quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Devocionais para o período de 23 a 29 de dezembro de 2018


Domingo, 23 de dezembro de 2018 - Salmos 130:5 - Aguarde e confie no Senhor (PDF)
Porque aguardar no Senhor? Porque somente ele tem o perdão. Precisamos estar confiantes que Deus sempre cumpre suas promessas. Sabemos que o pecado faz parte do homem, mas todas as vezes que precisarmos de perdão, podemos encontrá-lo no Senhor Deus, e somente nele, desde que seja algo real, sincero, do coração. Somente em Deus alcançaremos a plenitude, pois somente ele é perfeito. Se eu, ou você, esperarmos algo nos homens ou nas coisas, a decepção é certa, mas aquele que aguarda e confia no Senhor será sempre lembrado por ele. Salmos 130:5: “Eu aguardo ansioso a ajuda de Deus, o Senhor, e confio na sua palavra”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 24 de dezembro de 2018 - Humildade - Lucas 9:48 (PDF)
Na época de Jesus, podíamos ver claramente ciúmes, inveja e despeito dos fariseus porque Jesus estava mostrando o lado de Deus, um lado que eles não conseguiam enxergar. Eles não enxergavam mais o amor, e julgavam todos de baixo de uma lei rígida e sem amor nenhum, Em Mateus 18 os discípulos estavam discutindo sobre qual deles seria o mais importante no Reino de Céu. Então Jesus contou que o segredo da grandeza era ser humilde, assim como uma criança.  E nos dias de hoje? Será que mudou alguma coisa? Existe um espírito de competitividade nos seres humanos, de egoísmo, de egocentrismo, seja no trabalho, estudos, família... Sempre um quer ser melhor do outro! Precisamos agir humildemente assim como Jesus foi, devemos resgatar em nossos corações a pureza de uma criança, porque mesmo Jesus usando uma criança como exemplo o que ele quis dizer é que o nosso coração seja como o de uma criança, um coração humilde. “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante” Lucas 9: 48.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 25 de dezembro de 2018 - Mateus 1:21 - Nosso Salvador (PDF)
Jesus estava para nascer e começar a cumprir sua promessa para conosco mas, para isso, as pessoas que iriam recebê-lo estavam sendo preparadas, e os próprios anjos vieram comunicar. O nosso Salvador estava chegando para nos tirar dos pecados e os céus já sabiam que Jesus se daria em nosso lugar, salvando o seu povo. Mas quem é o seu povo? Diz Mateus (22:14) “Muitos são chamados, porém poucos os escolhidos”. Ser povo de Deus é mais do que um título, é um compromisso, um estilo de vida, uma renúncia a cada momento, é expressar Jesus em seus atos, amando sempre o próximo como a ti mesmo. É escolher ser salvo por Ele, e fazer parte do seu povo, parte do seu propósito dEle ter nascido na terra. “Ela dará à luz a um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” Mateus 1:21.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018 - Deus, nosso Guia - Provérbios 3:5,6 (PDF)
Em Mateus 2:1-12 conta-se sobre o momento em que Jesus nasce, mais especificamente a procura dos Visitantes do Oriente em busca do rei dos Judeus. O rei Herodes fica preocupado em perder o seu posto. Então orienta os viajantes a encontrarem o menino e depois avisarem-no de quem se trata. Na inocência, eles aceitam, Entretanto, após conhecerem Jesus, Deus, em um sonho, mostra que eles não devem voltar a Herodes. Deus sabe o que nos espera, positivo ou negativo. Se estivermos com a nossa vida nas mãos de Deus Ele nos guiará sempre nos melhores caminhos, assim como fez com os viajantes, não deixando que eles entrassem sem querer em uma enrascada. “Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo” Provérbios 3:5,6.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 27 de dezembro de 2018 - Salmos 139:7 - Fugir de Deus? Não adianta! (PDF)
Há momentos difíceis na vida, pelos quais se é levado a pensar em fugir, a querer estar bem longe, se possível se esconder em algum lugar para ninguém te achar. Muitos, quando confrontados com alguma adversidade, não conseguem encarar o problema. Pensam imediatamente em uma forma de escapar daquela situação sem ter que enfrentá-la ou até mesmo tentar achar desculpas de tentar se livrar da situação. Como Jonas: Deus tinha designado um desafio para ele, porém ele tentou achar formas de se ausentar e fugir de Deus. Será que nós estamos fugindo de Deus? Será que estamos tampando os nossos olhos e ouvidos e fingindo que não estamos escutamos? O Senhor quer nos usar para o bem e quer nossa ajuda! Ele sempre vai ter algo especial; portanto, precisamos estar prontos e não fugir de Deus. Em Salmo 139:7: “Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?”
Texto basedo em:https://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/nao-adianta-fugir/
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018 - Retribuição - Mateus 3:1-12 (PDF)
Estamos chegando ao fim do ano... Geralmente é um tempo propício para a reflexão, como todo fim de ciclo. Para quem já tem uma certa idade, vem à mente uma música que pergunta "... e o que você fez?". Talvez nem todas as promessas tenham sido cumpridas. Mas vamos refletir sobre o que é realmente importante: como foi seu relacionamento com Deus, neste ano que termina? O ser humano tem uma tendência de tomar como certa qualquer coisa que aconteça com alguma regularidade. Ninguém vai se maravilhar com o nascer do sol amanhã, por exemplo, já que isso acontece desde que o nosso planeta existe. Assim, vamos deixando de dar valor, mesmo que toda a vida no planeta seja comprometida caso o amanhecer não aconteça. Da mesma forma, como temos a sensação de certeza da presença de Deus e da nossa própria presença, já que ainda estamos aqui, sempre achamos que teremos tempo para nos acertarmos com Ele em algum momento no futuro. Precisamos lembrar que só parte disso é verdade. Deus sempre esteve aqui, e sempre estará. Mas não sabemos quando vai ser o nosso último dia neste plano. E, se for a sua hora de estar com Deus "face a face", como vai ser esse encontro? Você está preparado? Conforme está na Bíblia: "Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações. Mas, ai dos ímpios! Pois tudo lhes irá mal! Terão a retribuição pelo que fizeram as suas mãos" Mateus 3:10,11.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 29 de dezembro de 2018 - Mateus 3: 13-17 - Prepare-se! (PDF)
"Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus."
Nós não sabemos exatamente quando Jesus voltará, mas sabemos que viemos ao mundo para evoluir, para nos tornarmos pessoas melhores, crescer, amar e um dia morreremos. Neste dia será importante estarmos com o coração e consciência em paz, levarmos e deixarmos o melhor de nós e de tudo que vivemos. O arrependimento é um dos infernos e talvez o pior que podemos vivenciar. Por isso perdoe, ame, peça perdão, arrependa-se a tempo de consertar as coisas ou melhorar com seus erros. Procure deixar o orgulho, a vaidade e tudo que te separa das coisas de Deus.
Viva a vida que o Senhor sonhou para você e, quando o momento chegar, quando puder adormecer nos braços do pai amado, tudo será perfeito, cheio de paz. Sua luz brilhará no Reino dos Céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário