terça-feira, 5 de julho de 2016

Devocionais para o período de 10 a 16 de julho de 2016


Domingo, 10 de julho de 2016 – Reconciliação – 2 Coríntios 5:18 (PDF)
Sempre vale a pena restaurar relacionamentos.
Uma vez que a vida consiste em aprender a amar, Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-los, em vez de descartá-los sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou um conflito. Na verdade, a Bíblia diz que Deus nos deu o ministério da restauração de relacionamentos (E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação” 2 Coríntios 5:18).
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 11 de julho de 2016 – Consolação – Romanos 15:5 (PDF)
Boa parte do Novo Testamento é dedicada a nos ensinar a ter um bom relaciona mento uns com os outros. Paulo escreveu: Se vocês receberam algo por seguir a Cristo, se o amor dele fez alguma diferença na vida de vocês, se participar da comunidade do espírito significa algo para vocês [...] concordem uns com os outros, amem uns aos outros, sejam amigos de verdade” Filipenses 2:1,2. Paulo ensinou que a nossa habilidade de nos dar bem com as pessoas é uma marca de maturidade espiritual. A Bíblia diz: Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus” Romanos 15:5.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 12 de julho de 2016 – Sabedoria – 1 Coríntios 6:5 (PDF)
Uma vez que Cristo quer que sua família seja conhecida pelo amor entre seus membros, (Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35), perder a comunhão é um testemunho deplorável para os que não crêem. Foi por isso que Paulo ficou tão envergonhado quando os membros da igreja de Corinto se dividiram em facções contrárias, chegando até mesmo a apresentar uns aos outros perante o juiz. Ele escreveu: Que vergonha! Será que entre vocês não existe alguém com bastante sabedoria para resolver uma questão entre irmãos?” 1 Coríntios 6:5
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 13 de julho de 2016 – Trabalhar pela Paz – Mateus 5:9 (PDF)
Paulo ficou escandalizado ao descobrir que não havia ninguém maduro na igreja para resolver um conflito pacificamente. Em sua primeira carta aos Coríntios, ele disse: Digo isto com toda a veemência que posso: Vocês devem estar de acordo uns com os outros” 1 Coríntios 1:10.
Se você quer a bênção de Deus em sua vida e quer ser conhecido como filho de Deus, deve aprender a ser um pacificador. Jesus disse: Deus abençoa os que trabalham pela paz, pois eles serão chamados filhos de Deus” Mateus 5:9.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 14 de julho de 2016 – Pedido correto – Tiago 4:1,2 (PDF)
Quando tiver um problema com alguém, converse sobre o problema com Deus. Se antes de mais nada você for orar a respeito do conflito em vez de fofocar com um amigo, descobrirá que em geral ou Deus muda o seu coração, ou muda o coração da outra pessoa, sem sua ajuda. Todos os seus relacionamentos seriam mais tranquilos se você tão-somente orasse mais a respeito deles.
O apóstolo Tiago notou que muitos de nossos conflitos são causados por falta de oração: De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? [...] Vocês cobiçam coisas, e não as têm. [...] Não têm por que não pedem”. Tiago 4:1,2.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 15 de julho de 2016 – Rancor – Mateus 5:23 (PDF)
Não importa se você ofendeu ou foi ofendido: Deus espera que você dê o primeiro passo. Não espere pela outra parte, vá primeiro a ela. Restaurar a comunhão perdida é tão importante que Jesus ordenou até mesmo que tivesse precedência sobre o culto de adoração. Ele disse: Se você entrar no lugar da adoração e na hora de entregar a oferta você repentinamente se lembrar de um rancor que um amigo tem contra você, abandone sua oferta, deixe-a imediatamente, procure esse amigo e acerte as contas com ele. Então, só depois de fazer isso, volte e acerte as coisas com Deus” Mateus 5:23.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 16 de julho de 2016 – Ser compreensivo – Provérbios 16:21 (PDF)
Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos. Use mais os ouvidos do que a boca. Antes de procurar solucionar qualquer desavença, você deve primeiro dar ouvidos aos sentimentos das pessoas. Paulo aconselhou: Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” Filipenses 2:4. Comece pela compaixão, e não pela solução.
Na solução de conflitos, a maneira em que você fala é tão importante quanto o que você fala. Se você falar de forma ofensiva, a outra pessoa ouvirá de forma defensiva. Deus nos diz: Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros” Provérbios 16:21. Irritar as pessoas jamais funciona, e você nunca é persuasivo quando é áspero.

Texto extraído do livro “Uma Vida com Propósitos – Você não está aqui por acaso”, de Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário