sábado, 16 de agosto de 2025

Devocional do período de 17 a 23 de Agosto

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 17 de Agosto de 2025 - Filipenses 4:4 - A Alegria do Pai - PDF

"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" (Filipenses 4:4)

O Apóstolo Paulo nos lembra de manter a alegria no Senhor, independentemente das circunstâncias, como uma expressão de nossa fé. Paulo exorta os crentes a se alegrarem sempre no Senhor, independentemente das circunstâncias. Esta alegria deve ser evidente na vida dos pais, influenciando positivamente o ambiente familiar. A alegria de um pai pode ser comparada à luz do sol em um dia de inverno. Assim como o sol aquece e ilumina, trazendo vida e energia, a alegria de um pai pode aquecer e iluminar o ambiente familiar, trazendo esperança e encorajamento mesmo em momentos difíceis. A alegria é um fruto do Espírito que transforma o ambiente familiar. Seja uma fonte de alegria para seus filhos, refletindo a alegria do Senhor em sua vida.

 

Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025 - Salmos 119:105 - Luz do meu caminho - PDF

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119, 105)

A palavra de Deus é uma guia para o caminho, e a fé em Deus nos dá autoridade e poder para cumprir nossa missão na Terra.

 

Terça - feira, 19 de Agosto de 2025 - Atos 24, 15-16 - Não desviemos nosso olhar de Deus - PDF

"Tenho esperança em Deus, como também eles esperam, de que há de haver a ressurreição dos justos e dos pecadores. Por isso, procuro ter sempre sem mácula a minha consciência diante de Deus e dos homens." (Atos 24, 15-16)

O que deve nos mover, senão o anseio pelo céu? Senão a luta pela eternidade? Ciente que somos do amor de Deus, e do certo e errado segundo a Tua palavra, porque é que insistimos em nos afundar em erros, em ceder aos pecados, se nossa esperança está em Deus, que nossos olhos não se desviem d'Ele, que nossas escolhas não nos afastem de sua gloriosa presença.

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025- Atos 24:15-  Além do Visível! - PDF

“Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.” (Atos 24, 15)

Essa esperança convida a viver com propósito, sabendo que a vida não termina com a morte física, e que Deus mantém o controle sobre a existência além do visível. É um chamado para cultivar fé e paciência, para confiar que, no tempo certo, haverá uma restauração completa, onde o bem e o mal serão devidamente considerados.

 

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025 - Lucas 6: 27-31 - Ser melhor - PDF

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês." (Lucas 6, 27-31)

Nós não podemos nos conformar com a maldade e o egoísmo desse mundo, como filhos de Deus devemos mostrar o melhor, independente da situação, devemos mostrar que temos o amor e a compaixão de Cristo em nosso coração.

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025 -  Lucas 4: 31-32 – Autoridade - PDF

“Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade.” (Lucas 4: 31-32)

Jesus na sua infinita sabedoria, expulsava os espíritos imundos com o poder da sua palavra. As pessoas que presenciavam este cenário sempre questionavam; que homem é este que tem o poder até na sua palavra. Eles o admiravam e espalhavam o que presenciaram para todos os povos.

Sábado, 23 de Agosto de 2025 - Lucas 13:10 -13 - Cura - PDF

"E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: — Mulher, você está curada. Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou e começou a louvar a Deus." (Lucas 13, 10-13)

No mundo de hoje, vemos muitas pessoas vivendo como aquela mulher, com a vida pessimista, encurvada, oprimida por cargas e fracassos durante anos. E mesmo estando no templo, não havia solução para o seu problema, mas Jesus a viu e a curou, e o fez num sábado, levando aos religiosos a criticarem, outra semelhança com os dias de hoje. E Jesus a defendeu, nos ensinando que a vida é muito mais importante que as tradições."


sábado, 9 de agosto de 2025

Devocional do período de 10 a 16 de Agosto

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 10 de Agosto de 2025 - Provérbios 17:6 - O Legado do Pai - PDF

"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos." (Provérbios 17:6)

Este provérbio fala do legado duradouro que os pais deixam para seus filhos e netos, ressaltando a importância de uma vida exemplar. O sábio Salomão enfatiza o valor do legado familiar, destacando que os pais justos são motivo de orgulho para seus filhos. Um legado piedoso é uma herança duradoura que impacta gerações. Assim como uma árvore frondosa proporciona sombra e frutos por gerações, um pai que vive uma vida de fé e integridade deixa um legado duradouro para seus descendentes. O legado que você deixa é uma herança preciosa. Viva de maneira que seus filhos e netos possam se orgulhar e seguir seu exemplo.

 

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025 - Atos 21:13-14 - O Preço da Obediência - PDF

"Então Paulo respondeu: 'Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus'. Como não conseguimos demovê-lo, desistimos e dissemos: 'Seja feita a vontade do Senhor'." (Atos 21:13-14)

A caminho de Jerusalém, Paulo é confrontado não com a ameaça de inimigos, mas com o apelo amoroso dos seus irmãos. Avisado pelo Espírito sobre o sofrimento que o aguardava, o amor humano tenta protegê-lo e desviá-lo do seu percurso. A resposta de Paulo, no entanto, revela uma determinação que transcende o instinto de autopreservação. A sua prontidão para morrer por Cristo não era aceitar a morte, mas a conclusão de uma vida rendida. Este momento desafia a nossa própria fé: estamos dispostos a seguir a vontade de Deus mesmo quando ela nos conduz ao sofrimento e vai contra o conselho daqueles que amamos? A rendição final dos seus amigos — "Seja feita a vontade do Senhor" — ensina-nos que a maior expressão de amor é confiar os que amamos ao soberano cuidado de Deus.

 

Terça - feira, 12 de Agosto de 2025 - Atos 21, 19-20 - A Ele a glória - PDF

"Tendo-os saudado, contou-lhes uma por uma todas as coisas que Deus fizera entre os pagãos por seu ministério. Ouvindo isso, glorificaram a Deus..." (Atos 21, 19-20)

Somos chamados a anunciar, e o maior anúncio que podemos fazer é doar a vida por Cristo, se permitir ser levado por Ele onde Ele nos tem sonhado para estar, e onde estivermos, com grande alegria e sorriso, fazer valer cada uma das graças que um dia recebemos ou vivemos por meio do seu amor, assim fez Paulo, assim devemos também nós, ser fonte de glorificação à Deus.

Quarta-feira,13 de Agosto de 2025- Atos 27:22- Confiança em Deus - PDF

“Mas agora recomendo que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído.” (Atos 27, 22)

A coragem que Paulo recomenda não vem de um otimismo vazio, mas da certeza de que, mesmo sem navio, Deus continua sendo nosso porto seguro. Não se trata de ignorar o medo, mas de escolher a fé em meio a ele. Portanto, se você sente que está em meio a uma tempestade e algo que parecia essencial está se perdendo, lembre-se: Deus pode permitir que o navio se vá, mas Ele nunca permitirá que a sua vida se perca fora do seu propósito.

 

 

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 - Atos 22: 7,8 - Cego por seus atos - PDF

"E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues." (Atos 22, 7-8)

Muitas vezes Deus permite que nós passemos por determinadas situações para nos ensinar, corrigir e mudar nossa rota, sempre de acordo com a vontade e os planos d’Ele.

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025 -  Lucas 12:15 –   Valores de Deus - PDF

“Então, lhes recomendou: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:15)

Este aviso de Jesus é claro. A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Jesus discorda da ideia que diz que “aquele que tem mais recursos prevalece”. O foco instituído por esta linha de pensamento estabelece que a vida se constitui das coisas da criação e da obra do homem, em vez de dar ênfase a Deus e ao povo que Ele criou.

Sábado, 16 de Agosto de 2025 - Salmos 139: 2- 6 -  A presença de Deus - PDF

"Sabes de tudo o que eu faço e, de longe conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando, tu sabes tudo o que eu faço.  Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que eu vou dizer." (Salmos 139, 2-6)

Deus nos conhece por inteiro, Ele sabe de tudo aquilo que está em nossos corações, sabe quantos fios de cabelo nós temos, conhece a nossa essência, mas do que nós mesmos. Portanto, devemos confiar e amá-lo, como Ele nos ama e nos cuida. Sentir cada dia mais presença dEle em nós e em nossa vidas.


sábado, 2 de agosto de 2025

Devocional do período de 03 a 09 de Agosto

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 03 de Agosto de 2025 - Gálatas 3, 13-14 – Fé, obediência e Lei. - PDF

"Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: ‘Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro’. Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé." (Gálatas 3, 13-14)

Jesus Cristo obediente que foi aqui na terra e, pela lei se sacrificou em nosso lugar para que tenhamos Fé em abundância. Essa Fé que é um instrumento do Espírito Santo, para desbloquear e abrir portas de bênçãos em nossas vidas. Portando irmão sejamos obedientes assim como Jesus, que nos sacrifiquemos todos nossos dias para que tenhamos Fé abundante e o Espírito Santo aja em nós.

 

Segunda-feira, 04 de Agosto de 2025 - Atos 18, 9-10 – Não temas, Eu estou contigo - PDF

“E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade." (Atos 18, 9-10)

Em meio ao desafio de ministrar na cidade de Corinto, Paulo recebe uma palavra direta e pessoal do Senhor. O mandamento "Não temas" não é baseado na ausência de perigo, mas na poderosa promessa que o acompanha: "Eu sou contigo". Esta é a maior fonte de coragem para qualquer servo de Deus. A ordem para continuar falando é sustentada pela garantia da proteção divina e pela surpreendente revelação de que Deus já tinha um "povo" naquela cidade, invisível aos olhos de Paulo. Esta passagem nos lembra que, em nossos momentos de medo ou desânimo, a presença de Deus é a nossa segurança, e a nossa perseverança é parte de um plano maior que Ele já está operando.

 

Terça-feira, 05 de Agosto de 2025 - Jeremias 23, 23 - A Voz de Deus - PDF

"Porventura eu sou Deus apenas quando estou perto? Não o sou também quando de longe?" (Jeremias 23, 23)

Por quantas vezes escutamos as vozes do mundo, inúmeras que nos apontam tantos falsos caminhos, e tentam nos desviar de Deus, mas a voz de Deus é somente uma, proclamada através dos seus, e essa voz fala não somente aos ouvidos mas ao coração, a sua voz aquece a alma mas não a engana, não a ilude, na verdade as vezes até mesmo fere, pois trata da verdade que muitas vezes não somos capazes de ver e ouvir, mas é essa voz que nos acolhe e nos ensina, não mais demos brechas para as vozes do mundo, nos aproximemos de Deus para conhecer melhor a sua voz, e seguir somente a ela.

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025 - Atos 3, 19 - Arrependimento - PDF

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” (Atos 3, 19)

O Senhor nos conhece, no mais íntimo de nossos corações, sabe tudo o que nos cerca e nos constituí, sabe de nossas fraquezas e nossas quedas, mas mais que tudo, reconhece-nos filhos d’Ele e, enquanto filhos, de mesma natureza, imagem e semelhança. O que isso significa? Significa que ainda que caiamos, ainda que tropecemos, Deus nos reconhece em Seu Amor, Deus espera que nos voltemos sempre à nossa natureza: o amor, a redenção. N’Ele somos purificados, somos redimidos, somos perdoados, somos transformados, reconheçamos nossas fraquezas, então, para entregarmo-nos à cura e à salvação que vem somente d’Ele, arrependamo-nos de nossas faltas, para que n’Ele nos preenchamos.

 

 

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025 – Tiago 3, 16-17 - Vícios e virtudes - PDF

"Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento." (Tiago 3, 16-17)

Nessa passagem, Tiago nos ensina os caminhos que nossas vícios e virtudes trazem. A inveja e a rivalidade trazem desordem, mais à frente em sua carta, ele complementa questionando "De onde vêm as guerras? De onde vem as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflitos dentro de vós?", ou seja, a desordem não é fruto de uma condenação divina, mas sim de consequências de vícios humanos como a inveja e a rivalidade. Deus nos garante a paz, a calmaria e a tranquilidade, porém somente se vivermos nessas virtudes. Sejamos sábios, não no sentido de compreender a malícia mundana, mas na verdadeira sabedoria de Deus, a qual nos esforçamos para viver na misericórdia, semeando paz e modéstia, sendo reconhecidos pelas conciliações e não desavenças. O mundo está recheado de ações ruins, que possamos ser a semente das boas obras.

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025 -  Lucas 6, 47-49 – Prudência - PDF

“Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:  É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. (Lucas 6, 43-49)

Sejam prudentes com a palavra de Cristo e andarão por caminhos retos e protegidos até entre os vales mais perversos da vida.

Sábado, 09 de Agosto de 2025 - Tiago 1: 12 - Perseverar - PDF

"Feliz aquele que suporta a provação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1, 2)

Passamos e ainda passaremos por diversas tentações, e essas tentações não são de Deus, pelo contrário é Ele quem nos dá a força necessária para suportá-las e seguir em frente. Portanto, quando surgir tentações e dificuldades em nossa vida, que possamos manter a nossa Fé em Deus, sabendo que Ele está conosco.











sexta-feira, 25 de julho de 2025

Devocionais do período de 27 de julho/2025 a 02 de agosto/2025

     Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 27 de Julho de 2025 - Salmos 13, 5-6 - Amor. PDF

 "Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a ti, ó Senhor." (SALMOS 13:5-6)

 O amor de Deus é presente com nós durante toda a nossa passagem nessa Terra, só através desse amor nós podemos viver o que Deus tem preparado para nossas vidas, e por esse amor incondicional. Imensurável e incorruptível somos gratos e louvamos ao Senhor.


Segunda-feira, 28 de Julho de 2025 - Filipenses 3:13-16 - Prossiga para o alvo. PDF

 “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma. E, se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.”

 Paulo deixa claro que ainda não chegou no destino, mas que vive com foco e direção em Cristo, esquecendo de tudo aquilo que passou, e reforça que Deus esclarecerá todas as dúvidas que tivermos sobre ao final do processo, e que isso é um aspecto de todos que tem maturidade.


Terça - feira, 29 de Julho de 2025 - Filipenses 3, 17 - Busca pelo Céu. PDF

"Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos." (Filipenses 3, 17)

Ser imitadores de Cristo é ser como aquele que olha pro céu e vive o amor do Pai, que se atenta ao mundo mas não se corrompe, vive no mundo mas sabe que não é daqui, realiza obras no mundo que são obras de santidade, é testemunho de uma alegria viva e exemplo de fé, arrasta multidões e move montanhas, afinal o que o mundo nos oferece? No total sentido, nada, pois tudo se perde, que a nossa maior conquista seja, portanto, o céu.


Quarta-feira, 30 de Julho de 2025- Filipenses 4:6–7-  Não se Preocupe! PDF

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. ”  (Filipenses 4, 6-7).

Não podemos resolver tudo sozinhos, Ele está conosco e não nos desampara. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Aqui na carta aos Filipenses Paulo deixa claro que em todas situações de sua vida, boa ou ruim, de fartura ou de necessidade ele se adaptaria, pois a única certeza é a presença de Deus constante e que nos fortalece.  


Quinta-feira, 31 de Julho de 2025 - Filipenses 4, 12-33 - Aquele que nos fortalece. PDF

"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4: 12-13)

Aqui na carta aos Filipenses Paulo deixa claro que em todas situações de sua vida, boa ou ruim, de fartura ou de necessidade ele se adaptaria, pois a única certeza é a presença de Deus constante e que nos fortalece.


Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025 - Atos 17:2-5 - Perseverança. PDF

“Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: "Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo. Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição. Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão”

A primeira lição aqui é sobre a reação diversa que a verdade pode gerar. O evangelho não é aceito por todos e, muitas vezes, enfrenta oposição. Contudo, Paulo não desiste, ele continua a pregar com ousadia, mesmo quando confrontado com adversidade. Para nós, isso é um exemplo de perseverança na missão, independentemente das dificuldades ou da rejeição.


Sábado, 02 de Agosto de 2025 - Atos 17:32-34 - A Decisão Diante da Verdade. PDF

"E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. E assim Paulo saiu do meio deles. Todavia, chegando alguns varões a ele, creram; entre os quais estava Dionísio, areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros."

A pregação do evangelho, especialmente sobre a ressurreição, inevitavelmente divide os ouvintes. Lucas nos mostra três reações atemporais em Atenas. Primeiro, a zombaria daqueles para quem a fé soa como loucura. Segundo, a procrastinação educada dos que adiam uma decisão, talvez a mais perigosa das respostas. Por fim, a fé que floresce em alguns corações, como os de Dionísio e Dâmaris, provando que nenhuma barreira social ou intelectual é intransponível para o Espírito Santo. Este momento nos força a refletir: qual dessas três reações descreve o nosso próprio coração diante do chamado de Cristo?

sábado, 19 de julho de 2025

Devocional do período de 20 a 26 de Julho

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 20 de Julho de 2025 - Salmos 26: 2, 3 - Clamar a misericórdia do Senhor! - PDF

"Sonda-me, Senhor e prova-me, examina o meu coração e a minha mente; pois teu amor está sempre diante de mim, e continuamente sigo a tua verdade." (Salmos 26: 2, 3)

Quando ficamos doentes e não sabemos como resolver, vamos ao médico e ele nos pede exames para nos orientar qual melhor tratamento devemos fazer. Assim é com Deus, por mais que esteja tudo indo bem, em nossa vida, surge situações adversas para que fiquemos mais próximos d'Ele. Oremos, suplicamos que o Senhor examine nosso coração e mente, para continuar em sua presença com o coração e mente limpos. Que possamos clamar a misericórdia do Senhor em nossas vidas e permanecendo na verdade.

 

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 - Filipenses 1: 20-21 – Seja vida ou morte - PDF

“Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. ” (Filipenses 1, 20-21)

Este trecho da carta aos Filipenses tem uma mensagem poderosa: é uma afirmação de rendição total, onde tudo ganha um novo significado. Viver intensa e exclusivamente para e por Cristo é uma missão diária e, se realizada, fará da própria morte um prêmio.

 

Terça-feira, 22 de Julho de 2025 - Filipenses 2, 2-4 – Virtudes - PDF

"Completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros." (Filipenses 2, 2-4)

O que mais é preciso ser dito, esse é um apelo de nosso Senhor para que sejamos mais cheios de virtudes, mais desprendidos do ego e do pecado, mais solícitos e atentos ao outro, mais desapegados de nós mesmos, que sejamos com o próprio Cristo e façamos valer a graça de sermos imagem e semelhança d'Ele, isso traz a verdadeira alegria, com Ele sofrer as consequências de verdadeiramente amar, e nesse amor transformar o mundo, alcançar o céu.

Quarta-feira, 23 de Julho de 2025- Filipenses 2: 10–11- Para Ele são todas as coisas! - PDF

“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2, 10-11)

Toda honra e toda gratidão a Ele, quando uma porta fecha e quando abre é Deus cuidando de nós. “Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Romanos 11: 36).

 

 

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025 – Filipenses 2, 12 – A presença de Cristo - PDF

"Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência." (Filipenses 2, 12)

Jesus veio até nós, o Verbo Encarnado, Deus que se fez homem, para ensinar-nos o amor, ensinar-nos a caridade, a humildade, o respeito, o servir; Ele nos chama a, também, entregarmos nossa vida em teus caminhos, a com Ele amar, a com Ele servir. Entretanto, esse 'com Ele' não se trata somente da convivência carnal com Cristo, mas da espiritual, trata-se de seguir teus passos, ainda que não o veja fisicamente, mas conhecendo seus caminhos. Ser amor e viver do amor com Jesus ao lado, como seus discípulos, já não era fácil; sem sua presença física, torna-se ainda mais difícil, contudo jamais impossível. Estar com Jesus, verdadeiramente, é tê-Lo em seu coração; e se Cristo habita seu interior, cada respirar seu terá Jesus, cada batida de seu coração, ecoará o viver de Cristo. Portanto, abra seu interior para Deus, o permita fazer morada, para que seu caminhar seja reto, em direção a morada Eterna, em direção ao Céu. na presença d'ELe.

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025 -  João 6: 67-69 -   A retidão do Caminho de Cristo - PDF

“Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? "Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus".  (João 6: 67-69)

Nosso Senhor prometeu, no discurso anterior, a vida eterna a seus seguidores; os discípulos apegaram-se àquela palavra clara e resolveram se apegar a ele, quando outros se apegaram a palavras duras, e o abandonaram. A doutrina de Cristo é a palavra da vida eterna; portanto, devemos viver e morrer por ela. Se abandonamos a Cristo, abandonamos nossas próprias misericórdias.

Sábado, 26 de Julho de 2025 - Mateus 10:38-40 - Seguir a Cristo - PDF

"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou." (Mateus 10, 38-40)

Mateus nos destaca o custo do discipulado e a seriedade da missão que Jesus confia aos Seus seguidores. E seguir fielmente a Jesus pode nos coloca diante de um compromisso e de conflitos. Afinal o que ocupa o centro do nosso coração e até que ponto estamos dispostos a abrir mão de todas as outras coisas para seguir a Jesus? Pertencer a Cristo é um privilégio tão inestimável, que nenhuma outra relação pode substituí-lo.


sábado, 12 de julho de 2025

Devocional do período de 13 a 19 de Julho

   Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 13 de Julho de 2025 – Salmos 143, 8 – Direção ao caminho do amor leal - PDF

"Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma." (Salmos 143, 8)

Assim como "o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria." Salmos 30:5 NVI, é o amor leal do altíssimo em nossas vidas, seu caminho nos traz paz e conseguimos vencer dia após dia.

 

Segunda-feira, 14 de Julho de 2025 – Atos 16, 5 – Fortalecidos na fé - PDF

"Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número a cada dia." (Atos 16, 5)

O crescimento diário é garantido para aqueles que creem, mas assim como as igrejas descritas em Atos, devemos primeiro nos fortalecer na fé para que sejamos preparados para esse crescimento.

 

Terça-feira, 15 de Julho de 2025 – Atos 16, 14 – A ação de Deus - PDF

"Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia." (Atos 16, 14)

Temos nesta simples passagem, 3 figuras importantes e um cenário que pode e deveria se repetir constantemente, a primeira, a mulher, que temente a Deus, se permitiu dar ouvidos, dispôs de si, seu tempo e seu coração para acolher algo que a transformasse, buscou vida nova, a segunda, a de Paulo, também temente a Deus se permitiu ser instrumento em suas mãos, lavado na alma transpareceu sua beleza interior um dia alcançada no amor à Cristo, e por fim, a de Deus, por quem tudo é feito, toda glória e todo o louvor, aquele que abriu o coração de Paulo para falar, a da mulher para ouvir, e ali agiu pelo bem de seus filhos, o que ensina, o que pratica, o que vive. Hoje a leitura convida você a reproduzir este mesmo gesto de amor, se colocar em uma das duas primeiras figuras, e deixar que a terceira possa agir sobre sua vida.


Quarta-feira, 16 de Julho de 2025 – Lucas 3: 2-4,6 – Batismo de arrependimento - PDF

“[...] veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: ‘[...] Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas [...]. Todo homem verá a salvação de Deus’." (Lucas 3: 2-4,6)

João, precedeu Jesus, preparou o caminho para sua chegada, a estrada de sua caminhada. Mas o que é esse preparar, como se deu? Viviam em uma época, na qual a fé encontrava-se enfraquecida, a vida em Deus sofria ataques, proibições e difamações. Diante do medo e fraquezas humanas, desviaram-se do caminho a fim de não serem repudiados e maltratados, encontraram na vida mundana, que muito era exibida, seus prazeres. Contudo, a cada vez que nós escolhemos o prazer, o erro, afastamo-nos de Deus, cobrimos nossos olhos para ele e afundamo-nos na escuridão dos vícios e do pecado. Para que Jesus pudesse ser visto, para que a humanidade testemunhasse o Verbo encarnado, ela precisava estar sensível a isso, as graças, distantes do pecado. E foi isso que João fez, mostrou na fé e no amor de Deus a necessidade do arrependimento. A salvação viria, o Messias estava para chegar, mas não o veriam se estivessem tão distantes do Pai. Assim como hoje a salvação já foi concretizada, porém não a alcançaremos, se nos fazemos distantes d’Ele.

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025 – Atos 16, 30-31 – Salvação - PDF

"Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: ‘Senhores, que devo fazer para me salvar?’. Disseram-lhe: ‘Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família’." (Atos 16, 30-31)

Não importa o quanto busquemos, das tão distintas formas, mas a salvação só se encontra em Cristo. Tamanho o amor de Deus por nós, fez-nos livres, para que escolhêssemos nosso caminhar, para que escolhêssemos em quem confiar, para que dedicássemos nosso viver àquele a quem decidirmos. Cabe a nós, de fato, a decisão, iremos nos entregar ao mundo, que nos consome, ou nos derramaremos aos pés de Cristo que nos ama com o maior amor, aquele que dá a vida, aquele que tira-lhes os sofrimentos, aquele que não abandona, aquele que perdoa, aquele que salva?

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025 – João 6, 10-12 – Dar e Receber - PDF

“E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.” (João 6: 10-12)

Cada um de nós tem seu papel no diálogo, na compreensão, na serenidade, na partilha do amor. Quando nos colocamos nas mãos do Pai e nos dispomos a partilhar o que temos, com amor, Ele multiplica suas graças de provisão e nunca nos faltará nada.

Sábado, 19 de Julho de 2025 – Efésios 5, 14 – Desperta tu que dormes - PDF

"E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isso (a Escritura) diz: ‘Desperta tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará’." (Efésios 5, 14)

Deus nos chama a ser, a ser presença, a ser luz, a ser transformação, a ser reflexo d’Ele. Quando em meio aos mortos, não se refere tão somente àqueles que já perderam vida física, mas àqueles que já não vivem mais espiritualmente. A vida está em Cristo, quem não vive em Cristo, morre pelo mundo, tanto quanto quem morre para o mundo, vive em Cristo, isto é, todo aquele que renuncia suas vontades mundanas, seus desejos humanos, todo aquele que mortifica seus instintos carnais, esses se abrem a viverem em Cristo, renunciar ao mundo é reafirmar-se ao Céu, à Deus. Quem vive em Cristo, não apenas escolhe o Céu, como o transparece, não somente escolhe a vida, como a manifesta, torna-se luz, “vos sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo”.