quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Devocionais para o período de 13 a 19 de outubro de 2019






Domingo, 13 de outubro de 2019 -  Salmos 25:1,14 - Intimidade com Deus (PDF)
“A Ti, Senhor, elevo a minha alma [...] A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem. A esses o Senhor dará a conhecer a sua aliança” Salmos 25:1,14.
O Salmo 25 inicia com uma referência a Oração. O que seria a oração se não um momento de intimidade com Deus? É através da oração que elevamos a nossa alma para o Senhor, saímos deste mundo físico, temporal e adentramos na eternidade com Ele, e só entram nessa intimidade aqueles que temem a Deus. Mas o que é temer a Deus? É ter medo do seu poder? Temer ao Senhor é reconhecer a sua santidade, é saber que estamos diante do Rei do Universo. É levar Deus a sério. Quando assim agimos começamos a penetrar em sua intimidade. E, ali, Ele vai nos revelar todo seu propósito, todo seu amor, todos os seus segredos.
= = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 14 de outubro de 2019 - Romanos 12:2 - Transforme-se! (PDF)
Muita gente acha que ter uma vida espiritual implica abrir mão do mundo... Se Deus quisesse que ficássemos fora do mundo, não nos teria posto aqui! Nossa missão é justamente esta transformação. Enquanto estivermos aqui, devemos viver como discípulos, como cristãos, no sentido de sermos imitadores de Cristo. Não precisa haver um contrassenso nisso. O mundo e as coisas do mundo são as nossas ferramentas para realizarmos nossa missão. Nós devemos elevar o mundo à condição divina pela nossa ação, e não nos conformarmos (assumir a forma), porque isso seria aceitar um rebaixamento da nossa condição de criaturas de Deus. Paulo dá a seguinte recomendação à igreja de Roma: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2.
= = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 15 de outubro de 2019 - Salmos 51:17 - Um coração humilde e contrito (PDF)
“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” Salmos 51:17.
Nesse salmo lemos que, para Deus, nenhum outro sacrifício é mais agradável do que um coração contrito. O coletor de impostos mostrou esse coração quando disse: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador” Lucas 18:13. O coletor de impostos ofereceu ao Senhor o sacrifício mais desejável que há, isto é, um coração contrito, que confia na misericórdia de Deus. E a promessa vem no versículo 14: “Eu afirmo que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido” Lucas 18:14.
É reconfortante pensar em Deus dessa forma. A verdadeira natureza de Deus é amar as pessoas que estão perturbadas, ter misericórdia daqueles que têm o coração partido, perdoar aqueles que caíram e revigorar aqueles que estão exaustos. Esse salmo nos convida a confiar somente na misericórdia e na bondade de Deus. Ele nos encoraja a crer que Deus está do nosso lado mesmo quando nos sentimos abandonados e angustiados.
Extraído e adaptado das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”
= = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 16 de outubro de 2019 - Romanos 15:2 - Estamos agradando ao nosso próximo? (PDF)
"[...] Cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé” Romanos 15:2.
Sempre ouvimos aquele bordão: "não sou obrigado agradar ninguém!" Certo, podemos não ser obrigados a tal coisa, mas já perceberam que se gostaríamos de ter alguém na mesma caminhada que a nossa, temos que ser bons exemplos? Ser agradáveis através das nossas atitudes, do que falamos, de como vivemos. Porque, caso contrário, nós nos tornamos seres desagradáveis e muitos acabam tendo "ranço" por conta disso. Algo que é bom refletirmos e olharmos para nós, é como anda a nossa vida com Cristo. Acredito que, quando temos uma vida de alta honra com Deus, refletimos em nossas atitudes a Sua Luz e, de acordo com isso, vamos agradando as pessoas que estão próximas a nós tornando-as conhecedoras do Deus que servimos. Que a partir de hoje possamos ter como meta: "ser influências de Cristo aqui na terra"; apresentando para as pessoas algo para uma boa e nova vida; uma nova caminhada, onde temos paz, descanso, liberdade e o mais importante: o AMOR DE PAI!
Extraído e adaptado das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”.
= = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 17 de outubro de 2019 - Gálatas 6:10 - Servir a Deus é servir ao próximo (PDF)
Os verdadeiros servos estão à disposição para servir. Eles não preenchem seu tempo com outras atividades que possam limitar sua disponibilidade. Querem estar prontos a servir imediatamente quando são chamados. Se você só serve quando lhe é conveniente, então não é um servo de verdade. Verdadeiros servos fazem o que é necessário mesmo quando é inconveniente. Você está disponível para Deus a qualquer momento? Ele pode estragar seus planos sem que você fique ressentido? Como servo, você não pode ser seletivo sobre quando e onde irá servir. Ser servo significa desistir do direito de controlar sua agenda e permitir que Deus a interrompa sempre que precisar. Se ao início de cada dia você relembrar que é servo de Deus, as interrupções não serão muito frustrantes, pois sua agenda será formada por qualquer coisa que Deus quiser colocar na sua vida. Os verdadeiros servos prestam atenção às necessidades. Os servos estão sempre atentos a formas de ajudar os outros. Quando veem uma necessidade, agarram a oportunidade de auxiliar, exatamente como a Bíblia nos ordena: “[...] enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” Gálatas 6:10.
= = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 18 de outubro de 2019 - Mateus 23: 27,28 - Faça tudo com amor (PDF)
"Ai de vocês [...], hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade” Mateus 23:27,28.
Jesus adverte os escribas e os fariseus pela forma com que eles agem, pois se fecham em seu prestígio e poder, julgando-se justos e desprezando o povo humilde. Suas condutas não condizem com aquilo que pregam; eles procuram manter as aparências, prolongar orações, porém esquecem do essencial: do amor, da misericórdia e da justiça. Limpam o exterior dos seus corpos enquanto por dentro continuam sujos de pecados. Nesse sentido, Jesus nos convida a repensar em nossas atitudes, ações e palavras. Será que tomamos atitudes que condizem com o que acreditamos? Será que as boas atitudes que tomamos são realmente feitas por amor? Estes e outros questionamentos podem ser realizados diariamente por nós mesmos durante toda a nossa vida. Deus enxerga nosso interior, nosso coração. Portanto, de nada adianta ter uma boa aparência e boas ações sem o amor. Só com o amor somos capazes de realmente agir como Jesus nos ensinou.
= = = = = = = = = = = = =
Sábado, 19 de outubro de 2019 - Mateus 22:14 - Escolhidos (PDF)
No capítulo 22 de Mateus, Jesus ensina através de uma parábola, a do banquete de casamento, que conta de um Rei que preparou um banquete para o casamento de seu filho, porém o rei chamou seus convidados, mas eles não quiseram comparecer à festa, então o rei pediu para os empregados chamarem qualquer pessoa que encontrassem nas ruas, e os empregados reuniram todos os que encontraram, tanto os bons como os maus, e então, o salão ficou cheio, porém o rei viu que tinha um convidado mal vestido para a ocasião, e pediu para seus empregado o chamarem, e o rei o colocou para fora da festa. E Jesus terminou o conto de sua parábola dizendo, no versículo 14: "[...] muitos são convidados, mas poucos são escolhidos."
Acredito que não precisamos de muito para compreender o que Deus disse ali. Muitos dizem andar na luz do evangelho, mas poucos tem as roupas lavadas, muitos de nós falamos, mas não vivemos aquilo que aconselhamos, muitos de nós sabemos dos mandamentos de Cristo mas, quando chegarmos aos pés de Deus, não vamos mostrar a ele nada ou não muito do que tínhamos que cumprir. Que quando chegar a hora da festa, estejamos preparados e vestidos de forma apropriada para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário