segunda-feira, 7 de março de 2016

Devocionais para o período de 6 de fevereiro a 12 de março de 2016



O que dirige a sua vida?

Domingo, 6 de março de 2016 – CULPA – Salmos 32:1
O que dirige a sua vida? Muitos são dirigidos pela culpa. Algumas pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando a vergonha. Dirigidas pela culpa, são manipuladas pelas lembranças. Permitem que o passado controle o futuro e frequentemente punem a si mesmas, sabotando o próprio sucesso. Quando Caim pecou, sua culpa afastou-o da presença de Deus, que disse: “fugitivo e vagabundo serás na terra” Genesis 4:12. Esse quadro descreve a maioria das pessoas hoje em dia: andar pela vida sem propósito.
Somos produtos de nosso passado, mas não precisamos ser prisioneiro dele. O propósito de Deus não é restringido por nosso passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés num líder, e um covarde chamado Gideão num corajoso herói. E também pode fazer coisas maravilhosas com o restante da sua vida. Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. A Bíblia diz: Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32.1

Segunda-feira, 7 de março de 2016 – RAIVA – Jó 5:2
O que dirige a sua vida? Muitos são dirigidos pelo ressentimento e pela raiva.
Algumas pessoas apegam-se a mágoas, sem jamais supera-las em vez de aliviar a dor por meio do perdão, revivem-na continuamente em pensamento. Quando dirigidas pelo ressentimento, “calam-se” e interiorizam a raiva, enquanto outras “se irritam” e agridem o outros. Ambas as reações são nocivas e inúteis.
O ressentimento sempre machuca mais o ofendido que a pessoa que o ofendeu. Enquanto o ofensor provavelmente já esqueceu o insulto e seguiu em frente, você continua angustiado em sua dor, perpetuando o que aconteceu.
Ouça: aqueles que o magoaram-no passado não poderão continuar a feri-lo, a menos que você se agarre à dor por meio do ressentimento. O que passou passou! Nada pode mudar o passado. Você apenas se machuca com amargura. Para o seu próprio bem, aprenda com o passado e o mande para bem longe. A Bíblia diz: Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo.” Jó 5.2

Terça-feira, 8 de março de 2016 – MEDO - 1 João 4:18
O que dirige a sua vida? Muitos são dirigidos pelo medo.
Seus temores provavelmente resultam de experiências traumáticas e de expectativa fantasiosas, do crescimento num lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética. Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com frequência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. Em vez disso, comportam-se de maneira cautelosa, evitando arriscar-se e tentando manter o status quo.
O medo é o encerramento voluntário, que o impedirá de se tornar no que Deus pretende que você seja. Você deve agir contra isso, com armas da fé e do amor. A Bíblia diz: No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” 1 João 4.18

O que dirige a sua vida? Quarta-feira, 9 de março de 2016 – MATERIALISMO – Marcos 10:25
Muitos são dirigidos pelo materialismo. O desejo de adquirir é o único objetivo na vida de algumas pessoas. O impulso de sempre querer mais se baseia na concepção equivocada de que possuir mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Contudo são três expectativas falsas. Os bens materiais trazem felicidade apenas temporárias. A situação de constante tranquilidade acaba gerando o tédio, e então passamos a desejar novidades, coisas maiores e melhores.
Também é um mito a concepção de que, quanto mais bens adquirir mais importante serei. Autoestima e riquezas materiais não são sinônimos. Nosso valor não é determinado por nossas posses, e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens materiais!
O mito mais comum a respeito do dinheiro é o de que, quanto mais dinheiro se tem, mais protegido se está. Isso não é verdade. Riquezas podem ser perdidas num piscar de olhos, por uma quantidade considerável de fatores que fogem do nosso controle. A verdadeira segurança só pode ser encontrada naquilo que jamais poderá ser tomado de você – seu relacionamento com Deus. Devemos lembrar do versículo 25 do capítulo 10 do Evangelho de Marcos:É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.

Quinta-feira, 10 de março de 2016 – APROVAÇÃO - Mateus 6:24
O que dirige a sua vida? Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação.
Algumas pessoas permitem que expectativas alheias – pais, cônjuge, filhos professores ou amigos – controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social do grupo a que pertencem, sempre preocupados com o que os outros podem pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão quase sempre acabam perdidos nela.
Não conheço todas as chaves do sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar fazer satisfazer a todos. Ser controlado pela opinião dos outros é uma forma segura de jamais atingir os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6.24
Outras influências ainda podem dirigir sua vida, mas todas levam ao mesmo impasse: potencial não aproveitado, estresse desnecessário e uma vida não realizada.

Sexta-feira, 11 de março de 2016 – SENTIDO - Jeremias 29:11 (PDF)
Conhecer o propósito da sua vida faz com que ela tenha sentido. Fomos feitos para alcançar algum significado na vida, por isso tantas pessoas recorrem a métodos questionáveis, como a astrologia e a psicologia, para descobri-lo. Quando a vida faz sentido, você pode suportar quase tudo, do contrário, ela se tornará insuportável.
Um jovem na casa dos 20 anos escreveu: “Sinto-me um fracassado pois luto para me tornar algo que nem ao menos sei o quê. Tudo que sei fazer é sobreviver. Se um dia eu descobrir meu propósito, aí sim vou começar a viver”.
Sem Deus, a vida não tem propósito; sem um propósito, a vida não faz sentido. Sem um sentido, a vida não tem relevância nem esperança. Na Bíblia, diversas pessoas expressam sua falta de esperança. Isaías queixou-se (Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças” Isaías 49.4a), Jó disse “A minha vida abomino, pois não viveria para sempre; retira-te de mim; pois vaidade são os meus dias.Jó 7.16. A maior de todas as tragédias não é a morte, mas a falta de propósito na vida.
Se você tem se sentido sem esperança, não desista! Mudanças maravilhosas acontecerão em sua vida quando você começar a viver com propósitos. Deus diz: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29.11. Talvez você esteja com a sensação de estar enfrentando um problema insolúvel, mas a bíblia diz: “Ora, a aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” Efésios 3.20,21.

Sábado, 12 de março de 2016 – SIMPLICIDADE - Isaías 26:3 (PDF)
Conhecer seu propósito simplifica a vida. Ele define o que você faz e o que você não faz. O propósito é o padrão pelo qual você avalia suas ações, para saber as que são essenciais e as que não são. Basta perguntar: “ Essa ação me ajudará a cumprir o propósito de Deus para minha vida? ”.
Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce para fundamentar as decisões, dividir o tempo e empregar recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento ou nas variações de humor. Quem não conhece seu propósito exagera nas atividades, e isso causa estresse, fadiga e conflitos.


É impossível fazer tudo que as pessoas querem que você faça. Seu tempo é suficiente apenas para fazer a vontade de Deus. Se não consegue realiza-la por completo, significa que está tentando fazer mais do que Deus pretendia que fizesse (ou possivelmente está assistindo muito a programas de televisão). Uma vida dirigida por propósito conduz-nos a um estilo de vida mais simples e uma agenda mais saudável. A bíblia diz “Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.” Provérbios 13.7. Isso também leva a paz de espírito: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Isaías 26.3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário