quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Devocionais para o período de 2 a 8 de setembro de 2018

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 2 de setembro de 2018 - Louvor a Deus, o Rei eterno - Salmos 146:5-6 (PDF)
No Salmo 146, o salmista nos orienta a depositar a nossa confiança em Deus, como diz nos versículos 5 e 6: "Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus, o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe! O Senhor sempre cumpre as suas promessas". Devemos esperar no Senhor, para tudo o que precisamos. Nosso Deus se fez homem para ser a nossa salvação, mesmo após morrer na cruz por nossos pecados e ter sido sepultado, os seus pensamentos de amor em relação a nós não desapareceram, pois ressuscitou para cumpri-los. Quando Deus estava aqui na terra realizou grandes coisas, seus milagres se tornaram exemplos do que ele pode realizar a cada dia na nossa vida, pois ele veio ao mundo para socorrer os cansados e desaminados, como Jesus disse lá no livro de João 11:28-29: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo, porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso". Devemos busca-lo enquanto há tempo, pois ele está de braços abertos esperando que nós o busquemos tanto em oração como em louvores, mas até mesmo em conversas com ele, naquele “Obrigado, Deus, pelo meus dia!”, no “Deus me ajude!”, a qualquer momento ele estará disposto a te ouvir, porque ele é o nosso melhor amigo.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 3 de setembro de 2018 - Adoração - Colossenses 3:23 (PDF)
Precisamos nos esforçar para agradar a Deus acima de todas as coisas. Que esse objetivo seja a coisa mais importante nos nossos dias. Cada dia nos é apresentado uma ou várias escolhas. Normalmente ignoramos muitas dessas decisões e, assim, agimos no piloto automático. Sem um foco para guiarmos, acabamos nos perdendo no caminho. Por isso é fundamental permanecermos em comunicação com Deus, vivendo em consciência grata de Sua presença. “Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, não para os homens” Colossenses 3:23.
Texto extraído e adaptado do livro: Jesus está ao seu lado, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 4 de setembro de 2018 - Romanos 6:23 - Presente gratuito de Deus (PDF)
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna" Romanos 6:23.
Somos todos pecadores; não existe alguém que não peque. Porém temos, todos os dias, a oportunidade de escolher melhorar e buscar viver uma vida correta, ou podemos escolher continuar a fazer coisas que desagradam a Deus e provavelmente nos prejudicam durante a nossa vida aqui. “Ah, mas um pecadinho não tem problema”, podemos pensar às vezes.
Para Deus não existe pecadinho, pecadão, mentirinha ou uma escala de pecados leves e pecados grandes. Para Ele todos os pecados nos afastam dele. Saber disso não nos dá o direito de olhar para o pecado do outro e julga-lo como se não tivéssemos pecado. Isso se chama hipocrisia, e também nos afasta d’Ele. A mudança individual é o que O agrada. Buscar conhecer a Sua palavra, seguir os seus ensinamento nos aproxima cada vez mais e as chances de pecarmos diminuem e, quando isso acontece, sentimos que devemos fazer algo a respeito - seja um pedido de perdão ou uma mudança comportamental.  Andar com Cristo é reconhecer que Ele tem todo o controle da nossa vida e dos nossos pensamentos, e isso deve nos inspirar a buscar fazer o possível para estar em Seus caminhos e para viver em harmonia com todos a nossa volta. O presente gratuito de Deus é a vida eterna e saber disso já é uma inspiração para abandonarmos o pecado e buscar vivermos para Ele.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 05 de setembro de 2018 - Deus - Rei e Amigo - João 15:15 (PDF)
Deus é o seu melhor amigo, assim como seu Rei. Ande de mãos dadas com Ele por toda a sua vida. Juntos, enfrentarão qualquer coisa que surja em seu dia: prazeres, provações, aventuras, decepções. Nada é desperdiçado quando é compartilhado com Ele. Deus pode extrair beleza das cinzas de sonhos perdidos; pode tirar alegria do sofrimento, paz da adversidade. Só um amigo que é também o Rei dos reis é capaz de realizar essa alquimia divina. Não há outro igual a Ele! A amizade que Ele oferece é prática e objetiva, ainda que esteja cheia da glória celestial. Viver na presença dele significa viver simultaneamente em dois reinos: no mundo visível e na realidade eterna e invisível. Deus lhe deu todas as condições para que você permaneça ciente dele enquanto atravessa as veredas mundanas. Jesus mesmo disse: "Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido" João 15:15.
Texto extraído e adaptado do livro Jesus está ao seu lado, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 6 de setembro de 2018 - Sofonias 3:2 - Correção de Deus (PDF)
Em certos momentos em nossas vidas nos equivocamos com muitas coisas, erramos frequentemente com nós mesmos, com as pessoas que estão em nossa volta e, principalmente, erramos com nosso Senhor. Portanto, em algum momento vem a correção de Deus, que é basicamente mostrar o que precisamos melhorar como pessoas e como podemos melhorar. Será que nós estamos preparados para essa correção? Isso vai de acordo com a nossa relação com Deus. Se compreendemos sua correção certamente, iremos fazer e escutar o que Ele tem para nós; caso contrário, iremos sofrer pelas decisões dEle. A vida de quem busca ser Cristão nunca vai ser um mar de rosas e certamente Deus falará NÃO muitas vezes para nós. Basta nós estarmos preparados para enfrentar com muita fé, sabendo que Jesus vai sempre estar do lado. Em Sofonias diz: "Jerusalém não escuta o que o SENHOR Deus diz, nem quer que ele a corrija. Não confia no seu Deus, nem procura a sua ajuda" Sofonias 3:2.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 7 de setembro de 2018 - Deus escuta todo nosso clamor - Habacuque 1:1-11 (PDF)
Vivemos em um mundo repleto de violência e injustiça.  Todos os dias acordamos com notícias ruins na TV. Acreditamos que Deus tem o controle de tudo mas achamos difícil compreender a maldade que nos cerca. Pessoas inocentes são vítimas da crueldade de outros. Nações entram em conflitos umas contra outras. Olhamos para Deus com uma única pergunta: Por que o Senhor permite tanta violência e injustiça? Habacuque também questionou Deus. Deus respondeu Habacuque, e Habacuque se sente alarmado pela resposta de Deus e faz uma segunda pergunta. Deus responde de novo, e Habacuque aceita, humildemente, a réplica do Senhor, dando louvor a ele num cântico de adoração. Habacuque faz a pergunta que nós gostaríamos de fazer, e recebe a resposta com a atitude que devemos mostrar. Deus nos escuta, mas tudo tem seu tempo. O tempo de Deus sempre chega, mas sempre no momento certo. Deus disse: "Clame a mim no dia da angústia, eu o livrarei, e você me honrará" Salmos 50;15.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 8 de setembro de 2018 - Apocalipse 3:19 - Esperar a Justiça (PDF)
No livro de Habacuque, o próprio Habacuque questiona a Deus sobre o povo mal e por que Ele aguenta esse povo mal? Muitas vezes nos perguntamos por que tanta maldade de certas pessoas têm, por que tantas pessoas revoltadas com tudo e todos, pessoas que só querem o mal do próximo... Tantas perguntas que fazemos para nós mesmos e para Deus, e por que essas pessoas não são castigadas por Deus nos dias de hoje? Conforme Habacuque 2:3 diz "Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo; portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato" esperar confiante no Senhor Deus e em Jesus Cristo. Como Jó esperou confiante no Senhor e não deixou que as situações e nem pessoas más desviarem sua atenção dos seus objetivos, Jó esperou, aguardou o dia em que Deus restituiu tudo o que ele tinha perdido. Assim, temos que esperar o dia que Deus, além de nos abençoar, virá com a sua justiça sobre as pessoas más. Pois a correção e o castigo de Deus hoje é por amor, conforme Apocalipse 3:19 diz: "Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam".

Nenhum comentário:

Postar um comentário