janeiro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Domingo, 15 de Janeiro de 2017 – Exame de Consciência - Salmos 4:4 (PDF)

Nosso dia-a-dia é cheio de situações confusas e estressantes que muitas vezes nos fazem pecar mas, em meio a essas situações, existe um Deus que não falha, que nos ajuda a encontrar soluções para essas situações embaraçosas. Essas situações são facilmente contornadas através da sabedoria que Deus nos dá, onde cada situação vivida nos traz uma reflexão, podendo ser melhor trabalhada em uma outra situação parecida. A Bíblia diz: "Tremam de medo e parem de pecar. Sozinhos e quietos nos seus quartos, examinem a sua própria consciência." Salmos 4:4

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 - Chance de Arrependimento - Lucas 5:31-32 (PDF)

De forma diferente do que pensamos e analisamos, Jesus nos ensina que "não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes". Todos nós somos pecadores, mas Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós, dá chance de nos arrependermos de nossos pecados. Certamente não convidaríamos uma pessoa desonesta para jantar em nossa casa, provavelmente diríamos não. Ou, se um amigo próximo revelasse que é ladrão e traidor, ficaríamos envergonhados com tal situação. Isso mostra como somos falhos, que julgamos pela aparência ou pela influência de alguma outra pessoa. Jesus não faz distinção das pessoas, como quando diz: "Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento" Lucas 5:32.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 17 de janeiro de 2017 – Ano Novo, Velhos hábitos - Lucas 5:36 (PDF)

É natural e importante refletir no que se quer mudar para o ano que está começando, os planos que queremos realizar, desejos que não se cumpriram no ano anterior e nos quais se pretende investir novamente no ano que está começando. São muitos os projetos, desejos, objetivos etc. Porém, se continuarmos a ser os mesmos do ano anterior, é muito provável que essas mudanças, desejos e projetos tenham o mesmo resultado do ano passado. Precisamos ter consciência da necessidade de mudança interior para podermos alcançar mudanças exteriores. Com a vida espiritual funciona da mesma forma: não adianta querer que Deus aja em nossa vida se continuamos a sermos os mesmos, com as mesmas atitudes que desagradam a Deus como fofocas, julgamentos, inveja, reclamações de tudo e de todos, entre outras coisas que geralmente fazemos e nem nos damos conta. Deus não aprova essas atitudes. Ele quer uma mudança no nosso ser, mudança de vida onde ele possa agir e nos usar de acordo com a Sua vontade. Jesus diz: - "Ninguém corta um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha. Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha" Lucas 5:36. Não adiantar querermos a boa nova de Jesus e continuarmos com os mesmos "velhos" modos de vida. Não combina! Precisamos abrir mão das roupas velhas às quais teimamos em nos apegar e vestir as roupas novas que Jesus nos deu quando se entregou por nós na Cruz. Todos os dias temos essa chance de vestir as roupas novas. Aceitar ou continuar como roupas velhas só depende de nós.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017 - Pensamentos - Lucas 2:34-35a (PDF)

A palavra penetrante de Deus pode ir ao mais profundo do nosso ser e revelar os nossos pensamentos mais íntimos. Em Lucas 2:34:35a diz que Simeão diz a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos”.

Mediante a aceitação ou rejeição de Cristo, os verdadeiros pensamentos do coração de alguém em relação a si mesmo e a Deus tornam-se claros. Se uma pessoa rejeita a Cristo permanentemente, mostrou que os seus pensamentos são maus e que ela ama a escuridão mais do que a luz. Assim como diz em João 3:19 “E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau”.

Tirado de Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 - Momentos Preciosos - Lucas 6:12 (PDF)

Jesus é um grande incentivador em fazer boas escolhas e mais uma vez ele expressa o quanto é edificador passar um tempo orando, agradecendo e buscando sempre uma intimidade com o nosso Deus. Jesus sempre estava orando e pedindo aconselhamento e é tão admirável quando passamos fazer isso com o nosso próximo, crescendo em união e plantando a semente no coração de todos, sabemos que o nosso Deus transbordará de alegria.

A bíblia diz: "Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus" Lucas 6:12.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2017 – Recompensa - Lucas 6:23 (PDF)

O Filho de Deus, falou aos seus discípulos sobre as bênçãos sobre aqueles que passam por dificuldades, por largarem tudo, para seguir o que Jesus ensinou. Com isso temos uma passagem na qual Jesus profetiza para seus discípulos, “Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.” Lucas 6:20

Através dessa passagem, podemos aprender que, não importa se você tem coisas para te satisfazer neste mundo, sejam elas alimentos, carros, dinheiro ou status, o que realmente importa é se você segue aquilo que Jesus ensinou. Pois sabemos que vivemos em um mundo passageiro e que não levaremos nada. Por isso não se importe com o que os outros irão achar a respeito do que você pensa e faz, lembre-se o que Jesus disse “Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês” Lucas 6:23.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 21 de janeiro de 2017 - Ame seus inimigos - Lucas 6:35 (PDF)

Jesus nos ofereceu, além da salvação, a missão de mudar o mundo. Não podemos continuar apenas reagindo, como se fôssemos animais. Para sermos realmente cristãos, isto é, seguidores de Jesus Cristo, devemos fazer mais do que o mínimo. Devemos retribuir o mal com misericórdia e perdão. Fazer o que é certo só quando é o mais fácil, quando convém, não é ser cristão. Precisamos fazer o que Jesus faria, mesmo (principalmente) quando é difícil. Ele diz: "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus" Lucas 6:35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário