terça-feira, 22 de novembro de 2016

Devocionais para o período de 20 a 26 de novembro de 2016

Clique aqui para o arquivo usado nos encontros da Missão Cristã
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Dia 37

Partilhando sua mensagem de vida

Quem crê no Filho de Deus tem o testemunho de Deus nele. 1 João 5:10a; GWT

A vida de vocês ecoa a Palavra do Senhor [...] as notícias sobre sua fé em Deus são conhecidas. Já não temos que dizer mais nada — vocês são a mensagem! 1 Tessalonicenses 1.8; Msg

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Domingo, 20 de novembro de 2016 - Dê seu testemunho – 1 Pedro 2:9 (PDF)

Deus lhe deu uma mensagem de vida para partilhar.

Quando você se tornou cristão, da mesma forma se tornou mensageiro de Deus. Deus quer falar ao mundo através de você. Paulo disse: [Nós] falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus” 2 Coríntios 2:17.

Você pode sentir que não tem nada para compartilhar, mas isso é apenas o Diabo tentando mantê-lo em silêncio. Você tem um depósito de experiências que Deus deseja utilizar para trazer outras pessoas para a família que é a igreja. A Bíblia diz: Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho” 1 João 5:10a. Sua mensagem de vida está dividida em quatro partes:

• Seu testemunho, a história de como você iniciou um relacionamento com Jesus.

• Suas lições de vida. As mais importantes lições que Deus lhe ensinou.

• Suas paixões de origem divina: as questões pelas quais você mais se interessa, segundo a forma que Deus lhe deu.

• As boas-novas, a mensagem da salvação.

Sua mensagem de vida inclui seu testemunho. O testemunho é a história de como Cristo foi importante na sua vida. Esta é a essência do testemunho: simplesmente partilhar suas experiências pessoais no que diz respeito ao Senhor. Em um tribunal, não se espera que a testemunha debata o caso, comprove a verdade ou insista em determinado veredicto. Esse é o trabalho dos advogados. A testemunha simplesmente conta o que lhe aconteceu ou o que viu. Pedro nos diz “Vocês foram escolhidos por Deus para fazer sua obra e falar por ele, a fim de dizer aos outros, noite e dia, a diferença que ele fez para vocês” 1 Pedro 2:9.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 21 de novembro de 2016 - Seja um testemunho vivo – 1 Pedro 3:15 (PDF)

Jesus disse: [Vocês] serão minhas testemunhas” Atos 1:8, e não “Vocês serão meus advogados”. Ele quer que você conte sua história para os outros. Dar seu testemunho é uma das partes principais de sua missão na terra, porque é original. Não há outra história exatamente igual à sua, então somente você pode contá-la. Se você deixar de partilhá-la, ela será perdida para sempre. Você pode não ser um estudioso da Bíblia, mas é uma autoridade quando se trata de sua vida; também porque é difícil argumentar com uma experiência pessoal. Na prática, seu testemunho pessoal é mais eficaz que um sermão, porque as pessoas que não creem veem os pastores como vendedores profissionais, mas veem a você como um “cliente satisfeito”; logo, lhe dão mais credibilidade.

Histórias pessoais também são mais fáceis de relatar do que princípios, e as pessoas adoram ouvi-las. Elas captam nossa atenção e ficam em nossa memória por mais tempo. Os incrédulos provavelmente perderiam o interesse se você começasse a citar teólogos, mas têm uma curiosidade natural sobre experiências que nunca tiveram. Histórias compartilhadas criam uma ponte de relacionamento por onde Jesus pode atravessar de seu coração para o delas.

Outro mérito do testemunho é o fato de ele contornar as defesas intelectuais. Muitas pessoas que não aceitariam a autoridade da Bíblia irão dar ouvidos a uma modesta história pessoal. Foi por isso que, em seis ocasiões distintas, Paulo usou seu testemunho, em vez de citar as Escrituras (Atos 22:26).

A melhor forma de “estarmos preparados” para dar nosso testemunho é escrever e ressaltar os pontos principais. Divida-os em quatro partes:

1. Como era a minha vida antes de conhecer Jesus.

2. Como percebi que precisava de Jesus.

3. Como comprometi minha vida com Jesus.

4. A diferença que Jesus faz na minha vida.

Você logicamente tem muitos outros testemunhos, além do relato de sua salvação. Você tem um relato para cada experiência na qual Deus o auxiliou. Você deve fazer uma lista de todos os problemas, circunstâncias e crises das quais Deus o salvou. Então seja sensível e utilize o relato que melhor se relacione com seu amigo incrédulo. Situações diferentes pedem testemunhos diferentes. A Bíblia diz: Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. Contudo, façam isso com mansidão e respeito” 1 Pedro 3:15.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 22 de novembro de 2016 – Aprenda com o Testemunho dos outros – Provérbios 25:12 (PDF)

Sua mensagem de vida inclui suas lições de vida. Existem lições e discernimentos que você aprendeu sobre Deus, relacionamentos, problemas, tentações e outros aspectos da vida. Davi orou: Deus, ensina-me as lições da vida, para que eu me mantenha no curso” Salmos 119:33. Deploravelmente, muitas vezes deixamos de aprender com várias coisas que nos acontecem. Sobre os israelitas, a Bíblia diz: Repetidas vezes Deus os resgatou, mas eles nunca aprenderam até que finalmente seus pecados os destruíram” Salmos 106:43. Você provavelmente já conheceu pessoas assim.

Embora seja sábio aprender com nossas experiências, é ainda mais sábio aprender com as experiências dos outros. Não há tempo suficiente para aprender tudo na vida por tentativa e erro. Devemos aprender com as lições de vida dos outros.

Escreva as principais lições de vida que aprendeu, para que possa partilhá-las com os outros. Devemos ser gratos a Salomão por tê-lo feito, pois ele nos deu os livros de Provérbios e Eclesiastes, os quais estão repletos de lições práticas de vida. Imagine quantas frustrações inúteis poderiam ser evitadas se aprendêssemos com cada lição de vida das pessoas que nos cercam.

Pessoas maduras desenvolvem o hábito de extrair lições das experiências do dia-a-dia. Eu o encorajo a fazer uma lista de suas lições de vida. Você não deve ter tido a oportunidade de ponderar a respeito delas, a menos que as tenha anotado. Eis algumas perguntas para cutucar sua memória e fazê-lo começar: O que Deus me ensinou com o fracasso? Com a falta de dinheiro? Com a dor, tristeza ou depressão? Pela expectativa? Com a doença? Com a decepção? Com minha família, minha igreja, meus relacionamentos, meu grupo pequeno e com os que me criticam?

A Bíblia diz: Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou joias de ouro puro” Provérbios 25:12.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 23 de novembro de 2016 – Repare no que fala – Mateus 12:34 (PDF)

Sua mensagem de vida inclui partilhar as paixões que Deus lhe deu. Nosso Deus é um Deus apaixonado. Ele ama apaixonadamente algumas coisas e apaixonadamente detesta outras. À medida que você se aproximar dele, ele lhe dará uma enorme paixão por algo que realmente importa a ele, de modo que você possa ser seu porta-voz no mundo. Pode ser uma paixão por um problema, por um princípio ou por um grupo de pessoas. O que quer que seja, você se sentirá compelido a falar a esse respeito e a fazer o que estiver a seu alcance para mudar a situação.

Você não consegue deixar de falar sobre aquilo que mais lhe importa. Dois exemplos disso são: Davi, que disse: O grande interesse que tenho por ti e pela tua casa arde como uma fogueira dentro de mim” Salmos 69:9. E Jeremias, que disse: A tua mensagem fica presa dentro de mim e queima como fogo no meu coração. Estou cansado de guardá-la e não posso mais aguentar” Jeremias 20:9. Jesus disse: "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca" Mateus 12:34.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 24 de novembro de 2016 – Cristo reconcilia o mundo – Coríntios 5:18,19 (PDF)

Deus dá a algumas pessoas o ardor para defender uma causa. É geralmente um problema que foi sentido na pele, como violência, vício, esterilidade, depressão, doença ou alguma outra dificuldade. Algumas vezes Deus dá às pessoas uma paixão para falar em nome de grupos que não podem falar por si sós: os que ainda não nasceram, os perseguidos, os pobres, os encarcerados, os maltratados, os desprovidos e os que não tiveram direito à justiça. A Bíblia está cheia de orientações para defendermos os indefesos.

Deus poderá lhe dar o ardor de começar novas igrejas, fortalecer famílias, financiar traduções da Bíblia ou treinar líderes cristãos. Você pode ter recebido uma paixão, dada por Deus, para alcançar determinado grupo de pessoas com o evangelho: homens de negócios, adolescentes, estudantes estrangeiros, jovens mães ou os que praticam determinado esporte ou passatempo. Se você pedir a Deus, ele fará seu coração arder por um país ou por um grupo étnico específico que precise desesperadamente de um vigoroso testemunho cristão.

Deus nos dá diferentes paixões, para que se concretize tudo que ele quer que seja feito no mundo. Jamais menospreze a paixão dada por Deus a outra pessoa.

Sua mensagem de vida inclui as boas-novas. O que são as boas-novas, ou evangelho? No evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé como está escrito: o justo viverá pela fé” Romanos 1:17. A boa notícia é que, quando confiamos na graça de Deus para nos salvar pelo que foi realizado por Jesus, nossos pecados são perdoados, passamos a ter um propósito para viver e nos é prometido um futuro lar no céu. Pois Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo, não levando mais em conta o pecado das pessoas contra ele. Essa é a maravilhosa mensagem que ele nos deu para contar aos outros” 2 Coríntios 5:18,19

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 25 de novembro de 2016 – Mude seu coração – 2 Pedro 3:9 (PDF)

Deus nunca deu vida a uma pessoa por quem não sentisse amor. Todos importam para ele. Quando Jesus estendeu os braços na cruz, ele estava dizendo: “Eis o tanto que o amo!”. A Bíblia diz: Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos” 2 Coríntios 6:14. Sempre que você se sentir apático sobre sua missão no mundo, passe algum tempo pensando sobre o que Jesus fez por você na cruz.

Você deve se preocupar com os que não creem, porque Deus se preocupa. O amor não lhe dá outra escolha. A Bíblia diz: No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo” 1 João 4:18. Um pai se lançaria para dentro de um prédio em chamas a fim de salvar o filho, porque seu amor por aquele filho é maior que seu medo. Se você tem medo de partilhar o evangelho de Deus com aqueles que estão ao redor, peça a Deus que encha seu coração de amor por essas pessoas.

A Bíblia diz: [Deus] não quer que ninguém se perca, mas que todas as pessoas mudem seu coração e sua vida” 2 Pedro 3:9.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 26 de novembro de 2016 – Espalhe as boas novas – Colossenses 4:5 (PDF)

Assim que você conhece uma pessoa que não conheça a Cristo, você precisa começar a orar por ela, servindo-a com amor e partilhando as boas-novas. E, enquanto existir uma única pessoa em sua comunidade que não faça parte da família de Deus, sua igreja precisa insistir em buscá-la. A igreja que não quer crescer está dizendo ao mundo: “Vocês podem ir para o inferno”.

O que você está disposto a fazer para que as pessoas que você conhece possam ir para o céu? Convidá-las a vir à igreja? Contar sua história? Presentear-lhes com um bom livro? Levá-las para jantar? Orar por elas diariamente até que sejam salvas? Seu campo missionário está ao seu redor. Não perca as oportunidades que Deus está lhe dando. A Bíblia diz: Aproveitem o máximo das suas oportunidades para contar a Boa-Nova aos outros. Sejam sábios em todos os seus contatos com eles” Colossenses 5:5.

Alguém irá para o céu por sua causa? Será que alguém no céu poderá lhe dizer “Eu gostaria de lhe agradecer. Estou aqui porque você se importou o suficiente para me falar do evangelho”? Imagine a alegria de encontrar no céu pessoas que você ajudou a chegar lá. A salvação eterna de uma única vida é mais importante que tudo o mais que você possa conseguir na vida. Somente as pessoas irão durar para sempre.

Deus tem cinco propósitos para sua vida na terra: ele o fez para ser membro de sua família, exemplo de seu caráter, alguém que engrandece sua glória, ministro de sua graça e mensageiro do evangelho. Desses cinco propósitos, o quinto pode ser realizado somente na terra. Os outros quatro você continuará exercendo na eternidade, de uma forma ou de outra. Por isso é tão importante propagarmos as boas-novas; você só tem um curto espaço de tempo para partilhar sua mensagem de vida e cumprir sua missão.

TRIGÉSIMO SÉTIMO DIA

PENSANDO SOBRE MEU PROPÓSITO

Um tema para reflexão: Deus quer dizer algo ao mundo por meu intermédio.

Um versículo para memorizar: Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. Porém façam isso com educação e respeito (1 Pedro 3.15 b, 16a; NTLH).

Uma pergunta para meditar: Ao refletir sobre minha história pessoal, percebo que ela é mais adequada a essa ou àquela pessoa. Com quem Deus gostaria que eu a partilhasse?

Texto extraído do livro “Uma Vida com Propósitos – Você não está aqui por acaso”, de Rick Warren
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário