quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Devocionais para o período de 17 a 23 de setembro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 17 de setembro de 2017 - Confie em Deus - Salmos 37:5 (PDF)
Você não encontrará a paz de Deus no planejamento excessivo e na tentativa de controlar o que lhe acontecerá no futuro. Essa é uma prática comum de descrença. Quando sua mente gira com vários planos, você pode ter a sensação de que a paz está ao seu alcance, mas isso é um engano. Você acredita que está preparado para todas as possibilidades, no entanto algo inesperado acontece e atrapalha tudo. Deus não criou a mente humana para adivinhar o futuro. Isso está além da sua capacidade. Deus a criou para se comunicar com Ele o tempo todo. Apresente a Ele suas necessidades, suas esperanças e seus medos. Entregue tudo aos Seus cuidados. Desvie-se do caminho do planejamento e se volte para o caminho da paz. "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá" Salmos 37:5.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 18 de setembro de 2017- Adoração - Colossenses 3:23 (PDF)
Precisamos nos esforçar para agradar a Deus acima de todas as coisas. Que esse objetivo seja a coisa mais importante nos nossos dias. Cada dia nos é apresentado uma ou várias escolhas. Normalmente ignoramos muitas dessas decisões e, assim, agimos no piloto automático. Sem um foco para guiarmos, acabamos nos perdendo no caminho. Por isso é fundamental permanecermos em comunicação com Deus, vivendo em consciência grata de Sua presença. “Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, não para os homens” Colossenses 3:23.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 19 de setembro de 2017 - Crer, Observar e Confiar - Salmos 20:7,8 (PDF)
Há um hino no “Cantor Cristão” que diz: “Crer e observar, tudo quanto ordenar, o fiel obedece ao que Cristo mandar”. Números 9:15 relata um momento onde o povo de Israel estava no caminho para a terra prometida Canaã. Eles eram guiados por uma nuvem que Deus deixou sobre a Tenda Sagrada durante todo o trajeto. Os judeus só podiam sair de onde estavam quando a nuvem subia e se movimentavam na direção que Deus ordenava; do contrário, todo o povo ficava sob sua presença aguardando, crendo e observando. Podiam passar dias, semanas até anos se assim Deus quisesse, e eles sempre obedeciam. Esse evento nos leva a refletir sobre a importância de estarmos sob os cuidados de Deus e crer que o que Ele tem para nós sempre será o melhor, independente se gostamos ou não! A maior graça é aceitar aquilo que nos é dado e orar para que possamos ser cada vez melhores para a glória de Deus e, consequentemente, para os outros. O salmista escreveu sobre o crer e confiar em Salmos 20:7,8: “Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor nosso Deus. Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 20 de setembro de 2017 - Aflição - 2 Coríntios 4:17,18 (PDF)
Tente ver as coisas cada vez mais sob o ponto de vista de Deus. Deixe que a luz da presença dEle preencha completamente a sua mente para que você possa enxergar o mundo através de Deus. Quando as coisas pequenas não acontecerem como você esperava, olhe para Deus com o coração leve e diga “tudo bem”. Essa prática simples pode impedir que você seja invadido pela frustação, lhe mostrando que a maioria das suas preocupações não são importantes e que quando problemas sérios surgirem você terá reserva de energia para lidar com eles. Temos que pensar como o apóstolo Paulo: “E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre” 2Coríntios 4:17-18.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 21 de setembro de 2017 - Ore e confie - Salmos 5:3 (PDF)
Espere em silêncio na presença de Deus, enquanto os pensamentos dEle ganham forma nas profundezas do seu ser. Não tente apressar o processo, porque a pressa mantém seu coração preso aos assuntos terrenos. Deus é o criador de todo o Universo, mas escolheu fazer Sua humilde morada no seu coração. É lá que você O conhece intimamente; é lá que Ele conversa com você. Peça ao Seu espírito que sossegue sua mente, de modo que você possa ouvir a voz de Deus baixa e imóvel dentro de você: palavras de vida, paz e amor. Sintonize seu coração para receber essas mensagens. Entregue suas orações a Ele e confie. A Bíblia orienta: "De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança" Salmos 5:3.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 22 de setembro de 2017 - Louve a Deus - Êxodo 15:2 (PDF)
Confie em Deus e não se preocupe com nada, porque Ele é sua força e sua canção. Você acordou inseguro, olhando as dificuldades que se estendem à sua frente, medindo-as em relação à sua força. Mas essas não são tarefas do hoje - nem do amanhã. Assim, deixe-as no futuro e volte-se para o presente onde Deus está à sua espera. Como Ele é a sou sua força, pode ajudá-lo a lidar com cada tarefa à medida que ela surgir. Como Ele é sua canção, pode lhe dar alegria enquanto você caminha ao lado dEle. Continue focando sua mente no agora. Entre todas as criações de Deus, somente os seres humanos podem se antecipar aos eventos futuros. Essa habilidade é uma bênção, mas pode se tornar uma maldição se for mal utilizada. Se você usar sua magnífica mente para se preocupar com o amanhã, acabará se escondendo sob o manto da descrença. Mas quando a esperança do Paraíso preenche seus pensamentos, a luz da presença de Deus o envolve. Embora o Paraíso seja futuro, é também presente. Ao andar ao lado dEle, você tem um pé na terra e outro no céu. Mantenha Deus na mente, como recomenda a Bíblia: O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!” Êxodo 15:2
Extraído e Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 23 de setembro de 2017 - Sem medo - 1 João 4:18 (PDF)
Caminhe ao lado de Deus na liberdade do perdão. O caminho pelo qual seguimos juntos às vezes é íngreme e escorregadio. Se você carrega o fardo da culpa nas costas, provavelmente vai tropeçar e cair. Mas, se pedir a Deus, Ele removerá sua carga pesada e a enterrará aos pés da cruz. Quando Deus carrega o seu fardo, você fica livre. Levante-se e não permita que ninguém coloque fardos sobre suas costas. Olhe para o rosto dEle e sinta o calor da luz do Seu amor. Esse amor incondicional o liberta tanto dos medos quanto dos pecados. Entregue-se a Ele. Quando você O conhece melhor, torna-se ainda mais livre.
"No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor" 1 João 4:18.
Extraído e Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.

Nenhum comentário:

Postar um comentário